[Vídeo] Ajustes à lei da “mão na bola” explicados

-

O caro leitor não é o único. Certamente que, pelo menos ao longo do último ano, se surpreendeu com algumas decisões de arbitragem quando o assunto é mão na bola (ou ao contrário), na área ou fora dela, em momentos defensivos ou ofensivos, em especial estes últimos. A confusão instalou-se quando o International Board (IFAB) decidiu punir qualquer lance de golo em que a bola tenha tocado, mesmo que ao de leve, na mão ou braço de um atacante, independentemente da sua intencionalidade.  

A chuva de críticas não se fez esperar, perante um aparente atentado ao espírito do próprio futebol, com reparos a chegarem de treinadores, jogadores, presentes ou antigos, e até personalidades ligadas à arbitragem. Por isso, o IFAB voltou a mexer na lei, pela enésima vez, e o canal de Youtube, Tifo Football, abordou este tema, com uma explicação que poderá ajudar-nos a todos a compreender melhor estes lances, sem ficarmos a “nadar na maionese”.

De uma forma muito sucinta, o IFAB optou por aligeirar a lei, dando aos árbitros, a partir de 1 de Julho último, a possibilidade de avaliar a situação e tentar perceber se houve ou não um movimento não natural do corpo, avaliando no momento se, perante a lei, há motivo para sanção. Claro que esta é uma abordagem mais subjectiva e haverá sempre quem não fique satisfeito. Uma viragem no caminho certo?

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.