TotoRating BannerQuem nos segue atentamente sabe que temos oferecido prémios (Playstations 4) a quem acerta no primeiro GoalPoint Rating máximo, o 10.0, da época. Também saberá que em 2019/20, este nosso passatempo teve vida curta, pois à segunda jornada, Rafa Silva, do Benfica, e Zé Luís, do FC Porto, alcançaram essa notao primeiro no triunfo da “águia” em casa do Belenenses, o segundo na goleada caseira ao Vitória de Setúbal.

Os nossos leitores poderão ter pensado que, afinal, esta era uma nota fácil de atingir também para os comuns mortais para além de Lionel Messi, mas a verdade é que desde então, na Liga NOS, mais nenhum jogador havia conseguido essa proeza. Até hoje. Talvez motivado pela derrota do Sporting em casa com o Porto, o Famalicão realizou uma excelente exibição em casa com o Vitória de Setúbal – os sadinos são aqui um denominador comum entre dois 10.0 – e regressou ao terceiro lugar em troca com o “leão”. E desse jogo saiu novo rating máximo, da autoria de Uroš Račić, apenas o terceiro da época. Mas quem é este jogador?

GoalPoint-Famalicão-Vitória-FC-Liga-NOS-201920-MVP
Clique para ampliar

Para quem ainda não prestou bem atenção a Račić, trata-se de um médio-centro sérvio de apenas 21 anos que está no Famalicão emprestado pelos espanhóis do Valência. O jogador chegou ao emblema “che” em 2018/19, proveniente do Estrela Vermelha de Belgrado, tendo jogado no Valência B e realizado um encontro na equipa principal – na Taça do Rei -, antes de ser emprestado ao Tenerife. Esta temporada foi, então cedido ao emblema português, estando a assumir um papel de destaque, que culminou nesta grande exibição.

Neste encontro com o Vitória, Račić não só marcou um golo estupendo a fechar o resultado, como apresentou números finais incríveis. A saber, cinco passes para finalização, três passes de ruptura – que constitui um novo máximo da época no campeonato português –, mas também 91% de eficácia de passe (em 57), dez passes progressivos certos, 12 longos eficazes em 13 e quatro dribles completos em cinco tentativas.

Por outro lado, somou ainda dez recuperações de posse e fez três desarmes, demonstração de que se trata de um jogador que cobre uma área extensa de terreno na intermediária, como mostra o “heat map” da infografia em baixo, que apresenta os números da época.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Uroš-Račić-infog
Clique para ampliar

Račić pode também actuar como médio-ofensivo, embora não seja propriamente um goleador. Esta temporada fez apenas dois golos em 14 jogos (820 minutos) e ainda nenhuma assistência, mas é um jogador que assume o jogo e regista 1,3 passes para finalização por 90 minutos, bem como 1,8 dribles eficazes.

Neste momento, entre jogadores com mais de 675 minutos, é o sétimo com mais passes de ruptura (0,33), todos eles eficazes (o segundo na eficácia, atrás dos 0,43 de Bruno Fernandes). Um jogador a seguir com atenção dada a tenra idade e a sua grande capacidade física – 1,93, e 86 kgs.