Os 20 melhores Sub-23 da Europa 19/20 🃏

-

Regularmente olhamos para os jovens jogadores que, nas Ligas nacionais, estão a dar cartas pelos respectivos clubes, e esta temporada, apesar do carácter especial da mesma, não foge à regra. A época 2019/20 viu-se interrompida em Março de forma abrupta, mas até lá, várias promessas (algumas delas já firmes certezas) brilharam intensamente.

Neste olhar entusiasta para as estrelas que nos vão deliciar com seu futebol na próxima década, destacamos apenas jogadores Sub-23 – ou seja, nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1997 – que actuam nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), mais a Liga NOS, num Top 20 repleto de talento. Para tal, analisámos apenas futebolistas que realizaram pelo menos um terço dos minutos totais possíveis em cada uma das provas. E a lista final é muito interessante, incluindo mesmo três jogadores que actuam no campeonato português – nenhum nos “três grandes”, mas dois no mesmo emblema. E há um internacional luso a actuar lá fora entre os destaques.

Quanto às Ligas que mais jogadores fornecem a esta constelação de estrelas, realce absoluto para a Bundesliga, com nada menos que metade do Top 20 ocupado por jovens a actuar na Liga alemã. Vamos aos craques.

As menções honrosas

Antes de entrarmos directamente no Top 20, um olhar para alguns jogadores que, por um motivo ou outro, acabaram por não entrar na lista, mas que, olhando merecem destaque. E começamos por uma das revelações da época.

Erling Haaland 6.98 – O jovem norueguês de 19 anos levou “tudo à frente” e regista, só na Bundesliga, um rating que o colocaria em quarto lugar no Top 20. Não entra por ter registado apenas 514 minutos ao serviço do Dortmund, abaixo do mínimo estabelecido como critério. Mas entretanto deixou como rasto de “destruição”, nove golos na Liga alemã, dez na Liga dos Campeões (em oito jogos) e 16 em 14 desafios na Bundesliga austríaca. Impressionante.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Erling-Braut-Haaland-infog
Clique para ampliar

Pêpê Rodrigues 6.20 – Por uma milésima não desaloja Upamecano. O médio-defensivo do Vitória de Guimarães, de 22 anos, seria o quarto jogador da Liga NOS neste Top 20, graças a uma excelente capacidade de passe (85% de eficácia) e de cobrir uma ampla área de terreno, onde registou 7,4 recuperações de posse e 1,8 desarmes por 90 minutos. Para continuar a seguir.

Marcus Rashford 6.20 – Por sete milésimas o avançado inglês de 22 anos não entra na lista, mas fez por merecer. Em 22 jogos na Liga inglesa apontou 14 golos e fez quatro assistências. Antes da chegada de Bruno Fernandes ao United era um dos mais consistentes do plantel dos “red devils”.

Destacados os que, por pouco, falham este top, seguem-se os 20 melhores.

20 – Dayot Upamecano 🇫🇷 [ RB Leipzig 🇩🇪 ]
27/10/1998 (21 anos)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Dayot-Upamecano-infog
Clique para ampliar

O primeiro jogador nesta lista chega-nos do “universo Red Bull”. O Leipzig, clube de Dayot Upamecano, é o que mais nomes coloca neste Top 20 – nada menos que três -, demonstrativo da aposta consistente em novos talentos, quer no clube alemão, quer no próprio RB Salzburg, da Áustria, emblema ao qual o francês foi contratado. Aos 21 anos, Upamecano é um dos melhores centrais da Bundesliga, registando, aliás, o melhor GoalPoint Rating da posição – como pode constatar no “onze” da Liga alemã até ao momento. Esse facto assenta em algumas estatísticas muito consistentes, como os 2,2 desarmes a cada 90 minutos, 1,7 intercepções ou as 9,1 recuperações de posse, variável na qual lidera entre jogadores na sua posição (é segundo no total). Dayot ganhou ainda 74% dos duelos aéreos defensivos em que participou, terceira percentagem mais alta entre centrais.

Clubes interessados: Real Madrid, Manchester United, Manchester City.

 

19 – Manuel Locatelli 🇮🇹 [ Sassuolo ]
08/01/1998 (22 anos)

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Manuel-Locatelli-infog
Clique para ampliar

O médio fez toda a formação no Milan, mas não vingou no emblema “rossonero”, sendo emprestado ao Sassuolo, antes de assinar em definitivo pelo clube da região de Emília-Romanha. O jovem não demorou a assumir-se como protagonista do 11º classificado da Serie A, despertando já o interesse de “tubarões” como a Juventus e o Inter. Aos 22 anos, Locatelli é um médio-centro completo, ataca e defende, ao mesmo tempo que organiza o jogo colectivo. Com 83% de eficácia de passe no meio-campo adversário, mistura acções defensivas (3,0 completas por 90 minutos) a uma boa quantidade na frente, com 1,9 passes para finalização, razão pela qual soma quatro assistências. E ainda tem qualidade técnica para completar 2,0 dribles.

