O encontro de maior cartaz na jornada 24 da Primeira Liga acontece na noite de domingo, no Dragão. O Porto, atual terceiro colocado da tabela, mede forças com o Benfica, líder à entrada para esta ronda – com mais um jogo disputado – que, no entanto, poderá entrar em campo já fora dessa condição, uma vez que o Sporting recebe o Farense horas antes. Este será o terceiro embate entre “águias” e “dragões” na presente época.
Histórico recente com poucos golos
Um “clássico” é habitualmente um “jogo de tripla” e o deste domingo não foge à regra. Ainda que o Benfica esteja em bem melhor posição na corrida pelo título que o Porto, a vitória pode muito bem cair para qualquer um dos lados. Como de costume por conta da realidade que separa “dragões” e “águias”, espera-se um jogo tenso e intenso, com muitas disputas desde o primeiro momento.
Nos dois “clássicos” já disputados esta temporada, o Benfica levou a melhor em ambas as ocasiões: na Supertaça venceu por dois tentos sem resposta e, na Luz, superiorizou-se por uma bola a zero. Nos últimos cinco encontros oficiais entre estas duas formações, registaram-se três vitórias “encarnadas”, duas dos “azuis e brancos” e somente em uma ocasião se verificaram mais de dois golos na partida. Tendência para manter?
A possibilidade de se verificarem menos de 3,5 golos no encontro está cotada a 1.40 na Betano. Entenda como apostar em under de golos.
Difícil “desatar o nó”
Os dois duelos entre Benfica e Porto disputados na presente temporada chegaram ambos empatados ao intervalo. Na Supertaça, o nulo foi desfeito por Ángel Di María ao minuto 61, situação que também se verificou no “clássico” disputado na Luz e com o mesmo protagonista: o campeão do mundo fez o 1-0 (que seria resultado final) a 20 minutos do fim.
Esta tem sido, de resto, uma tendência nos últimos encontros: em maio de 2022, Zaidu fez, já para lá da hora, o golo que deu o título ao Porto na Luz, desfazendo o 0-0. Em outubro do mesmo, o Benfica foi ganhar ao Dragão com um tento da autoria de Rafa Silva aos 72 minutos que também desfez um empate sem golos. Já em abril de 2023, o Benfica entrou a ganhar no “clássico” da Luz logo aos dez minutos, mas Matheus Uribe empatou a partida mesmo em cima do intervalo, confirmando assim a tendência.
Será que, uma vez mais, as equipas irão recolher aos balneários empatadas?
Um empate ao intervalo está cotado a 2.02 na Betano. Saiba como apostar ao intervalo em um jogo de futebol.
Dragão defende-se
O Porto apresenta a segunda defesa menos batida da Primeira Liga com 17 tentos encaixados até então, mais dois que o Benfica. Nos últimos seis encontros oficiais disputados no Dragão, não sofreu golos, sendo que manteve a sua baliza “a zeros” em mais de 50 por cento das ocasiões em que jogou no seu reduto.
Até ver, só o Shakhtar Donetsk conseguiu fazer dois ou mais golos no Dragão (no caso, três), sendo que Farense (2-1), Gil Vicente (2-1), Barcelona (0-1), Estoril (0-1), Casa Pia (3-1) e Leixões (2-1) foram os restantes emblemas a encontrar os caminhos para as redes em casa dos portistas.
A hipótese de o Benfica marcar menos de 1,5 golos nesta partida está cotada a 1.47 na Betano. Entenda como fazer apostas em total de golos por equipa.