O jogo grande da 13ª jornada da Liga espanhola deu empate 1-1. O segundo classificado Valência recebeu o Barcelona no Mestalla e travou o líder, mantendo-se assim quatro pontos atrás dos “blaugrana”. A formação “che”, que teve o português Gonçalo Guedes no “onze” titular, chegou a estar em vantagem, com golo do ex-benfiquista Rodrigo, a facturar aos 60 minutos, e esteve quase a mantê-la. Só que Lionel Messi, aos 86 minutos, descobriu Jordi Alba e este garantiu o empate bem perto do fim.
Uma igualdade que colocou justiça no resultado. Aliás, a haver um vencedor, não espantava que fosse o Barça, pois foi a melhor equipa, com domínio claro (69% de posse), eficácia de passe elevada (87%), nove cantos contra três da equipa da casa e 12 remates, oito deles enquadrados (8-1 para o Valência). O melhor em campo foi, como é habitual, Lionel Messi. O argentino fez a assistência para o 1-1, realizou quatro remates, dois deles enquadrados, três passes para finalização, teve sucesso em três de sete dribles, interagiu 129 vezes com a bola e arrancou um GoalPoint Rating de 6.8 – penalizado pelas 38 perdas de posse, cinco desarmes sofridos e pela quase inexistência de acções defensivas.
👨🏼⚕ Parte médico | Gonçalo Guedes y @Garay_24 https://t.co/YwDzwhpAiH
— Valencia CF (@valenciacf) November 26, 2017
O português Gonçalo Guedes esteve discreto (jogou lesionado e pode vir a ser operado, segundo informação divulgada posteriormente), com um rating de 5.5, e registou um remate, dois passes para finalização, teve sucesso em três de sete tentativas de drible e somou três intercepções.