Num dos jogos mais animados e com mais ocasiões de golo deste EURO 2020, a Ucrânia levou de vencida a Macedónia do Norte por 2-1, sucesso assente numa primeira parte de elevado nível e numa segunda em que a equipa de Andriy Shevchenko se soube adaptar à reacção macedónia, segurando a vantagem mínima. E ainda teve tempo de falhar uma grande penalidade. Yarmolenko e Yaremchuk marcaram para os ucranianos, Alioski fez, de penálti, o tento macedónio.

Superioridade ucraniana
Jogo muito movimentado na primeira metade, com lances de ataque de um lado e do outro, mais da Ucrânia, que se mostrava claramente superior em praticamente todos os capítulos. Yarmolenko e Yaremchuk fizeram os golos num curto espaço de cinco minutos e as “stats” ao descanso não deixavam margem para dúvidas: Ucrânia por cima, com dez remates, quatro à baliza, 90% de eficácia de passe, 61% de posse de bola e incríveis 25 acções com bola na área contrária.
🇪🇺🏆 INTERVALO | 🇺🇦 Ucrânia 2 – 0 Macedónia N. 🇲🇰
Jogo muito interessante com vantagem mais do que justa de ucranianos com outros argumentos 💪
Todos os ratings no final em https://t.co/FxNPtsgwWs#EURO2020 #UKRMKD #UKR #MKD#EntraNoEURO pic.twitter.com/vBHIkajwmT— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
🇺🇦 Ucrânia 2-0 Macedónia do Norte 🇲🇰
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Ruslan Malinovskyi #UKR 7.1 🔝
🥈 Roman Yaremchuk #UKR 6.6
🥉 Oleksandr Zinchenko #UKR 6.5
🔻 Ezgjan Alioski #MKD 4.5#EURO2020 #UKRMKD #EUROTotoRating #RatersGonnaRate pic.twitter.com/2CgbGUKc1y— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
A Macedónia do Norte reagiu no segundo tempo e partiu para cima da Ucrânia, conseguindo mesmo reduzir e assumir as despesas do jogo ofensivo, tendo muito mais bola na etapa complementar (62%). Contudo, faltava à equipa a qualidade ofensiva dos ucranianos que, no contra-ataque, continuaram a criar muito perigo, mas nem de penálti conseguiram marcar. Um desfecho que relança as aspirações dos “synio-zhovti” (“azuis e amarelos”) no Grupo C.
[ Muito futebol ucraniano pelo franco esquerdo ]

O MVP GoalPoint👑
Malinovskyi liderou quase sempre os ratings, e com grande vantagem, porém, o penálti que o jogador da Atalanta falhou… ou melhor, que Stole Dimitrievski defendeu, inverteu tudo. O guardião macedónio travou o castigo máximo e terminou a partida com o máximo de defesas registadas neste EURO 2020, nada menos que sete, quatro a remates na sua grande área, e ainda somou duas saídas a soco. Excelente exibição e GoalPoint Rating de 7.5.
🇺🇦 Ucrânia 🆚 Macedónia do Norte 🇲🇰
Melhor em campo? ⭐️#EURO2020 #UKRMKD #UKR #MKD #EUROTotoRating #RatersGonnaRate
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 17, 2021
Outros GoalPoint Ratings 🔺🔻
Destaques da Ucrânia:
Ruslan Malinovskyi 7.2 – Que jogão de Malinovskyi, omnipresente em todos os momentos ofensivos importantes, e tivesse marcado a grande penalidade, não sei se não estaríamos perante o primeiro 10.0 – tal como aconteceu com Gareth Bale ante a Turquia. Malinovskyi foi o mais rematador (6), o que mais enquadrou (4), criou duas ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização, fez dois passes de ruptura e nove passes ofensivos valiosos.

Heorhiy Bushchan 6.7 – O guardião ucraniano teve muito trabalho na segunda parte, tendo sido obrigado a realizar quatro defesas. Uma delas à grande penalidade de Alioski que, no entanto, marcou na recarga.
Oleksandr Zinchenko 6.6 – Mais um belo jogo do esquerdino, que criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, somou oito recuperações de posse, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três desarmes.
Destaques da Macedónia do Norte:
Goran Pandev 6.0 – Aos 37 anos, o atacante que já foi campeão europeu pelo Inter de José Mourinho parece ter apenas 20, com o tanto que corre e trabalha. Não rematou, mas fez dois passes para finalização, completou as três tentativas de drible, sofreu quatro faltas, uma delas para grande penalidade.
Arijan Ademi 6.0 – Bom jogo do médio no passe, com um para finalização e um total de 28 completos em 30 (93% de acerto). E ainda somou quatro recuperações de posse.