TotoRating BannerA Liga NOS 2019 está bem lançada, com o Benfica na liderança da tabela, o FC Porto bem perto na perseguição – o Sporting um pouco mais longe – e dois grupos em feroz luta por outros dois objectivos: os lugares europeus e os de fuga à descida de divisão. Ainda faltam três jornadas para o fim da primeira volta, mas o final do ano e a paragem na principal competição nacional de clubes propicia um olhar atento a alguns “tops” individuais que descrevem a qualidade de alguns desempenhos acumulados até à 14ª ronda.

Não se vai desiludir. Temos 25 “tops” preparados para si,  cobrindo os mais importantes momentos do jogo, e todos eles mostrando que há homens em grande forma, alguns transportando-a da época anterior, na qual também fizemos este exercício, culminando com a lista que apresentámos em Maio. Mas chega de conversa. Acompanhe-nos na “radiografia” aos principais destaques da Liga até ao momento.

Os que gostam de ter bola

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Accoes-com-bola-01-infog
Clique para ampliar

Começamos pelos jogadores por quem a bola mais passa nesta Liga. Até à 14ª jornada, dois médios e três defesas-centrais integram o “top 5” de jogadores com mais acções com bola a cada 90 minutos, com o benfiquista Gabriel a liderar, com 88,7, e seguido de perto pelo colega de equipa, Álex Grimaldo. Nuno Sequeira, do Sporting de Braga, e Filipe Augusto, do Rio Ave, intrometem-se entre “grandes”, com o portista Pepe a fechar a tabela.

Os “grandes” também trabalham

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Remates-enquadrados-defendidos-09-infog
Clique para ampliar

Os guarda-redes de “grande” raramente são chamados a trabalhar tanto como os colegas de emblemas de menores ambições, mas na hora de intervirem exige-se-lhes eficácia. É o caso do benfiquista Odysseas Vlachodimos, líder na hora de medir a eficácia com que travou os disparos enquadrados que teve de enfrentar, com o portista Agustín Marchesín a surgir em terceiro. Uma palavra para Giorgi Makaridze e para a época extraordinária que vem realizando no Vitória de Setúbal.

Guarda-redes sem descanso

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Defesas-17-infog
Clique para ampliar

Por falar em guardiões com trabalho, nada como olhar para os que mais defesas realizaram a cada 90 minutos. O Santa Clara tem permitido muitos remates à sua baliza (14,1 entre disparos dentro e fora da sua grande área), mas Marco Pereira tem estado à altura, liderando a tabela dos que mais defesas fazem.

Eles fecham portas pelo ar

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Duelos-areos-defensivos-02-infog
Clique para ampliar

O futebol aéreo assume uma grande importância e, na retaguarda, garante parte substancial da coesão defensiva. Quando a questão é duelos aéreos defensivos ganhos, ninguém bate João Palhinha, médio-defensivo do Sporting de Braga, emprestado pelo Sporting. É quase mais um duelo ganho por 90 minutos que o segundo classificado, o também ex-Sporting, Bruno Wilson. Em quarto surge Mohamed Diaby, do qual voltaremos a falar mais à frente…

Para a bancada, se preciso for

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Alivios-10-infog
Clique para ampliar

As equipas sujeitas a maior pressão adversária têm de recorrer muitas vezes a uma acção pouco atractiva para o adepto, mas extremamente eficaz: o alívio. Muitos jogadores, em especial defesas-centrais, não têm problemas em mandar a bola “para a bancada” em momentos de aperto, e um deles é o sadino Artur Jorge, que comanda esta variável.

Posicionamento e leitura de jogo

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Passes-interceptados-18-infog
Clique para ampliar

O bom posicionamento e a capacidade de ler o jogo são detalhes muito importantes num jogador de características defensivas, pois permite-lhe antever o que os adversários vão fazer e interceptar passes, cortando promissoras jogadas de ataque. Neste pormenor, o bósnio do Aves, Adi Mehremić, dá lições, ao registar 2,96 intercepções a cada 90 minutos, mais duas décimas que o segundo, João Aurélio, do Moreirense. Aliás, há dois jogadores dos cónegos nesta lista, bem como dois avenses.

Passar por eles é complicado

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Desarmes-03-infog
Clique para ampliar

Mais uma vez, João Palhinha lidera uma variável, e uma das que exige mais qualidade a um jogador. Estamos a falar do desarme, com o “arsenalista” a registar 3,87 por 90 minutos, quase mais duas décimas que o seu colega de equipa, o também ex-“leão” Ricardo Esgaio. E lá está Diaby de novo a espreitar….

Na próxima página: dribladores e passes “de bandeja”