O melhor XI da 1ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A Liga Bwin 21/22 arrancou em grande, com golos em todos os jogos disputados e sem empates, dividindo os emblemas entre vencedores e vencidos. A nível individual a prova abriu também em grande, com três “craques” a bisar e muitos desempenhos de fazer puxar o bloco de notas. Mas chega de conversa, avancemos sem demoras para a nossa primeira equipa da jornada, alavancada já na nova versão (a oitava) do GoalPoint Ratings, cujas novidades vale a pena conferir (link).

A qualidade dos desempenhos da ronda inaugural motiva algumas injustiças, ou não ficassem de fora das nossas escolhas homens como Daniel dos Anjos (Tondela) 7.7  e Fran Navarro (Gil Vicente) 7.5, apesar do bis somado. As dificuldades dizem muito do nível elevado com que os principais protagonistas iniciaram a Liga, o que resulta claro da média atipicamente elevada de ratings obtidos pelos onze eleitos.

Clica para ampliar

Stanislav Kritciuk (Gil Vicente) 7.2 – O guardião russo de 30 anos mudou-se de Lisboa (Belenenses) para Barcelos mas levou consigo a classe que fez dele o segundo melhor guarda-redes GoalPoint da 1ª volta da Liga passada. A vitória folgada dos gilistas fica a dever-se também às cinco defesas que o colocaram no top de paradas da primeira jornada, às quais somou, entre outras coisas, quatro lançamentos longos eficazes e seis passes longos certos, em 12 tentados.

João Mário (Porto) 7.3 – Confirmou na ronda inaugural os bons sinais que tinha deixado no final da época passada, na sua “nova” posição. Ao contrário do que foi dito na transmissão não fez duas assistências mas sim uma (e que assistência, mas a primeira foi de Otávio) e ainda assim foi por pouco que não acabou eleito como MVP GoalPoint da partida. Acabou o jogo como o melhor driblador da partida (4 em 5), fez três desarmes e acertou 91% dos seus 67 passes, seis deles aproximativos. A jogar assim dificilmente lhe tiram o lugar.

Lucas Veríssimo (Benfica) 7.3Já havia sido o melhor em campo frente ao Spartak, repetiu a proeza na visita a Moreira de Cónegos, num jogo onde se mostrou ofensivamente na primeira parte, com um golo, e ajudou a segurar as pontas na segunda, com as “àguias” em inferioridade numérica. Ganhou dois dos três duelos aéreos que disputou e somou 10 acções defensivas, entre as quais três intercepções, quatro alívios e dois desarmes.

Wyllian (Portimonense) 7.4 – Outro “veterano” por estas bandas ou seja, destaque regular e um mistério para nós como mantém um valor de mercado tão baixo, face ao bom desempenho que oferece desde que aterrou em Portimão. O brasileiro foi aliás um dos 33 melhores ratings da Liga passada. Em Guimarães foi essencial na hora de segurar o ímpeto com que os “conquistadores” atacaram, sem sucesso, a área algarvia, somando 10 alívios, dois desarmes, duas intercepções e mais dois duelos aéreos defensivos ganhos. Pelo caminho ainda colocou com sucesso oito passes longos e quatro variações de flanco.

Joãozinho (Estoril Praia) 7.2 – Aos 32 anos está como novo e mostrou, logo a abrir, que sempre foi um lateral de primeira Liga. Ao dizermos que fez ambas as assistências da vitória estorilista em Arouca provavelmente não precisávamos adiantar mais nada mas Joãozinho ainda fez mais três passes para finalização e duas intercepções, para referir apenas mais dois feitos que fizeram dele o MVP da partida.

Loreintz Rosier (Estoril Praia) 7.4 – O francês de 22 anos junta-se a Joãozinho, para o bis estorilista neste “onze”. Apesar de ser médio-defensivo foi pelo contributo ofensivo que se destacou, com três passes para finalização (um deles para ocasião flagrante) e três duelos aéreos ofensivos ganhos nos três que disputou.

Otávio Monteiro (Porto) 7.5 – Mais um grande jogo de “Tavinho”, como nos habituou. Abriu a época com a assistência para o 1º golo portista da Liga, num dos 14 passes ofensivos valiosos que acumulou. No plano defensivo somou três acções defensivas no meio-campo contrário, ninguém fez mais.

Pedro Gonçalves (Sporting) 8.8 – Se dúvidas houvesse sobre a consistência do seu talento, o melhor jogador da Liga transacta abriu a nova… “à patrão”. Discreto na 1ª parte, Pote apareceu em grande na segunda, com dois golaços que desafiam a estatística. Mas o “Messi do Vidago” não se ficou por aí, ao contrário do que dizem, apoiando também de forma muito evidente o  esforço defensivo da equipa, com três desarmes e três intercepções.

Luca Waldschmidt (Benfica) 7.2 – O alemão esteve apenas 56 minutos em campo, tendo sido o sacrificado após a expulsão de Diogo Gonçalves. Ainda assim deu muito bom destino às 29 acções com bola que somou. Marcou o segundo golo da tarde, ofereceu um golo feito (0.5 xG) a Gonçalo Ramos e falhou apenas um dos 22 passes que tentou.

Paulinho (Sporting) 8.0Acompanhou Pote no desbloquear de um marcador “encravado” até ao intervalo, assistindo-o para o primeiro golo leonino na Liga e, mais tarde, fechando o marcador. Terminou o jogo ainda como o “leão com mais passes ofensivos valiosos (5), ganhou 3 dos 4 duelos aéreos que travou e ainda somou quatro acções defensivas.

Toni Martínez (Porto) 7.8 – Arrancou a temporada como terminou a anterior, em alta. Abriu a conta portista na Liga com um míssil a passe de Otávio e não deixou de tentar o bis, terminando o jogo como o mais rematador (5) e o jogador com mais acções na área contrária (14). Pelo ar venceu quatro dos cinco duelos aéreos ofensivos que travou.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Daniel dos Anjos (Tondela) 7.7 , Denílson Jr (Paços) 7.7Fran Navarro (Gil Vicente) 7.5, Kanya Fujimoto (Gil Vicente) 7.3, Pedro Trigueira (Tondela) 7.3 e André Franco (Estoril) 7.1,

Analisado o primeiro “onze” da Liga, fechamos com o habitual barómetro de variáveis e respectivos líderes.

Clica para ampliar

São estes os melhores da 1ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J1SUMGPRMVPPAS
xG
3-0Vizela
0-2
1-2
0-2
0-1
3-0
2-0
2-0
Gil Vicente3-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.