Diário da Taça da Liga | Heróico Charles segura troféu inédito para o Vitória

-

Todos os jogos, ratings, MVPs, Statscards e Resumos dos jogos da Taça da Liga 25/26 com cobertura Opta, num só link. Não percas o acompanhamento no twitterfacebook e instagram GoalPoint, onde o Antunes publica mais statscards e responde a pedidos dos GoalPointers

Jogo #07 | Vitória SC 2 – 1 Braga : Grande jogo de futebol

A final da Taça da Liga 25/26 não precisou de nenhum dos “grandes” para ser um excelente espectáculo de futebol. O Vitória SC bateu o Braga por 2-1 e conquistou pela primeira vez este troféu, graças a uma exibição de grande nível que, tal como frente ao Sporting, precisou de reviravolta. O Braga marcou primeiro, bem cedo, na primeira parte, por Mario Dorgeles, mas um penálti convertido por Samu e mais um golo de Ndoye, que havia sido herói contra os “leões”, acabaram por virar o resultado a favor dos vimaranenses. Nos descontos, Charles foi enorme ao defender uma grande penalidade de Zalazar e segurar a vantagem dos homens de Guimarães. O fuardião brasileiro voltou a fazer uma grande exibição e foi o melhor em campo, com seis defesas e 1,1 golos evitados (defesas – xSaves). Apesar dos 2,5 Golos Esperados (xG), o Braga não foi capaz de materializar um domínio global que teve como alguns dos detalhes relevantes as 32 acções com bola na área contrária e os 74% de posse no terço ofensivo. Venceu o futebol mais veloz e pragmático.

GoalPoint-2026-01-10-Vitoria-SC-Braga-Taca-da-Liga-202526-Ratings

Jogo #06 | Benfica 1 – 3 Braga : Um Braga enorme

O Braga não quis ficar atrás do seu rival do Minho,. o Vitória SC, e também ganhou a um dos “grandes” de Lisboa. O triunfo por 3-1 sobre o Benfica coloca os “guerreiros” na final da Taça da Liga com os vimaranenses, no próximo sábado. Uma decisão inédita em qualquer competição e que acontece porque o Braga foi superior aos “encarnados”, em especial na primeira parte, altura em que o posicionamento imaculado da equipa e a segurança no passe praticamente anularam as investidas lisboetas. O Benfica reagiu bem no segundo tempo, ainda reduziu, mas os minhotos ainda conseguiram repor a diferença no marcador, apesar dos poucos remates (7) e acções com bola na área contrária (7). O melhor em campo foi o sensacional Rodrigo Zalazar. O uruguaio fez o que quis da defesa do Benfica, somou um golo, uma assistência e quatro passes para finalização, e completou seis das suas oito tentativas de drible. 

GoalPoint-2026-01-07-Benfica-Braga-Taca-da-Liga-202526-Ratings

Jogo #05 | Sporting 1 – 2 Vitória SC : Heroicos vimaranenses

O Vitória deu seguimento ao brilharete que havia conseguido no Dragão e voltou a vencer um dos candidatos ao troféu da Taça da Liga. O Sporting marcou primeiro, por Luis Suárez, mas os vimaranenses nunca perderam a calma e a confiança necessárias para pressionarem em terrenos adiantados, com 19 ações defensivas no meio-campo contrário. O futebol leonino não conseguia, desta forma, sair como é habitual e os minhotos acabaram mesmo por dar a volta ao texto com dois golos nos descontos (bis de Ndoye), com o tento decisivo a ser marcado praticamente no último lance do encontro. O Sporting terá muito que analisar desta partida, pois terminou com 22 perdas de posse no terço defensivo. Ainda assim, o MVP foi leonino, Trincão, que se destacou nos passes para remate e terminou com uma assistência. Charles brilhou na baliza minhota, com oito defesas e 0,8 golos evitados (defesas – xSaves)

