A equipa da 28ª Jornada da Liga 23/24

-

Numa 28ª jornada da Primeira Liga marcada pela importante vitória do Sporting no dérbi com o Benfica e pelas derrotas de Braga e Porto em casa, o “onze” GoalPoint Ratings da ronda é dominado por um Portimonense que lutou pela vida em Chaves e empresta assim quatro jogadores à equipa semanal. Dos três “grandes” encontramos apenas um jogador, o Geny(o) que decidiu o dérbi. Vamos aos detalhes.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 28

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-28-Primeira-Liga-202324-infog

Ignacio De Arruabarrena 9.1 MVP semanal 👑
MVP do #SCBFCA

O guardião do Arouca não surgia nos “onzes” há algum tempo, mas a exibição na Pedreira foi de tal ordem que o uruguaio é o dono da baliza e o MVP da jornada. De Arruabarrena fez oito defesas ante o Braga, máximo da jornada, cinco a remates na sua grande área e evitou (defesas – xSaves) quase dois golos (1,7).

Igor Formiga 8.1
MVP do #GDCPSC

O golo incrível que marcou em Chaves e deu a vitória ao Portimonense vale, por si só, a presença. Porém, Igor Formiga é dono do lado direito da defesa também porque fez dois passes para finalização, ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou e acumulou um dos máximos de desarmes da partida (3). Isto tudo… a partir do banco.

Pedrão 7.0

Mais um jogador do Portimonense. O central Pedrão foi uma muralha de pedra em Chaves, com nove acções defensivas, entre elas três desarmes, e quatro duelos aéreos defensivos ganhos em seis (máximo). Mas esteve também em destaque na construção, com seis passes longos certos em 14, uma assistência e um remate aos ferros. A nota acaba afectada por ter desperdiçado uma ocasião flagrante.

GoalPoint-2024-04-07-Chaves-Portimonense-Away-Pedrão-Primeira-Liga-202324-MVP

Aderllan Santos 6.8 

Esta é a quinta presença do central vila-condense nos “onzes” esta temporada. Aderllan praticamente não cometeu erros, acertou 90% dos passes que realizou, recuperou quatro vezes a posse de bola e acumulou dez acções defensivas, com destaque para três desarmes.

GoalPoint-2024-04-06-Rio-Ave-Gil-Vicente-Home-Aderllan-Santos-Primeira-Liga-202324-MVP

Bruno Onyemaechi 6.5 

O Boavista caiu em Faro, mas o seu lateral-esquerdo bem tentou levar a equipa para a frente. Bruno somou o máximo de passes para finalização do jogo, nada menos que cinco, registou cinco acções com bola na área contrária, duas conduções super progressivas, além de seis recuperações de posse e três desarmes.

GoalPoint-2024-04-05-Farense-Boavista-Away-Bruno-Onyemaechi-Primeira-Liga-202324-MVP

Joca Fernandes 8.1
MVP do #RAFCGVFC

A grande figura do triunfo do Rio Ave. Joga fez um dos três golos da equipa, enquadrou os três remates que realizou, fez nove passes progressivos e três super progressivos e somou um dos máximos de recuperações de posse (7).

Carlinhos Vinícios 7.4 

Excelente desempenho do médio dos algarvios em Chaves. Carlinhos fez um golo, três passes para finalização, seis recuperações de posse e o máximo de acções defensivas no meio-campo contrário, nada menos que cinco.

GoalPoint-2024-04-07-Chaves-Portimonense-Away-Carlinhos-Vinícios-Primeira-Liga-202324-MVP

Geny Catamo 8.4
MVP do #SCPSLB

Que grande jogo de Geny, a grande figura da vitória do Sporting no dérbi e, quiçá, um jogador decisivo na atribuição do título. O moçambicano não só bisou no encontro – o segundo golo foi de grande categoria -, como enquadrou dois dos quatro remates, somou dez acções com bola na área do Benfica (segundo valor mais alto), completou as seis tentativas de drible, fez três conduções progressivas e duas super progressivas e ganhou nove dos 11 duelos que disputou com Aursnes!

Bruma 8.3 

Apesar da pesada derrota caseira do Braga, Bruma esteve muito bem e não foi por ele que os “guerreiros” perderam. O extremo enquadrou todos os quatro remates que realizou, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, acumulou o máximo de acções com bola na área contrária (11), completou sete de 12 tentativas de drible e realizou cinco desarmes, tudo máximos do desafio. De negativo os 14 passes falhados em 31.

GoalPoint-2024-04-06-Braga-Arouca-Home-Bruma-Primeira-Liga-202324-MVP

Hélio Varela 7.4 

O atacante do Portimonense foi um verdadeiro quebra-cabeças para os flavienses. Não marcou, mas fez uma assistência e criou uma ocasião flagrante, teve sucesso em três de seis cruzamentos de bola corrida, errou somente um de 20 passes, completou seis de oito tentativas de drible e fixou novo recorde de conduções progressivas na Liga (14).

GoalPoint-2024-04-07-Chaves-Portimonense-Away-Hélio-Varela-Primeira-Liga-202324-MVP

Rafa Mujica 8.3 

Mais um brilharete do atacante arouquense. Rafa bisou na Pedreira, enquadrou quatro dos cinco remates que realizou e a sua nota não é mais elevada porque desperdiçou uma ocasião flagrante.

GoalPoint-2024-04-06-Braga-Arouca-Away-Rafa-Mujica-Primeira-Liga-202324-MVP

Outros jogadores à porta do “onze”

Ricardo Velho (Farense) 8.3

Gaizka Larrazabal (Casa Pia) 7.6

Marco Matias (Farense) 7.4

João Costinha (Rio Ave) 7.4

João Gonçalves (Boavista) 7.3

Os tops da jornada

São estes os melhores da 28ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J28SUMGPRMVPPASXG
2-0
3-2
3-0
0-3
2-1
2-3
2-2
1-2
0-0

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.