Quem atirou mais bolas aos ferros (desde que há GoalPoint)?

-

Messi chegou ontem às 10 acções que acabaram nos ferros da baliza contrária, um máximo das maiores Ligas desde que há recolha dessa informação e facto que motivou destaques na imprensa internacional, e ao qual demos também eco. Vai daí, e porque a brincar a brincar já analisamos a Liga Bwin desde 2016/17, decidimos apurar quem foram os “reis do azar” desde que existem dados completos da nossa Liga. Eis o top dos “azarados”, seguido de alguns factos e mapas curiosos.

[ Os jogadores com mais remates aos ferros numa só época de Liga Bwin, desde que há GoalPoint ]

  • Ninguém teve mais “pontaria” na Liga portuguesa desde que há GoalPoint do que Moussa Marega e Ricardo Horta, numa só época. Ambos totalizaram sete remates aos ferros numa só Liga, em edições separadas por cinco anos, com o bracarense a ser o mais recente azarado no top-5.
  • Moussa Marega destaca-se claramente, ao conseguir ocupar dois lugares no top-5 e logo em duas épocas seguidas. A primeira, que lhe dá o máximo (em menos minutos que Horta, daí o lugar no ranking), ocorreu ao serviço dos conquistadores de Guimarães, mas o maliano não se ficou por aí, como mostra aliás o seu mapa de remates na Liga desde 2016/17: ao todo o avançado atirou 16 disparos aos ferros, ao serviço do Vitória e Porto, com uma especial apetência pelo poste direito.
  • Ricardo Horta, que se sagrou esta semana máximo goleador dos “arsenalistas” (a par de Mário Laranjo, com 92 golos), viveu na época passada a maior fatia do seu azar, com as sete de um total de 13 bolas aos ferros, nas épocas em análise, estas com uma distribuição mais equilibrada que as de Marega.

  • A seguir surge outro jogador cujo “azar” também não surpreende. Falamos de Paulinho, actual avançado do Sporting, mas que integra este top fruto da época de 2017/18, que cumpriu integralmente ao serviço do Braga. O português terminou com seis bolas aos ferros, tantas como Marega, mas em menos minutos (2111). Ao todo Paulinho leva 13 bolas nos postes/barra desde 2016/17, isto apenas na Liga, sendo que, no seu caso, a barra parece ser a principal inimiga.

  • A fechar surge Fransérgio que, tendo também “brilhado” neste capítulo em Braga (após passagem pelo Marítimo), faz suspeitar de algum “mau-olhado” no que toca ao eixo Braga-Guimarães, tendo em conta a hegemonia de jogadores que jogaram nessa zona neste top. A Liga 18/19 foi especialmente “azarada” para o médio brasileiro, contribuindo com cinco dos sete remates aos ferros que somou nas épocas em análise.

Outras curiosidades “azaradas”

  • Na Liga 21/22 em curso não existe um líder destacado nesta “disciplina”, com seis jogadores empatados com três remates aos ferros. São eles Porro (Sporting), Lucas Silva (Paços), Darwin (Benfica), Rafael Martins (Moreirense), André Franco (Estoril) e Bukia (Arouca).
  • Não satisfeito com o título de melhor marcador da Liga 20/21, Pedro “Pote” Gonçalves ainda brilhou também no “azar”, o que faz pensar onde teria chegado caso tivesse tido ainda melhor pontaria. O jogador leonino terminou a época com cinco remates aos ferros, mais um que Rúben Lameiras, que jogou metade da temporada no Famalicão e outra metade no… Vitória de Guimarães.
  • Marega não é o único jogador a inscrever o nome em mais do que um top por época. Allano Lima, actualmente ao serviço do Santa Clara, fechou 20/21 no quarto lugar com três bolas aos ferros, o mesmo registo com que já havia fechado 17/18 como o quarto jogador mais “azarado”. Paulinho também volta a surgir na Liga 19/20, acompanhado pelo já referido Pedro Gonçalves, ambos com três bolas no metal.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.