RTG™: O Treinador do mês | Fevereiro 2024 👔👑

-

Fevereiro de 2024 teve o condão de nos trazer aquele que foi, provavelmente, o prémio mais precoce da história do RTG. As contas ditaram que dois jogos de carreira profissional bastassem para Gonçalo Santos ser coroado. Na Segunda Liga tivemos uma pontuação “exorbitante”.

Primeira Liga: Dois jogos que desafogaram o “ganso”

A troca de Pedro Moreira por Gonçalo Santos (segundo a imprensa, após algumas recusas) no Casa Pia foi a única do mês de Fevereiro, e gerou um dos resultados mais inesperados de sempre deste ranking. Gonçalo Santos estreou-se com uma recepção ao Arouca, batendo uma das equipas em melhor forma do campeonato, e foi depois a Guimarães derrotar o Vitória, num arranque sensacional como treinador nos escalões profissionais. E 271+335 pontos depois, o ex-médio acabou coroado como melhor treinador do mês.

O prémio também teria cabido bem a Luís Freire. O Rio Ave até só venceu uma vez em quatro jogos (curiosamente o Casa Pia, ainda de Pedro Moreira), mas conseguiu dois empates sensacionais contra Porto (no Dragão) e Sporting (nos Arcos), que valeram muitos pontos a Luís Freire. O lisboeta foi ainda o técnico que mais posições (quatro) subiu na classificação geral em relação a Janeiro.

Daniel Sousa continua a campanha sensacional ao serviço do Arouca e acumulou mais 525 pontos. A derrota contra o Casa Pia foi mesmo o único percalço de um mês marcado sobretudo pela vitória na recepção ao Porto. Daniel Sousa é agora um dos grandes candidatos a treinador da época, após a recuperação sensacional que encetou no Arouca.

A pior pontuação do mês coube a Sérgio Conceição. Nem a vitória contra o Arsenal acabou por compensar escorregadelas frente a Arouca (349 pontos negativos), Rio Ave e Gil Vicente, no campeonato.

Segunda Liga: Tulipa faz sonhar Torres

Na Segunda Liga, Manuel Tulipa foi o melhor treinador do mês. O Torreense somou quatro vitórias em quatro jogos, uma delas contra o candidato AVS, e já começa pelo menos a poder sonhar com o terceiro lugar, que dá acesso ao play-off. Tulipa, que começou a temporada no Marítimo, somou mais de mil pontos e subiu sete lugares na classificação geral do RTG.

Curiosamente, o segundo classificado foi Fábio Pereira, treinador que substituiu Tulipa no Marítimo e que está um lugar acima na classificação da Segunda Liga. Os madeirenses somaram dez pontos em 12 possíveis em Fevereiro e tiveram como ponto alto a vitória fora em Paços de Ferreira, estando agora a apenas três pontos do rival Nacional. O último lugar do pódio foi para Carlos Fangueiro, que teve um bom arranque ao serviço do Leixões e não conheceu o sabor da derrota no mês passado.

Eis o resumo do RTG de Fevereiro:

Nota metodológica: O RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint) mede o desempenho dos treinadores à luz das probabilidades (odds) médias atribuídas pelo mercado de apostas a cada jogo oficial disputado, nas provas nacionais e internacionais em disputa. Para mais informações confira a explicação introdutória dada aquando do lançamento deste ranking, em 2015, neste link.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.