TotoRating BannerNo ar mandam eles… lá na frente

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Duelos-Aereos-ofensivos-06-infog
Clique para ampliar

As dificuldades físicas de Jackson Martínez são por demais evidentes, mas a qualidade está lá toda. O colombiano vai emprestando talento ao ataque do Portimonense e, nos duelos aéreos ofensivos, é o jogador que mais ganha a cada 90 minutos, nada menos que 4,51. Neste top apenas um jogador dos “grandes” se intromete na luta, o ponta-de-lança cabo-verdiano do FC Porto, Zé Luís.

De olhos postos na baliza

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Remates-14-infog
Clique para ampliar

O Aves está no último lugar, mas não é por falta de futebol ofensivo. O jogador que mais remates faz por 90 minutos é o brasileiro Welinton Júnior, ele que contabiliza 14 jogos e 1155 minutos nesta Liga. O problema é depois a conversão, que não passa dos 7,8%, pelo que contabiliza apenas quatro golos. Seguem-se dois jogadores do Braga, Paulinho e o “bombardeiro” João Novais, com Zé Luís a surgir novamente, a fechar a lista.

Quem tem melhor pontaria

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Remates-enquadrados-22-infog
Clique para ampliar

Mas a seguir, o portista abre a lista. Zé Luís é o jogador que mais remates enquadra a cada 90 minutos, nada menos que 2,0, bem à frente dos perseguidores directos, onde se incluem o sempre perigoso Bruno Fernandes. Não há jogadores do Benfica neste top, e não espanta, pois ainda há bem pouco tempo os “encarnados” eram a nona formação neste parâmetro, tendo recuperado posições nas últimas jornadas (ocupam o quinto posto).

Não perdoam

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Duelos-Golos-xG-07-infog
Clique para ampliar

A época de Pizzi tem deixado todos com falta de adjectivos. O jogador do Benfica leva 11 tentos e é o melhor marcador do campeonato, e muito desse facto se deve à capacidade de transformar situações aparentemente inofensivas em golo. Não acredita? Então fique a saber que na diferença entre os golos esperados (xG) e os marcados, o médio “encarnado” leva um saldo positivo de cinco tentos a mais face ao que seria esperado (estatisticamente). A seguir vem o segundo melhor marcador da Liga, o colega de equipa Carlos Vinícius, seguindo-se o portista Zé Luís.

Os finalizadores

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Golos-marcados-15-infog
Clique para ampliar

Pizzi e Zé Luís voltam a surgir no “top” dos jogadores com mais golos a cada 90 minutos, com mais de 630 minutos disputados na Liga. O benfiquista marca 0,89 tentos, o portista 0,83, numa lista na qual, em terceiro, surge o ponta-de-lança do Sporting, Luiz Phellype. Para além de Paulinho, do Sporting de Braga, destaque para Douglas Tanque, do Paços de Ferreira, que começa a mostrar-se como um dos finalizadores a seguir com atenção neste campeonato.

Em melhor situação para marcar

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201920- J14-Expected-Goals-23-infog
Clique para ampliar

A nossa extensa lista de “tops” termina com os famosos xG. Aqui é Paulinho quem comanda, com 0,67 golos esperados por 90 minutos, numa lista onde não aparecem os cinco melhores marcadores da prova e que tem só um jogador dos grandes, Luiz Phellype. Se começarem a acertar a pontaria, certamente terão um impacto maior na prova.

Estes são os principais números individuais que fazem a Liga NOS à 14ª jornada. Como sempre, cá estaremos para acompanhar a evolução dos mesmos, as mexidas nos tops, ocasionalmente ao longo da prova e de forma mais detalhada no final da época.