O EURO 2020 já começou e logo da melhor forma. Desde 1976 que um jogo de abertura não tinha tantos golos por parte de uma so equipa, no caso Itália que, no Olímpico de Roma, dominou e “atropelou” a Turquia com três golos sem resposta. Os tentos surgiram apenas na segunda parte, um autogolo de Mehdu Demiral e golos de Ciro Immobile e Lorenzo Insigne, a coroar uma prestação sem mácula dos comandados de Roberto Mancini.

Domínio desde o apito inicial
O primeiro remate do EURO 2020 aconteceu aos três minutos e foi da autoria de Ciro Immobile, às malhas laterais. Foi uma espécie de pedra de toque para uma primeira parte de sentido único. A Itália pegou no jogo e partiu para cima de uma Turquia que assumiu a opção de defender a todo o custo, ao ponto de chegar ao intervalo sem qualquer remate… contra 14 dos homens “da casa”, três enquadrados, 19 acções na área contrária contra duas.
🇪🇺 INTERVALO | 🇹🇷 Turquia 0 – 0 Itália 🇮🇹
Os "azzurri" parecem ter-se empolgado com o Nessun Dorma de Bocelli mas ainda não conseguiram materializar o cerco aos turcos#EURO2020 #TURITA #TUR #ITA#EntraNoEURO pic.twitter.com/Wc4V7AVGpS
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 11, 2021
🇹🇷 Turquia 0-0 Itália 🇮🇹
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Jorginho Frello #ITA 6.4 🔝
🥈 Uğurcan Çakır #TUR 6.4
🥉 Domenico Berardi #ITA 6.4
🔻 Burak Yılmaz #TUR 4.6#EURO2020 #TURITA #EUROTotoRating #RatersGonnaRate pic.twitter.com/inqjNwDH3X— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 11, 2021
O primeiro golo do Europeu foi um… autogolo, de Demiral (52′), após grande lance de Berardi, um momento que desmanchou os turcos. Itália aproveitou para derrubar o que restava da muralha contrária, com golos de Immobile (66′) e Insigne (79′), e números de uma superioridade avassaladora, que no segundo tempo teve o ingrediente da eficácia ofensiva.
[ Só deu Itália, como se nota pelo posicionamento médio ]

O MVP GoalPoint👑
Enorme jogo do ítalo-brasileiro, que encheu o campo desde o apito inicial. O médio do Chelsea foi o segundo em acções com bola, atrás apenas de Chiellini, mas somou o máximo de passes certos (76), fez três passes para finalização, um de ruptura e disse “presente” nos momentos defensivos, com três desarmes e quatro intercepções. Foi o “patrão” do meio-campo transalpino, terminando com um GoalPoint Rating de 7.7.
🇪🇺🏆 50' | 🇹🇷 Turquia 0-0 Itália 🇮🇹#JorginhoBall:
🔸 94% eficácia
🔸 4,7 metros de progressão média#EURO2020 #TURITA #TUR #ITA pic.twitter.com/LXNzuMpxDG— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 11, 2021
Outros GoalPoint Ratings 🔺🔻
Destaques da Turquia:
Okay Yokuşlu 6.5 – O médio-defensivo foi o melhor entre os turcos, o que não espanta dada a opção de contenção da equipa. Destaque para dois desarmes, três intercepções e dois bloqueios de remate.
Uğurcan Çakır 5.4 – O guardião da Turquia foi aguentando o nulo, mas no segundo tempo nada pôde fazer para evitar a derrota. Ao todo somou seis defesas, quatro a remates na sua grande área.
🇪🇺🏆 40' | 🇹🇷 Turquia 0-0 Itália 🇮🇹
O guarda-redes turco, Uğurcan Çakır 🇹🇷, vai-se mostrando entre os postes e pela qualidade de passe#EURO2020 #TURITA #TUR #ITA pic.twitter.com/ERp6BRBZtG
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 11, 2021
Hakan Çalhanoğlu 5.3 – O craque do Milan foi dos menos maus da Turquia, com registo para uma ocasião de golo criada, desperdiçada por Burak Yılmaz.
Destaques da Itália:
Ciro Immobile 7.6 – Uma dor de cabeça constante para a defesa turca, pela movimentação e facilidade em surgir soltou, nos espaços vazios da grande área. Marcou um golo, fez uma assistência e foi o mais rematador da partida, com seis disparos.
🇹🇷 Turquia 🆚 Itália 🇮🇹
Ciro Immobile 🇮🇹 fez o que se esperava dele e esteve em 2 dos 3 golos italianos#EURO2020 #TURITA #TUR #ITA #EUROTotoRating #RatersGonnaRate pic.twitter.com/wVAIh1w4tC
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 11, 2021
Lorenzo Insigne 7.4 – Outro jogador veloz e móvel com o qual a defesa turca não conseguiu lidar. A surgir da esquerda, somou o máximo de acções com bola na área contrária (7), fez um golo, cinco remates e sete passes ofensivos valiosos.
Domenico Berardi 7.1 – O extremo do Sassuolo fez a cabeça em água a Umut Meraş, até sair lesionado (82′). Até lá fez quatro remates, cinco passes para finalização, um de ruptura, seis ofensivos valiosos, somou seis acções com bola na área contrária e foi dele o centro que acabou no autogolo de Demiral.