Clubes interessados: Internazionale e Juventus.

 

18 – Renato Sanches 🇵🇹 [ Lille 🇫🇷 ]
18/08/1997 (22 anos)

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Renato-Sanches-infog
Clique para ampliar

O primeiro português da lista, internacional luso que joga nos franceses do Lille. Após épocas penosas na Alemanha (Bayern) e Inglaterra (Swansea), Renato Sanches parece ter encontrado o espaço ideal para relançar a carreira, ao ponto de ser já uma das figuras da Ligue 1. Confiante, fisicamente explosivo, aliando velocidade, capacidade de drible e criatividade, Renato é uma espécie de “todo-o-terreno” do quarto classificado do campeonato gaulês, mesmo que flectindo dos flancos para dentro. Três golos e uma assistência podem não ser números ofensivos de excelência, mas as exibições de “Bulo” têm originado rasgados elogios, com 2,1 passes para finalização por 90 minutos, 63% de eficácia de drible nos 4,8 que tentou e quase dois remates por partida, bem como 7,4 recuperações de posse. Parece de regresso à sua melhor versão.

 

17 – Maximilian Mittelstädt 🇩🇪 [ Hertha Berlim ]
18/03/1997 (23 anos)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Maximilian-Mittelstädt-infog
Clique para ampliar

A sorte que temos por não trabalharmos na rádio. Este não é um nome que fica no ouvido, mas o seu futebol tem ficado bem registado nas estatísticas da Bundesliga. O lateral-esquerdo de 23 anos, que também pode actuar a extremo, ainda não chegou a internacional sénior (é-o nos Sub-21), mas a continuar assim, essa “promoção” será muito provável. Mittelstädt é “só” o lateral com mais desarmes a cada 90 minutos na prova (3,3), quinto entre todas as posições, e é o terceiro defesa-esquerdo com mais intercepções (2,4), e regista importantes 7,9 recuperações de posse. Com 1,1 passes para finalização, regista já duas assistências. O jovem foi notícia pelas piores razões recentemente, ao ser infectado pelo COVID-19 mas já se encontra totalmente recuperado.

 

16 – Dan-Axel Zagadou 🇫🇷 [ B. Dortmund 🇩🇪 ]
03/06/1999 (20 anos)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Dan-Axel-Zagadou-infog
Clique para ampliar

O defesa, formado no Paris Saint-Germain, deu o salto para a Alemanha, onde tem mostrado qualidade ao serviço do Dortmund, apesar de não ser titular absoluto. Contudo, o central já somou os minutos suficientes para surgir neste Top 20, graças a exibições que lhe valeram um excelente rating até ao momento. Em 13 jogos, Zagadou fez um golo e uma assistência, registando 93% de eficácia de passe no seu próprio meio-campo e 88% no meio-campo adversário (segundo valor mais alto). Os 78% de duelos aéreos defensivos ganhos são a quinta percentagem mais alta entre centrais, algo que não espanta, pois trata-se de um jogador com impressionantes 1,96m de altura.

Infelizmente para o Dortmund e para o jogador, Zagadou já não deverá jogar mais esta época, regresse ela quando regressar, pois acaba de sofrer uma grave lesão ligamentar no joelho esquerdo, no regresso pós-COVID ao trabalho.

 

15 – László Bénes 🇸🇰 [ B. Mönchengladbach 🇩🇪]
09/09/1997 (22 anos)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-László-Bénes-infog
Clique para ampliar

O médio-centro entra por pouco nestas contas, via Bundesliga, ao registar 817 minutos de utilização – o limite mínimo que estipulámos para a Liga alemã é de 750 minutos -, mas a verdade é que fez por merecer o destaque . O internacional eslovaco tem ganho aos poucos o seu espaço no B. Mönchengladbach, onde se destaca pela capacidade de remate (2,3 por 90 minutos) e na entregas para os colegas, com 2,3 passes para finalização que já renderam quatro assistências. A acompanhar com atenção.