GoalPoint-2026-01-06-Sporting-Vitoria-SC-Taca-da-Liga-202526-Ratings

Jogo #04 | Porto 1 – 3 Vitória SC : Minhotos aproveitam oportunidades

Grande surpresa no Dragão. O Porto está fora da Taça da Liga, mercê de uma derrota caseira por 3-1 ante o Vitória SC. Os portistas, com nove alterações em relação ao triunfo sobre o Estoril Praia na Liga, começaram melhor, marcaram por Gabri Veiga ao oitavo minuto, num grande golo, mas quando parecia que a equipa de Farioli ia ter uma noite descansada, os minhotos começaram a assentar o seu jogo, a afinar marcações e acabaram mesmo por impor a primeira derrota doméstica aos “azuis-e-brancos” na presente temporada. Primeiro foi Nélson Oliveira a empatar de penálti, ainda na primeira parte. Apesar do intenso domínio dos “dragões”, expresso na enorme diferença nas estatísticas finais, a verdade é que o Vitória aproveitou as poucas ocasiões que teve para marcar mais duas vezes após o intervalo. Fábio Samu fez o 2-1 aos 53 minutos e depois, aos 79, Oumar Camara fechou a contagem, de novo de grande penalidade. Três remates enquadrados, três golos. Na “final four”, em Janeiro, os vimaranenses jogarão as meias-finais com o Sporting. 

GoalPoint-2025-12-04-Porto-Vitoria-SC-Taca-da-Liga-202526-Ratings

Jogo #03 | Benfica 3 – 0 Tondela : “Águia” sempre no controlo do jogo

O triunfo do Benfica não foi particularmente brilhante em termos de “nota artística”, mas a formação da Luz fez o suficiente para bater tranquilamente o Tondela, em casa, por 3-0, e apurar-se para a “final four” da Taça da Liga, num jogo em que dominou por completo, sem carregar muito no acelerador. Otamendi fez, no seu jogo 250 de águia ao peito, o 1-0 de grande penalidade, numa primeira parte sem grandes oportunidades. O domínio benfiquista no segundo tempo prosseguiu e surgiram mais dois golos, o 2-0 por Lukébakio, após grande trabalho e assistência de Richard Ríos, e o derradeiro tento por Pavlidis, numa finalização à ponta-de-lança, ele que entrara no decorrer do segundo tempo. Além da muita posse de bola (64%), os “encarnados” tiveram forte presença na área contrária e estiveram bem no remate, com seis enquadrados em 11 tentados. O Tondela disparou oito vezes, apenas uma na direcção da baliza de Samuel Soares. Segue-se o Braga, na meia-final de Janeiro.

GoalPoint-2025-10-29-Benfica-Tondela-Taca-da-Liga-202526-Ratings

Jogo #02 | Braga 5 – 0 Santa Clara : Minhotos com grande eficácia

O triunfo do Braga, rumo à “final four”, nunca esteve em causa. A formação minhota parece ter feito, finalmente, as pazes com os golos e com as competições internas, goleando o Santa Clara por 5-0. Dois golos numa primeira parte de grande domínio e mais três na segunda metade, todos a partir do minuto 73. Olhando para os Golos Esperados (xG), os “guerreiros” não passaram de 1,3, pelo que marcaram quase mais quatro tentos (3,7) do que seria expectável.

GoalPoint-2025-10-29-Braga-Santa-Clara-Taca-da-Liga-202526-Ratings

Jogo #01 | Sporting 5 – 1 Alverca : Miúdos brilham intensamente

O Sporting apurou-se para a “final four” da Taça da Liga 2025/26 com uma facilidade surpreendente. A goleada por 5-1 sobre o Alverca acaba por ser um atestado de grande talento dos jovens leoninos. Rui Borges (Custódio também, do lado do Alverca) procedeu a muitas alterações e uma delas, o “puto” Salvador Blopa, acabou por ser a figura da equipa, e logo na estreia na equipa principal leonina. O jovem de 18 anos bisou na partida, tal como Quenda, num jogo de sentido único em que Ioannidis foi o “pai” dos mais jovens, com uma exibição de grande qualidade, abrilhantada com um golo e uma assistência.

GoalPoint-2025-10-28-Sporting-Alverca-Taca-da-Liga-202526-Ratings

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.