Villarreal 🆚 Liverpool | Luis Díaz entra e afunda submarino amarelo

-

Que montanha-russa. O Liverpool é o primeiro finalista da Liga dos Campeões 2021/22, após vencer o Villarreal na casa deste por 3-2, mas teve de descer “ao Inferno” para acordar e colocar ambas as mãos no bilhete mais ansiado. Os espanhóis entraram de forma arrasadora, marcaram logo no início do jogo e perto do descanso, mas Jürgen Klopp lançou Luis Díaz ao intervalo e o encontro mudou por completo, com os ingleses a fazerem três golos. Que jogatana!

GoalPoint-Villarreal-Liverpool-Champions-League-202122-Ratings

Nem nas expectativas mais optimistas os adeptos do Villarreal esperavam uma primeira parte como a que a sua equipa conseguiu. Era natural que o “submarino amarelo” começasse o jogo com grande pressão sobre o portador da bola e sobre a baliza de Alisson, mas o que assistimos foi um autêntico sufoco. Logo aos três minutos, Boulaye Dia abriu o activo para os da casa, um tento que deu grande alento aos espanhóis e atarantou os ingleses.

O Liverpool raramente conseguia sair com a bola em transição, pelo que no primeiro tempo quase não atacou e chegou ao intervalo com a sua vantagem anulada, com Francis Coquelin, o MVP ao descanso, com um GoalPoint Rating de 6.9, a fazer o 2-0 aos 41 minutos.

O jogo do Liverpool estava a precisar de “sangue na guelra”, o calor latino de um jogador como Luis Díaz, e Jürgen Klopp percebeu-o, lançando o ex-Porto em campo para o lugar de outro ex-“dragão”, Diogo Jota. E o jogo mudou por completo. Os “reds” passaram a fazer ao Villarreal o que estes haviam conseguido na primeira parte, ganhando todas as segundas bolas e apertando no ataque, sem piedade, e aos 62 minutos, Fabinho rematou cruzado, a bola passou por entre as pernas de Gerónimo Rulli e entrou. Estava feito o 2-1, mas os visitantes mantiveram a toada.

Aos 67 foi a vez de Luis Díaz, num desvio de cabeça, fazer o 2-2 e inclinar de forma quase definitiva o jogo para o lado inglês, mais uma vez com a bola a passar por entre as pernas de Rulli, e aos 74, Sadio Mané aproveitou uma saída disparatada do guardião contrário para fazer o 3-2. Estava decidido, e mais ficou aos 85 minutos, com a expulsão de Étienne Capoue por duplo amarelo.

[ Alexander-Arnold (66) muito em jogo no ataque do Liverpool… como sempre ]

GoalPoint-Villarreal-Liverpool-Champions-League-202122-pass-network

Sadio Mané 7.2 – O senegalês adora eliminatórias e marca que se farta nestas fases, e voltou a fazê-lo esta terça-feira, o tento que fechou a contagem, pleno de oportunidade. Mané fez ainda dois passes para finalização, somou seis acções com bola na área contrária, completou três de quatro dribles e foi o jogador mais carregado em falta (5).

Luis Díaz 6.4 – Estava na cara. O jogo precisava do extremo colombiano, Klopp lançou-o e o “submarino” afundou-se. Díaz fez um golo, foi o mais rematador, com quatro disparos em apenas 45 minutos, completou todas as quatro tentativas de drible e somou uma condução super aproximativa. Verdadeiramente decisivo.

Gerónimo Rulli 2.7 – Não nos lembramos de ver um rating tão baixo numa fase tão decisiva da Champions, mas a noite do guardião argentino foi mesmo para esquecer. Não só deixou passar a bola pelo meio das pernas nos dois primeiros tentos sofridos, como saiu sem nexo da baliza, momento que Mané aproveitou para fechar a contagem. Foram três golos sofridos, duas defesas e dois erros resultantes em golo.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.