A história da Volkswagen teve inicio em 1937. A marca foi fundada pela German Labour Front e a sua sede localizava-se em Wolfsburgo. O nome da empresa é a tradução de “Carro do povo”, do alemão – este facto em particular era referido no seu primeiro veículo. O Type 1, também conhecido como Käfer (Beetle), foi o primeiro carro produzido em série saído das suas fábricas. A sua popularidade foi determinada essencialmente pelo seu preço acessível.
O veículo foi apresentado ao público em 1938 e fabricado até 2003. O próprio Ferdinand Porsche participou no desenvolvimento do Beetle. O modelo tornou-se popular em todo o mundo e foram produzidas mais de 21 milhões de unidades. Participou em muitas competições, filmes, jogos e deixou a sua marca enquanto carro de produção em série, acessível e atractivo.
A gama moderna da Volkswagen inclui os seguinte modelos: o Hatchback up! 3 e 5 portas, o Hatchback Polo 5 portas, o Golf (Hatchback e Station), o Golf SV, o Passat (Sedan e Station), os SUVs Tiguan, Touareg e T-Roc, os crossovers Touran e Sharan, o todo-terreno Amarok e o Sedan executivo Arteon. A empresa alemã acompanha o ritmo do mundo moderno e tem como objectivo a protecção ambiental, razão pela qual os modelos up! e Golf são disponibilizados em versões totalmente eléctricas.
Para além de carros de passageiros, a Volkswagen oferece veículos comerciais, as minivans e os minibus. Os modelos Caddy, Saveiro, Transporter, Caravelle, Califórnia e Crafter são os grandes representantes desta categoria.
Desde os primeiros modelos, os carros com a marca VW destacam-se pela fiabilidade, alta qualidade e economia. Os modelos Polo e Golf arrecadaram diversos prémios de renome ao longo dos anos, como “Carro do Ano”, “United States Motor Trend Car of the Year” e “Carro Europeu do Ano”. A gama da empresa cobre os interesses de quase todos os possíveis clientes. Em 2018 foram vendidas mais de 10 milhões de unidades em todo o mundo, o que sublinha a popularidade da marca.