Transferências: os rumores que definem o mercado de Janeiro

São muitos os nomes associados aos "grandes", na hora de antever entradas e saídas ao longo do mês de Janeiro.

O jovem alemão Mukthar, um dos  nomes associados às "águias" nos últimos tempos (fonte:  HB)
O jovem alemão Mukthar, um dos nomes associados às “águias” nos últimos tempos (fonte: HB)

Faltam poucos dias para a abertura da janela de transferências que permite aos clubes que disputam as ligas europeias ajustar e redefinir os seus planteis. Os clubes nacionais não apresentam os mesmos recursos que alguns dos emblemas que disputam as ligas “compradoras” (Inglaterra, Espanha, Alemanha) mas ainda assim raramente desperdiçam a oportunidade para efectuar alguns negócios. Apresentamos o balanço dos principais rumores de vão definindo o mercado nacional complementando-os com algumas informações que apurámos por nossa iniciativa (Inside GoalPoint).

Benfica: Enzo Pérez gera expectativa

Enzo é o nome que concentra todas as expectactivas na Luz no que concerne ao mercado de Janeiro (foto: J. Trindade)
Enzo é o nome que concentra todas as expectactivas na Luz no que concerne ao mercado de Janeiro (foto: J. Trindade)

Nelson Oliveira vai ser emprestado mais uma vez. Depois de Espanha (Deportivo) e França (Rennes) agora ruma ao Reino Unido onde vai defender as cores dos galeses do Swansea até final da época.  Enzo Pérez não deve voltar a jogar pelo Benfica. Em Espanha dão por certa a estreia do médio argentino pelo Valência na primeira jornada de 2015 diante do Real Madrid. Gaitán vai ficar até final da temporada na Luz mas o Valência tenta assegurar um direito de preferência para junho de 2015.

Jonathan Rodríguez, avançado uruguaio do Peñarol, está a ser negociado pelo Benfica. O negócio deve fazer-se por uma verba a rondar os três milhões de euros. Nos últimos dias surgiu mais um nome associado ao Benfica: trata-se de Hany Mukhtar, médio germânico do Hertha de Berlim, internacional em todos os escalões das selecções jovens germânicas (dos Sub-15 aos Sub-20). Este negócio, a suceder, só deverá confirmar-se no final da época visto que o Benfica procura assegurar o jovem médio a “custo zero” devido a este terminar o vínculo que o liga ao clube de Berlim.

Inside GoalPoint: Gonçalo Guedes, Hélder Costa, Rúben Pinto e Rui Fonte vão ser emprestados, por decisão de Luís Filipe Vieira, a clubes da I Liga na reabertura do mercado, tendo em vista a sua inclusão no plantel principal do Benfica da próxima época.

Porto: o objectivo principal passa por manter a estrutura

Jackson já se colocou à margem do mercado de Janeiro (foto: J. Trindade)
Jackson já se colocou à margem do mercado de Janeiro (foto: J. Trindade)

Tiago Rodrigues, contratado há ano e meio ao Vitória de Guimarães, está perto de ser emprestado até final da época a um clube da I Liga. O Nacional está na frente da corrida. Sérgio Oliveira, jogador do Paços de Ferreira com formação feita no Dragão, pode reforçar o meio-campo de Lopetegui. O FC Porto tem direito de preferência e possui metade dos direitos económicos do internacional sub-21.

Doneil Henry, central canadiano de 21 anos que milita no Toronto FC, está a ser associado ao FC Porto. Mas os dragões não estão sozinhos na corrida, pois o West Ham também está interessado no jovem atleta. Óliver Torres, médio emprestado pelo At. Madrid ao FC Porto, está a ser seguido pelo Manchester City que pediu informações ao clube campeão espanhol

Inside GoalPoint: Porto e Benfica estão muito atentos ao médio ofensivo vimaranense Bernard. Mas apenas tendo em vista a próxima temporada.

Sporting: Eixo defensivo e ausência de Slimani definem prioridades

William Carvalho é um nome recorrente na imprensa inglesa na hora de definir "alvos" dos clubes da Premier (foto: J. Trindade)
William Carvalho é um nome recorrente na imprensa inglesa na hora de definir “alvos” dos clubes da Premier (foto: J. Trindade)

Wilson Eduardo, que esteve nos últimos seis meses cedido ao Dínamo Zagreb, vai deixar a Croácia mas está afastada a hipótese de regressar ao plantel leonino, isto apesar de estar ligado contratualmente ao Sporting. O avançado deve continuar no estrangeiro. O Sporting está em campo por um central e um avançado no que toca ao reforço do plantel em janeiro.

Para a defesa, a América do Sul parece ser o mercado privilegiado – o brasileiro Tiago Heleno (Figueirense) e Pezzella (River Plate) são os nomes falados. Não se esperam saídas de vulto nos “leões” embora a possibilidade de William Carvalho rumar ao futebol inglês seja uma possibilidade em aberto desde o mercado de Verão.

Outros negócios

O Braga está a protagonizar uma época em crescendo e fala-se (Inside GoalPoint) de Pereirinha que, segundo a imprensa, está a ser equacionado. No entanto Sérgio Conceição privilegia a contratação de dois elementos para o ataque – um médio e um avançado. Outro emblema em destaque na Liga é o Vitória de Guimarães que deverá reforçar o ataque com  Valente, que militou até ao momento no Leixões da II Liga, vai ser reforço para Rui Vitória. O futebolista de 23 anos assina por três temporadas.