Numa partida que chegou a estar suspensa devido à chuva e granizo, a Irlanda do Norte bateu por 2-0 a Ucrânia, naquela que foi a sua primeira vitória em fases finais do Euro.
Na primeira parte o jogo foi atabalhoado e desinteressante. Valeu o golo de Gareth McAuley aos 49 minutos, para animar as hostes “verdes”, com um excelente cabeceamento em resposta a cruzamento de Oliver Norwood.
⏰ 55’ | 0-1 | Chove copiosamente em Lyon. 💦💦 Talvez por isso a #NIR esteja mais forte… #Euro2016 pic.twitter.com/twsnbR0LGh
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 16, 2016
Não conformada, a Ucrânia apostou forte no ataque no segundo tempo, realizando o dobro dos cruzamentos (de sete para 14 na segunda parte), o dobro dos remates (ainda que apenas quatro enquadrados). Mas eficácia que é bom… nada.
E quem não marca… sofre! E foi isso que aconteceu, com o golo de McGinn aos 96 minutos, a levar ao delírio os milhares de adeptos norte-irlandeses e a confirmar os três primeiros pontos para a formação britânica.
⏰ 80’ | 0-1 | Melhor do #UKR #NIR ?#Euro2016
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 16, 2016
Gareth McAuley foi o melhor jogador em campo para o GoalPoint Rating com uma nota final de 7.2. O jogador da Irlanda do Norte destacou-se não só por marcar o primeiro golo mas também ao somar dois remates enquadrados, sete alívios e vencer 67% dos duelos que disputou.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- Cinco alterações no onze inicial da Irlanda do Norte – o maior número que alguma selecção fez, desde 2008, quando a Espanha alterou dez (!) jogadores frente à Itália;
- A Irlanda do Norte fez o seu primeiro remate enquadrado no Euro 2016 aos quatro minutos. Os dois remates efectuados frente à Polónia foram para fora.
- Gareth McAuley foi o primeiro jogador da Irlanda do Norte a marcar numa fase final de uma grande competição desde Colin Clarke em 1986.
- Com 36 anos, McAuley é o segundo jogador mais velho de sempre a marcar numa fase final de um Europeu, depois de Ivica Vastic (38) no Euro 2008.
Com esta vitória a Irlanda do Norte atinge provisoriamente a liderança do Grupo B e fica à espera do resultado de Alemanha e Polónia mais logo. A Ucrânia permanece no último lugar com zero pontos e necessita de uma vitória na última jornada para ainda sonhar com a qualificação.
Na ronda final, os ucranianos irão defrontar a Polónia, enquanto os
norte-irlandeses terão como adversário a Alemanha.