As 🔟 revelações da 1ª volta da Liga 22/23 ⭐️

-

A Liga bwin 2022/23 está a meio e é tempo de balanços, como costumamos fazer sempre à 17ª jornada do campeonato (nas épocas em que há 34 rondas, claro está). O MVP da primeira volta já é conhecido, o portista Otávio Monteiro, cujos números e análise ao seu desempenho pode conhecer no artigo dedicado ao médio (link). A seguir daremos a conhecer os 33 Magníficos da primeira metade da prova, mas antes disso deitamos um olhar para as Revelações da competição até ao momento, nada menos que dez nomes que têm surpreendido tudo e todos.

[ Os 10 jogadores com melhor rating, dentro dos critérios definidos para escolha como “Revelações” da Liga em curso ]

GoalPoint-10-Revelações-1-volta-Liga-bwin-202223-infog

Desta feita num formato um pouco diferente do habitual, escolhemos os dez jogadores com melhor GoalPoint Rating que cabem nos critérios definidos para jogadores que, esta temporada, se mostraram pela primeira vez em grande no futebol português. Esses critérios são simples: nascidos a partir de 1999 e que, em anteriores edições da Liga bwin (caso já a tenham disputado), tenham sido utilizados em menos de 360 minutos no total, e que tenham actuado mais de 510 minutos no campeonato em 2022/23, ou seja, pelo menos um terço do total possível. Curiosidade: os três melhores ratings são todos de defesas-centrais.

1 – António Silva (Benfica) – 6.59

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-António-Silva-infog

Confessem. Em Agosto nem sequer tinham ouvido falar do jovem central do Benfica. António Silva integrou os trabalhos da equipa principal de Roger Schmidt, ganhou a confiança do treinador e aproveitou de forma fantástica a onda de lesões que os “encarnados” tiveram na posição. Foi lançado, pegou de estaca, mostrou qualidade e maturidade incomuns e, passado pouco tempo, era titular indiscutível na Luz, com exibições de grande nível, e chamado por Fernando Santos para o Mundial do Qatar. Uma época de sonho, com apenas 19 anos de idade.

2 РSikou Niakat̩ (Braga) Р6.41

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Sikou-Niakaté-infog

O central de 23 anos chegou à Pedreira emprestado pelos franceses do Guingamp e não foi de modas. O gaulês pegou de estaca desde o início da temporada, com exibições sólidas, velocidade, capacidade física e qualidade no futebol aéreo. Tem sido um dos mais consistentes entre os “guerreiros” e um dos responsáveis pela boa época dos bracarenses. O Braga gasta pouco e contrata bem, isto vai rimar e já não surpreende ninguém.

3 – Tomás Araújo (Gil Vicente) – 6.34

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Tomás-Araújo-infog

O terceiro central no topo desta lista. Tomás Araújo, de 20 anos, foi lançado na época passada na equipa principal do Benfica, clube onde se formou e detentor do seu passe. Perante a concorrência, não se conseguiu fixar e jogou pouco, mas em 22/23 foi emprestado ao Gil Vicente e tem acumulado exibições autoritárias, de grande maturidade. Já leva duas assistências e pelo ar é difícil ultrapassá-lo… mas também pelo chão, como mostra a eficácia de desarme.

4 – Enzo Fernández (Benfica) – 6.30

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Enzo-Fernández-infog

Esta era óbvia. Chegado esta temporada ao Benfica e à Liga bwin, Enzo Fernández tem sido, provavelmente, o nome mais badalado a actuar em Portugal. Não perdeu tempo com adaptações, tornando-se de imediato o “patrão” de todo o futebol “encarnado”, com uma qualidade pouco vista num jogador de 21 anos. Pouco depois estava no Qatar a ajudar Messi a ser campeão do Mundo e o Chelsea não o larga, falando-se da possibilidade de bater a cláusula de €120M. Um craque.

5 – Tomás Silva (Vizela) – 6.22

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Tomás-Silva-infog

Em 2020/21 o lateral-direito, formado no Sporting, jogou pouco mais de 20 minutos na equipa principal leonina, o suficiente para se sagrar campeão nacional. Na temporada seguinte, emprestado aos vizelenses, actuou pouco mais de 30, mas esta época, aos 23 anos, pegou de estaca e tem realizado excelentes exibições, com qualidade no desarme e boa integração no ataquei (já leva duas assistências). Com Porro prestes a sair, este é um nome (e statscard) que fará muito sportinguista murmurar um “hmm?!”.

6 – Zé Carlos (Vitória SC) – 6.19

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Zé-Carlos-infog

O Vitória pode tardar em estabilizar o seu jogo e, por arrastamento, os resultados, mantendo-se uma equipa algo irregular, mas Zé Carlos tem fugido a essas oscilações. O atleta de de 21 anos é jogador do Varzim e está emprestado aos vimaranenses, mas não é por isso que tem dado menos nas vistas. O lateral-direito já leva duas assistências e tem mostrado consistência nos desarmes e nas intercepções. Tem sido dos melhores jogadores do emblema da Cidade Berço.

7 – Tiago Gouveia (Estoril Praia) – 6.17

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Tiago-Gouveia-infog

O extremo de 21 anos está cedido aos “canarinhos” por empréstimo do Benfica, correndo já a notícia de que regressará à Luz na próxima temporada, dado os excelentes jogos que tem realizado. Já leva três golos e quatro assistências e é uma das principais figuras do Estoril Praia. Precisa melhorar um pouco a eficácia de drible mas como ele acompanha a GoalPoint já deve ter dado pela coisa.

8 РZaydou Youssouf (Famalic̣o) Р6.09

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Zaydou-Youssouf-infog

O Famalicão está a crescer e Youssouf também. O médio-centro francês tem 21 anos e chegou esta temporada a Portugal oriundo do histórico Saint-Étienne, emblema a atravessar uma grave crise. Trata-se de uma espécie de “patrão” dos famalicenses, com capacidade de trabalho, mas também boa aproximação ao último terço.

9 – Moises Mosquera (Marítimo) – 6.03

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Moises-Mosquera-infog

Os insulares têm sentido muitos problemas esta temporada e estão na luta pela manutenção, mas Mosquera tem estado um pouco acima dos demais jogadores do Marítimo. O colombiano tem apenas 21 anos, mas fez parte da formação no clube do Funchal, onde chegou em 2019/20. Após alguns minutos (poucos) nas duas últimas temporadas na Liga, finalmente o central assumiu maior protagonismo, bem nas intercepções e nos duelos aéreos defensivos.

10 – Ibrahima Bamba (Vitória SC) – 5.97

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Ibrahima-Bamba-infog

No momento em que escrevíamos esta peça surgiam notícias de que Ibrahima Bamba estava na agenda do líder da Premier League, o Arsenal. O italiano de 20 anos, no Castelo desde 2020/21, é um médio-defensivo que esta época passou a assumir um papel de defesa-central com liberdade para subir, uma espécie de líbero que está a mostrar grande qualidade. Tem um excelente posicionamento e no desarme tem estado muito bem.

Parabéns a todos!
Não percas, a seguir, a divulgação dos outros 33 Magníficos GoalPoint da 1ª volta da Liga bwin 22/23. Até lá podes relembrar os das épocas anteriores, neste link.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.