Qualquer que fosse o motivo, seria desde logo um grande feito fazer parte do mesmo lote daquele que será hoje, sem grandes dúvidas, o melhor defesa-central do Mundo: Virgil van Dijk. O holandês do Liverpool é um autêntico muro, praticamente instransponível, e é o único defesa-central nas principais Ligas europeias que ainda não foi ultrapassado em drible… mas só se não considerarmos a Liga NOS.

É que em Portugal há um jovem de 23 anos que pode “reclamar” a mesma proeza. Ivanildo Fernandes, o miúdo da Damaia que foi emprestado pelo Sporting ao Moreirense – e que até se estreou a marcar na última jornada -, partilha com Van Dijk o top do ranking dos centrais intransponíveis.

GoalPoint-Melhores-da-Europa-201819-Centrais-DriblesConsentidos
Clique para ampliar

Com 1591 minutos acumulados no campeonato, Ivanildo tentou por 25 vezes o desarme na Liga NOS e levou a melhor em todas essas tentativas, algo de que só Van Dijk (este com 33) se pode gabar.

Num ranking que tem mais dois portugueses no “top 10”, Bruno Alves (Parma) e Rúben Dias (Benfica), Ivanildo destaca-se ainda por ser, entre os 30 centrais com menos dribles consentidos, aquele que mais desarmes consegue no primeiro terço (1,13 por 90 minutos), mostrando que não é por fugir aos duelos em zonas perigosas que não é ultrapassado.

Quando já correm rumores sobre a sua inclusão no plantel do Sporting para 19/20, o “camisola 14” vai dando indicadores estatísticos de que merece essa oportunidade. Se um dia chegará ao nível de Van Dijk, o tempo o dirá, mas com passos (e desarmes) seguros se vai subindo na carreira.