A Ucrânia é a nova campeã mundial de Sub-20, conquistando o troféu pela primeira vez na sua História. A formação europeia começou mal a final do certame realizado na Polónia, ante a Coreia do Sul, sofrendo cedo um golo de penálti, mas a reacção foi irrepreensível, chegando ao empate ainda antes do intervalo. No segundo tempo, a qualidade ucraniana sobrepôs-se ao domínio territorial asiático, com dois golos que fixaram o 3-1 final.

GoalPoint-Ukraine-South-Korea-U20-World-Cup-2019-Ratings
Clique para ampliar

 

O jogo começou com intensidade por parte Coreia do Sul e os asiáticos marcaram cedo, aos cinco minutos, de grande penalidade, apontada por Lee Kang-In, a castigar falta de Danylo Beskorovainyi sobre Kim Se-Yun. Um golo que impeliu os ucranianos para o ataque, registando muito mais posse de bola e mais remates. Até que aos 34 minutos surgiu o empate, com Vladyslav Supriaha a recolher na grande área e a rematar colocado. E assim se chegou ao intervalo, com 1-1 no marcador e mais Ucrânia, a registar 65% de posse de bola e muito mais qualidade no passe (82% de eficácia contra 67%).

O segundo tempo começou com o segundo dos europeus. Supriaha surgiu isolado frente a Lee Gwang-Yeon e não desperdiçou a ocasião flagrante para colocar o seu país na frente. O efeito foi o mesmo que ocorreu na primeira parte, mas invertendo os papéis. Os coreanos assumiram o comando da partida e as despesas atacantes, em busca do empate, ultrapassando os 70% de posse de bola no segundo tempo. Porém, em cima do minuto 90, Heorhii Tsitaishvili fugiu em grande velocidade pelo lado esquerdo e rematou cruzado para o 3-1, que decidiu a contenda.

GoalPoint-Ukraine-South-Korea-U20-WC--90m
Clique para ampliar

 

O melhor em campo foi Vladyslav Supriaha, mesmo tendo jogado somente 60 minutos. O avançado marcou os dois primeiros golos da Ucrânia e registou um GoalPoint Rating de 7.4, com dois remates enquadrados, um passe para finalização, dois dribles completos em três tentativas e dois duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro.

GoalPoint-Ukraine-South-Korea-U20-World-Cup-2019-MVP
Clique para ampliar