
Histórico! O Villarreal venceu a sua primeira competição europeia, na final frente ao Manchester United, de Bruno Fernandes. O “submarino amarelo” aproveitou da melhor forma o facto de ser comandado pelo “senhor Liga Europa”, Unai Emery, para conquistar a prova, aquela que é a quarta conquista do treinador espanhol, que usou a mesmíssima fórmula das outras finais. Os ingleses estiveram por cima do jogo na maior parte do tempo, atacaram muito, mas o Villarreal marcou numa das poucas ocasiões de que usufruiu. Depois foi segurar o jogo para as grandes penalidades. Nada menos que 22 pontapés foram convertidos, menos o último.
[ Os expected goals (xG) não foram de monta, mas foram equilibrados ]

O United começou melhor o jogo, pegando na batuta da partida e pressionando bastante, em especial no primeiro quarto-de-hora. Mas rapidamente se percebeu que esta iria ser uma final em tudo idêntica às anteriores que foram ganhas por Unai Emery – incluindo a de 2014 frente ao Benfica. As suas equipas são especialistas em provas a eliminar e em finais, dando a iniciativa ao adversário e defendendo quase na perfeição, atacando depois pela certa e com eficácia.
E assim foi. A formação de Manchester sentia enormes dificuldades para chegar com perigo à área e as ocasiões não apareciam. Ao invés, aos 29 minutos, o goleador do Villarreal, Gerard Moreno, aproveitou um livre de Dani Parejo para desviar de forma oportuna para o 1-0, chegando ao sétimo golo na prova esta temporada.
🇪🇺 29' | 🇪🇸 Villarreal 1 – 0 Manchester United 🏴
🔸 espanhóis abrem marcador no 1º enquadrado
🔸 Parejo (top forma GoalPoint) assiste Moreno para o 1º
🔸 0.6 vs 0.1 em Expected Goals
A estatística "vale o que vale" mas nós avisámos que não eram favas contadas…#UCLFinal https://t.co/proiVZYXJ9— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 26, 2021
Tanto favoritismo e domínio inicial dos ingleses e era o “submarino amarelo” a ir para o descanso na frente. Ao intervalo o United registava 67% de posse de bola, 15 acções com bola na área contrária, mas só três remates, um enquadrado, contra cinco disparos dos espanhóis, um à baliza, que deu golo. O melhor era Moreno, com um GoalPoint Rating de 6.6, fruto do tento que alcançou na única acção com bola que somou na área dos “red devils”.
🇪🇺 INTERVALO | 🇪🇸 Villarreal 1 – 0 Man Utd 🏴
🔸 As odds davam favoritismo ao United mas é o "submarino amarelo" que vai vencendo
🔸 Na TV dizem-nos outra coisa mas os Expected Goals fundamentam a vantagem "amarela"#UELFinal #VillarrealManUtd pic.twitter.com/y8eBA99to7— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 26, 2021
🇪🇺 INTERVALO | 🇪🇸 Villarreal 1 – 0 Man Utd 🏴#GoalPointRatings ao intervalo:
🥇 Moreno 🇪🇸 6.6
🥈 Parejo 🇪🇸 6.1
🥉 Foyth 🇦🇷 5.8
———————-
🔻 B. Fernandes 🇵🇹 4.6
🔻 Torres 🇪🇸 4.5#UELFinal #VillarrealManUtd #RatersGonnaRate pic.twitter.com/XrW10lx5xy— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 26, 2021
O United entrou de forma agressiva e avassaladora na segunda parte e, aos 55 minutos, empatou por Cavani, num lance confuso em que a bola sobrou para um soltou avançado uruguaio, que só teve de empurrar. Um tento ao segundo remate dos ingleses no segundo tempo, primeiro enquadrado.
🇪🇺 55' | 🇪🇸 Villarreal 1 – 1 Manchester United 🏴
Cavani responde ao "tazonde?" e empata a final, ao 2º remate enquadrado dos "red devils"#UELFinal pic.twitter.com/q8zpa3sxnf
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 26, 2021
O jogo prosseguiu nesta toada, com o United completamente em cima do Villarreal, mas sem encontrar espaços para rematar em condições, com os jogadores mais influente impiedosamente marcados pelos homens de amarelo. E foi, assim, sem surpresa que os 90 minutos chegaram sem mais golos, indo o encontro para prolongamento, com os ingleses com muito mais bola, remates, acções com bola na área contrária.
🇪🇺 80' | 🇪🇸 Villarreal 1 – 1 Man Utd 🏴
United:
👍 33 acões com bola na área adversária
👎 apenas 2 remates enquadrados#UELFinal #VillarrealManUtd pic.twitter.com/gpfqT6BME1— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 26, 2021
🇪🇺 90' | 🇪🇸 Villarreal 1 – 1 Man Utd 🏴
🔸 "Submarino" marcou a meio da 1ª parte
🔸 United carrega desde então e já empatou
🔸 Apesar da pressão "vermelha" os xG normalizam o resultado
🔸 Segue-se prolongamento#UELFinal #VillarrealManUtd pic.twitter.com/gZSmfl9JpK— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 26, 2021
🇪🇺 90' | 🇪🇸 Villarreal 1 – 1 Man Utd 🏴
Pouco Bruno Fernandes 🇵🇹 até agora:
1 remate (desenquadrado)
0 passes p/ finalização
4 passes ofensivos valiosos
0/6 cruzamentos eficazes
0/1 dribles eficazes#UELFinal #VillarrealManUtd pic.twitter.com/sGBElANfYD— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 26, 2021
O prolongamento foi mau. Equipas desgastadas, as estratégias já pouco ou nada contavam, mantendo-se apenas a solidez defensiva do Villarreal. Ocasiões de golo nem vê-las, pelo que o encontro foi para grandes penalidades. E aí vivemos outra maratona, com um total de 22 penáltis, todos convertidos com qualidade… menos o de David de Gea. Chegou a vez dos guardiões, Rulli converteu o seu pontapé e depois travou o do espanhol, muito denunciado. Primeira Liga Europa para o Villarreal, quarta para Unai Emery.
[ Lindelöf e Bailly trocaram entre si 64 passes (!) ]

Scott McTominay 7.3 – Não houve Bruno Fernandes 4.7 ao seu nível, mas houve um escocês. Scott McTominay esteve em todas e terminou com números incríveis: três remates, uma assistência, quatro passes ofensivos valiosos, oito acções com bola na área adversária (máximo), seis dribles eficazes em oito, 15 recuperações de posse (máximo), quatro acções defensivas no meio-campo contrário e outros tantos desarmes.
Gerard Moreno 6.9 – O melhor em campo do Villarreal foi o seu goleador, que fez golo (o seu sétimo na prova esta época) e tornou-se no primeiro jogador desde Giuseppe Rossi (2010/11) a marcar mais de 30 tentos pelo clube em todas as competições numa época. Mas não foi só isto. Realizou também três passes para finalização e fez 11 recuperações de posse.