 

14 – Rodrigo Bentancur 🇺🇾 [ Juventus 🇮🇹 ]
25/06/1997 (22 anos)

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Rodrigo-Bentancur-infog
Clique para ampliar

O médio-centro tem apenas 22 anos, mas já soma 29 internacionalizações pelo Uruguai, facto que demonstra a sua maturidade. Apesar de não ser dos mais utilizados da Juventus, o colega de Cristiano Ronaldo tem realizado exibições muito conseguidas esta temporada, nomeadamente pela capacidade que tem para descobrir companheiros de equipa em boa posição para rematar. Em Março, Bentancur apresentava uma média de 1,9 passes para finalização a cada 90 minutos, que rendiam já seis assistências na Serie A. Para além disso é o segundo médio em eficácia de passe (90%), em termos absolutos, e o quarto da competição na eficácia de passe no meio-campo contrário (88%). Cerebral, não admirando que a Juve queira antecipar a sua renovação de contrato.

 

13 – Nordi Mukiele 🇫🇷 [ RB Leipzig 🇩🇪 ]
01/11/1997 (22 anos)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Nordi-Mukiele-infog
Clique para ampliar

Mais um jogador do Leipzig, defesa-direito que o clube alemão foi desencantar no Montpellier. O francês tem uma estampa física não muito habitual para um jogador da sua posição (1,87m) e isso permite-lhe ter números defensivos muito interessantes, como sejam os 2,9 desarmes por 90 minutos e as 2,1 intercepções. E é mesmo o segundo lateral com maior percentagem de duelos aéreos defensivos ganhos, nada menos que 76% dos 1,8 em que participou até Março. No ataque também deixou a sua marca, com três golos apontados até ao momento, apesar de não passar dos 0,4 remates por partida.

 

12 – Marcus Thuram 🇫🇷 [ B. Mönchengladbach 🇩🇪 ]
06/08/1997 (22 anos)

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Marcus-Thuram-infog
Clique para ampliar

O apelido é sonante. Filho de Lilian Thuram, antiga glória de França, Barcelona e Juventus, Marcus herdou do pai o jeito para a bola, mas não para as responsabilidades defensivas. Marcus é um avançado por excelência, que pode jogar a extremo do lado esquerdo ou no eixo ofensivo. Os seus 2,3 remates por 90 minutos ao serviço do Mönchengladbach, quarto classificado da Bundesliga, permitem-lhe registar seis golos na prova em 2019/20 e os seus 1,3 passes para finalização garantem oito assistências no seu nome.

Clubes interessados: Liverpool

 

11 – Martin Ødegaard 🇳🇴 [ Real Sociedad 🇪🇸 ]
17/12/1998 (21 anos)

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-Martin-Ødegaard-infog
Clique para ampliar

De prodígio na Noruega a contratação sonante do Real Madrid, o passo não demorou a ser dado. A afirmação nos “merengues” não aconteceu, apesar (ou por causa) das grandes expectativas e da tenra idade. Seguiram-se empréstimos ao Heerenveen e ao Vitesse, ambos da Holanda, sendo que no emblema de Arnhem voltou a mostrar a qualidade extra – devidamente destacada pelo GoalPoint – que levara os espanhóis a contratarem-no. Agora na Real Sociedad (por empréstimo), o médio tem estado em grande plano, contribuindo para a excelente temporada dos bascos, e já se fala num regresso a Madrid. Até Março foram quatro golos e cinco assistências, destacando-se pelos 1,9 remates a cada 90 minutos e, acima de tudo, pelos passes para finalização (2,4), número que o coloca em sexto lugar na La Liga nas entregas para remate. Passes de ruptura são 0,9, segundo valor mais elevado, apenas atrás dos 1,2 de Lionel Messi. Será desta que merece finalmente uma oportunidade em Madrid?

 

10 – Marcus Edwards 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮 [ Vitória SC 🇵🇹 ]
03/12/1998 (21 anos)

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Marcus-Edwards-infog
Clique para ampliar

O jogador imediatamente antes do Top 10 é o primeiro da lista a jogar em Portugal. Marcus Edwards chegou ao Vitória de Guimarães, vindo de Inglaterra – onde era apelidado de “Messi inglês” -, após terminar contrato com o Tottenham, e depois de um empréstimo aos holandeses do Excelsior. E o seu impacto foi quase imediato. O extremo leva quatro golos e outras tantas assistências, destacando-se sobretudo no drible (6,2 tentativas por 90 minutos), sendo o terceiro jogador do campeonato “cá do burgo” nesta variável, bem como no completos (3,3). Porém, no último terço do terreno é o jogador que mais tenta a finta, com 4,5, sendo o segundo nos eficazes (2,1). Um caso sério e para acompanhar com atenção.

Na próxima página: do 10º ao 6º posicionados

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR