Yusuf Yazici à conquista de França e da Europa 🇹🇷

-

A Turquia oferece-nos regularmente talentos impossíveis de passarem despercebidos. Muitas vezes demoram a encaixar nas suas equipas e a explodirem, mas Yusuf Yazici parece querer contrariar esse facto. Aos 23 anos, o jogador do Lille está na sua segunda temporada na Ligue 1, após chegar em 2019/20 oriundo do Trabzonspor, a troco de €17,5M. Se na primeira época demorou a mostrar serviço, no arranque de 2020/21, tudo parece diferente.

Yazici é um extremo polivalente de apenas 23 anos. Aliás, é difícil estabelecer uma posição fixa para este jovem, que actua muitas vezes no flanco direito, mas faz com igual competência o papel de médio-ofensivo, e também de ponta-de-lança móvel. Do lado direito flecte muitas vezes para o meio, para aplicar o seu bom remate com o pé esquerdo, o seu preferencial. Mas a verdade é que mostra competência na condução, no drible, no passe e no disparo com ambos os pés. Por outro lado é um jogador com 1,83m, o que lhe dá uma boa capacidade física para o choque.

Todas estas características transformaram Yazici numa das sensações do Lille esta temporada. Na equipa de Renato Sanches, José Fonte e Xeka e Tiago Djaló, o turco está a realizar um arranque de temporada notável, precisamente devido à sua mobilidade, técnica, facilidade de remate e de integração na grande área adversária. E essa boa forma, apesar de nem sempre titular, estende-se à Liga francesa, mas também à Liga Europa.

Segunda nota máxima da Ligue 1

Na última ronda de jogos do campeonato gaulês, a 22 de Novembro, Yazici “desfez” o Lorient, na goleada do Lille por 4-0. O Turco conseguiu um famoso GoalPoint Rating de 10.0, o segundo apenas esta época na competição, graças a uma formidável actuação. Dois golos, quatro remates enquadrados em oito, uma assistência, sete passes para finalização e ainda oito recuperações de posse são números de respeito e que consubstanciam um momento de forma invejável. Mas antes já o jogador havia deixado a sua marca no palco internacional.

Na ronda inaugural da Liga Europa, na visita ao Sparta de Praga, Yazici fez um “hat-trick” e ficou a … 0.01 de atingir a nota máxima (“se fosse o Messi…”). Nesse jogo enquadrou três de cinco remates e criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização. Mas o mais difícil ainda estava para vir, e o criativo passou com distinção no teste.

Na quarta jornada da fase de grupos, na recepção ao Milan, o turco não fez uma exibição conseguida, mas no empate da primeira volta (3ª jornada), em Itália, a 5 de Novembro, a história foi outra. Os gauleses ganharam claramente aos “rossoneri” por 3-0, em pleno San Siro, e Yazici fez todos os golos, um de penálti, outro num dos seus famosos pontapés de fora da área e outro mesmo à entrada da mesma. Uma exibição de grande nível, na qual enquadrou os quatro remates que fez.

Uma época explosiva

GoalPoint-Yusuf_Yazıcı_2020_vs_Yusuf_Yazıcı_2020-5-infog
Clique para ampliar

As estatísticas de época de Yazici mostram, sem grande dúvida, as suas principais características. Como referimos em cima, o turco gosta de rematar e está constantemente à procura de espaço em zona frontal para aplicar o seu disparo, de preferência de pé esquerdo. Na Liga Europa, onde já leva seis golos em quatro partidas, fez uma média de 3,4 remates por 90 minutos até ao momento, números que eleva para extraordinários 5,2 na Ligue 1, que entre jogadores com pelo menos 261 minutos (os de Yazici) apenas são ultrapassados pelos 5,3 de Neymar e Kylian Mbappé.

A este registo junta 4,5 passes para finalização, máximo entre o tal lote com pelo menos 261 minutos, bem à frente dos 3,5 de Neymar, o segundo neste parâmetro. Os 14 passes valiosos (eficazes a menos de 25 metros da baliza contrária) que fez ante o Lorient são mesmo o máximo desta Ligue 1 num só jogo, equiparados pelos 14 de Ángel Di Maria pelo Paris Saint-Germain em casa com o Metz.

Sem dúvida um jogador em foco e a acompanhar com muita atenção nas próximas épocas.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR