A sexta jornada da Liga NOS fechou esta segunda-feira com a surpreendente vitória do Famalicão ante o Sporting, em pleno Estádio José Alvalade. Porém, essa surpresa é sugerida apenas pelo historial que o nome das duas equipas convoca na mente dos adeptos e, neste caso específico, só poderá chocar quem não viu a partida.

Os líderes do campeonato até nem começaram bem, estiveram a perder, mas deram sempre mostras de saberem o que queriam do jogo e, na segunda metade, foram amplamente superiores, terminando a partida com números que deixam pouca margem para discussões sobre o resultado. Ainda mais se compararmos com a visita de Benfica e Porto a Alvalade.

A equipa comandada por João Pedro Sousa demorou a lidar com o meio-campo em losango dos “leões”, mas quando o conseguiu, anulou o seu adversário, terminando a partida com mais posse de bola (56%), melhor eficácia de passe vertical (73%), o mesmo número de cantos e uma eficácia de remate superior à que o Sporting alcançou – embora desperdiçasse duas ocasiões flagrantes, contra uma dos lisboetas. Estes números ganham uma maior relevância se olharmos para o que fizeram “encarnados” e “azuis-e-brancos” em Alvalade na época passada.

O Famalicão apenas ficou atrás do Benfica nos remates, pois as “águias” fizeram 14 contra os 12 dos minhotos e enquadraram mais um remate (7-6, ainda assim valores muito semelhantes, e muito superiores aos conseguidos pelos “dragões”, que registaram nove disparos, um enquadrado), mas em outros momentos fundamentais do jogo conseguiram números melhores que os dois “grandes” (como pode conferir no tweet acima), nomeadamente eficácia de passe, de passe vertical, cantos e até posse de bola, já para não falar no menor número de faltas.

GoalPoint-Sporting-Famalicão-Liga-NOS-201920-MVP
O melhor em campo em Alvalade, Rúben Lameira (clique para ampliar)

O Famalicão teve uma prestação “de grande” em Alvalade, pelo que falar em surpresa ou “acidente” por a equipa liderar o campeonato à sexta jornada, só mesmo para quem não viu o jogo, nem tem acompanhado as exibições famalicenses até ao momento.

Confira aqui o resumo da partida: