Liga NOS | A marcar ou assistir, são eles a decidir ⚽

-

Mais interessante do que olhar a tabela de melhores marcadores de uma Liga é perceber quem são os jogadores que, a cada momento, contabilizam mais acções directas para golo (golos e assistências), pois só assim temos uma perspectiva completa e justa das figuras que mais contribuem para o balançar das redes, dando o devido crédito a nomes como Gaitán, Layún e Gelson (os líderes de assistências das últimas três Ligas), que por vezes somam tantas ou mais “ofertas” do que os golos somados pelos mais populares goleadores.

Uma “Shoya” para quebrar a monotonia

No entanto, por esta altura na Liga NOS, a lista de melhores marcadores e o “top” daqueles que mais contribuem directamente para o marcador ainda se confunde. Eis o “top” dos cinco “craques” que se distinguem dos demais na contabilização de golos e assistências na Liga NOS 2017/18, à 9ª jornada:

GoalPoint-Accoes-para-golo-Liga-NOS-201718-J9-infog
Clique para ampliar

Apenas Shoya Nakajima dá um “salto” na tabela, em virtude de não só somar duas assistências para lá dos quatro golos como também de ter atingido esse registo em apenas 409 minutos, ultrapassando assim Raphinha (V. Guimarães), Bruno Fernandes (Sporting), João Amaral (V. Setúbal) e Esgaio (Sp. Braga, líder em assistências com cinco), todos com mais minutos jogados para as mesmas seis acções para golo apresentadas pelo “tsubasa” da Liga NOS, que quebra também a hegemonia dos “grandes” nesta lista.

Aliás, se gosta de quebras de monotonia fique a saber que a lista de jogadores com mais assistências é liderada pelo já referido Esgaio (5), seguido por Paulinho (Portimonense, com quatro) e os números prometem, quando ainda nem um terço da prova foi cumprido: é que em 2017/18 o “rei” das assistências, Gelson Martins, ficou-se pelas nove “ofertas”.

Os restantes nomes não oferecem surpresa de maior, com Jonas destacado mas beneficiando claramente do facto de ser o marcador de grandes penalidades mais recorrente (e infalível, até agora) da Liga. Aliás, curiosamente, os três melhores marcadores da Liga são também os três homens com mais acções para golo, apresentando algo em comum: todos somam sete tentos “normais” marcados, se excluirmos penáltis.

Continuarão a ser estes os homens-golo da Liga? Estará Nakajima para ficar neste “top” e confirmar-se assim como uma das revelações da prova? Prometemos regressar ao tema, mais à frente.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR