Doloroso. O triunfo da Tunísia, o seu terceiro em Mundiais, parecia encaminhar a formação do norte de África para os oitavos-de-final, um feito, ainda por cima, alcançado frente à campeã do Mundo, a França – ainda que totalmente transfigurada. Contudo, no outro jogo, a Austrália também ganhou, o que tornou este sucesso tunisino um prémio agridoce que deixou lágrimas no final. Foi o adeus ao Mundial 2022.
Tunisinos quase sempre melhores
Os tunisinos aproveitaram a revolução autêntica que Deschamps promoveu no “onze” gaulês para equilibrarem as operações a ganharem ímpeto no jogo, e aos nove minutos marcaram mesmo por Yassine Meriah, na sequência de um livre da esquerda. Porém, o golo foi anulado por fora-de-jogo do central. França respondeu por Kingsley Coman (26′) que, em boa posição para marcar, rematou forte, mas ao lado.
A Tunísia fez pela vida nesta primeira parte e, por isso mesmo, o melhor em campo ao intervalo era um central francês. Ibrahima Konaté registava um GoalPoint Rating de 7.0, com um passe apenas falhado em 27 e números defensivos incríveis: em 45 minutos realizou oito desarmes, uma intercepção, quatro alívios e três bloqueios de passe/cruzamento.
🌏 INTERVALO | 🇹🇳 Tunísia 0-0 França 🇫🇷
— GoalPoint (@_Goalpoint) November 30, 2022
⚪️ Tunisinos mais perigosos na 1ª parte
🔵 Gauleses com "revolução" no XI
⚪️ Já houve 1 golo anulado 🇹🇳#Qatar2022 #FIFAWorldCup #TUNFRA #MUNDIALnaSPORTTV pic.twitter.com/9Y0tX0ySo3
🇹🇳 Tunísia 0-0 França 🇫🇷
— GoalPoint (@_Goalpoint) November 30, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Ibrahima Konaté 🇫🇷 7.0 🔝
🥈 Eduardo Camavinga 🇫🇷 6.8
🥉 Aïssa Laïdouni 🇹🇳 6.0
🔻 Wajdi Kechrida 🇹🇳 4.5#Qatar2022 #FIFAWorldCup #TUNFRA #RatersGonnaRate pic.twitter.com/PUlIec7hoz
O melhor jogo da Tunísia teve expressão, finalmente, no marcador aos 58 minutos, quando Wahbi Khazri arrancou, ganhou espaço e rematou certeiro para um golo merecido – o jogador acabou substituído logo após marcar. Uma alegria que durou pouco, pois, no outro jogo, a Austrália marcou e passou para o segundo posto.
A França, a perder, lançou as suas principais estrelas para o jogo – Mbappé, Griezmann e Dembélé -, mas acordou tarde. Com a vantagem, a Tunísia recuou e foi destruir jogo francês, com esperança de garantir o triunfo. O problema estava no outro jogo, que tornou agridoce a terceira vitória tunisina em mundiais.
[ Gauleses mais adiantados, fruto, essencialmente, dos minutos finais ]
MVP GoalPoint: Eduardo Camavinga 👑
Ainda assim o melhor em campo foi francês. Camavinga jogou a defesa-esquerdo, mas não foi por isso que deixou de brilhar, com um extraordinário GoalPoint Rating de 8.3. O jovem do Real Madrid somou 117 acções com bola (máximo), nove recuperações de posse e incríveis 21 acções defensivas, novo máximo do Mundial 2022, sendo 11 delas desarmes.
⚠️ As 21 ações defensivas de Eduardo Camavinga 🇫🇷, que configuram novo recorde deste #FIFAWorldCup
— GoalPoint (@_Goalpoint) November 30, 2022
O francês jogou a lateral-esquerdo e bateu as 19 de Nikola Milenković 🇷🇸 frente ao Brasil pic.twitter.com/fVyX9stJ8h
Outros Ratings 🔺🔻
Tunísia
Aïssa Laïdouni 7.2
O médio fez a assistência para o golo tunisino, somando um total de três passes para finalização, e ainda registou dez recuperações de posse.
Wahbi Khazri 6.7
Esteve perto de ser herói nacional. Marcou o golo, foi substituído de imediato por lesão, mas o tento acabou por não ter grande significado. Fez só oito passes, completou todos, mas foi um dos mais rematadores, com três disparos, dois enquadrados.
GOOOLOOOOO DA TUNÍSIA! 🙌 O sonho está vivo 🔥
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 30, 2022
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #FIFAWorldCup #Qatar2022 #sagres #França #Tunisia pic.twitter.com/6AdVTqDoRB
França
Ibrahima Konaté 7.8
Grande jogo do central do Liverpool, que terminou com incríveis 11 desarmes e somente um passe falhado em 67.
Mbappé 6.1
Entrou para tentar dar a volta aos acontecimentos e abanou com o jogo. Terminou com três remates, dois enquadrados, o máximo de acções com bola na área contrária (7) e sucesso em todos os três dribles tentados.