Tiago Esgaio dá seguimento à melhor tradição familiar 👥

-

Para Tiago Esgaio, viver fora das luzes da ribalta não parece ser um problema, antes pelo contrário. O ala-direito da Belenenses SAD está na segunda temporada no emblema “azul”, proveniente do Torreense – onde jogou três épocas -, e está a confirmar, na Liga NOS 2020/21, um crescimento sustentado. O leitor talvez conheça melhor o irmão, Ricardo Esgaio, um dos jogadores fundamentais do Sporting de Braga e que foi formado no Sporting, mas a verdade é que Tiago, de 25 anos, está a fazer uma época acima do que o mais credenciado “maninho” (de 27) está a realizar esta temporada.

GoalPoint-Tiago_Esgaio_2020_vs_Ricardo_Esgaio_2020-infog
Clique para ampliar

Nenhum dos dois levará a mal este comparativo, pois é o mais óbvio, pela ligação familiar e pelas posições que ocupam, e há que dizer que o próprio Ricardo, dono de épocas de grande qualidade, está a realizar uma temporada positiva. Ainda assim, longe dos números de Tiago. O homem da Belenenses SAD tem já três distinções de MVP GoalPoint Ratings esta temporada, outras tantas presenças em “onzes” da jornada e foi o dono do lado direito da defesa nos três “onzes” do mês, em Setembro/Outubro, bem como em Novembro e em Dezembro (links).

Tiago é um médio de origem, adaptado a lateral, mas que faz o corredor todo, numa equipa de três centrais talhada para as suas características. Ainda assim, nos dois últimos jogos actuou a central do lado direito, algo que não o impediu de ser o melhor em campo no nulo alcançado na visita ao Gil Vicente.

[ Os statscards de Tiago Esgaio nas partidas em que foi MVP esta época ]

Tiago não se tem destacado particularmente nos momentos ofensivos, mas essa é também uma característica que assola o global da equipa orientada por Petit. Já nos defensivos, os números que tem mostrado esta temporada anunciam uma evolução muito importante. Se olharmos para o comparativo com o irmão Ricardo, reparamos que Tiago se tem evidenciado sobretudo na eficácia com que aborda as tentativas de desarme. Se em 2019/20 esse era um detalhe a melhorar, com apenas 46% de sucesso nessas acções, esta temporada conseguiu desarmar em 69% das 4,4 vezes que o tentou a cada 90 minutos.

A melhorar a olhos vistos

[ O comparativo entre 2019/20 e 2020/21 ]

GoalPoint-Tiago_Esgaio_2019_vs_Tiago_Esgaio_2020-infog
Clique para ampliar

Aliás, entre laterais, só Gil Dias (3,2), do Famalicão (mas do lado canhoto) tem mais desarmes realizados que Tiago (3,0), mas este tem outras estatísticas em que lidera esta temporada: é o lateral com mais desarmes completos (2,1), ou seja, com posse para a equipa; é o que apresenta melhor média de bloqueios de remate (0,8) e acções defensivas no primeiro terço (7,3).

Números que Tiago vai construindo não com exibições avulsas, mas com consistência e uma regularidade que fazem dele um dos laterais em maior destaque na Liga portuguesa esta temporada.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR