A indústria de vouchers registou um crescimento brutal nos últimos anos, e esse crescimento continua a fazer-se sentir. Os vales on-line são, para cada vez mais pessoas, a forma mais fácil de poupar dinheiro. Os fãs de futebol, por exemplo, podem comprar mais barato o televisor certo para acompanharem as principais provas nacionais e europeias, ou descobrir a ocasião ideal para arranjar bilhete para o próximo jogo.

Em 2017, cerca de mil milhões de pessoas das mais variadas origens – desde estudantes a milionários, até simples mães de família – usaram vouchers online, poupando quase três mil milhões de euros.

A IMP Multimedia, líder neste novo mercado, sabe que na era em que vivemos a acessibilidade é essencial. E depois do sucesso do Coupon codes nos Estados Unidos, do Promo code, também nos EUA, e do Cupones promocionales no mercado espanhol, aposta agora no Voucher Wise, o primeiro “site” multinacional de cupões.

Os consumidores portugueses vão agora ter a possibilidade de usar códigos de desconto para produtos e serviços em toda a Europa e dos Estados Unidos.

Arranjar um voucher é habitualmente muito simples, bastando pesquisar na internet o que se pretende — mais o termo “voucher”. O resultado da pesquisa retorna em poucos segundos todo o tipo de vales de desconto relacionados com a expressão pesquisada, oferecidos quer pelas marcas em causa quer por “sites” como o Voucher Wise.

O director-presidente da IMP Multimedia, Roberto Rubim, opera em e-commerce há mais de 12 anos. O seu percurso teve início no sector, o que o ajuda a ter uma perspectiva única sobre o negócio e o seu funcionamento.

Para criar o modelo de negócios do Voucher Wise, Rubim e Harry Kuperus, CTO da IMP, analisaram as tendências do mercado e os pontos fortes dos restantes “sites” de vouchers da IMP Multimedia.

Os dois empresários consideram que assistimos a um crescimento da mobilidade de pessoas entre países, o que explica a popularidade do comércio on-line — principalmente, se houver um desconto envolvido.

A Voucher Wise oferece códigos de desconto em mais de 4.000 lojas on-line, com as melhores ofertas das maiores marcas, como Nike, Sephora e HP – que se traduzem habitualmente numa boa poupança para os consumidores.

Os fundadores da IMP Multimedia acreditam, no entanto, que é importante dar também a pequenas empresas independentes uma oportunidade justa no negócio dos vouchers. Assim, além das grandes marcas, a Voucher Wise oferece aos utilizadores vales de descontos de empresas independentes dos EUA e de toda a Europa.

Roberto Rubim tem uma visão clara do que será o futuro dos vouchers. “Acho que, com o aumento da globalização, vamos ver cada vez mais ‘sites’ de vouchers a seguir o modelo sem fronteiras do Voucher Wise. Nós reflectimos muito, durante o desenvolvimento do ‘site’, e concluímos que temos agora muito mais vantagem em oferecer cupões multi-nacionais”, acrescenta Rubim.

“O e-commerce internacional é o futuro, as fronteiras estão cada vez menos definidas, pelo menos em termos de comércio electrónico, é natural que o mercado de cupões acompanhe a tendência”, diz Jenni Coble, marketing manager da IMP em Portugal.

Jenni Coble
Todos os consumidores portugueses vão ter acesso aos códigos de desconto Voucher Wise, garante Jenni Coble, marketing manager da empresa

Os cupões da Voucher Wise, explica Coble, estão 100% funcionais em todas as plataformas – nomeadamente em dispositivos móveis, de onde chega mais de metade do tráfego da IMP Multimedia.

Mas, garante a marketeer, embora cerca 80% do tráfego em Portugal tenha origem em dispositivos móveis, todos os consumidores portugueses vão ter acesso aos seus códigos de desconto – ao alcance de um simples “click”.

Em 2017, quase 50% dos residentes em Portugal fizeram compras on-line. Este número, que atingiu os 5,51 milhões, deverá em 2022 chegar aos 7,7 milhões.