O derradeiro mês de 2025 da Primeira Liga terminou com dois jogos por disputar relativos à 16ª jornada, nada que impeça termos um XI do mês repleto de jogadores de qualidade, que realizaram quatro rondas de grande calibre. O Porto aproveitou escorregadelas dos rivais Sporting e Benfica para cimentar o primeiro lugar, pelo que não espanta que os “dragões” sejam, a par dos “leões” e com as “águias bem perto”, o clube mais representado, com foco no sector defensivo.
XI do Mês de Dezembro | Presença forte dos “grandes”
[ O XI de Dezembro 2025 apresenta os melhores ratings entre jogadores com mais de 240 minutos entre as jornadas 13 e 16 (180 para Nacional, Santa Clara, Moreirense e Tondela, com um jogo em atraso cada) ]

O Porto só teve vitórias durante o mês de Dezembro. Se nos períodos anteriores havia emprestado menos dos seus craques, desta feita a melhor forma dos homens da Invicta acaba por ficar patente nesta equipa mensal, embora o Sporting, que escorregou em Barcelos e empatou na Luz, se mantenha forte entre os melhores desempenhos. Apesar da derrota na Taça da Liga com o Braga, o Benfica aparentou estabilizar o seu jogo, razão pela qual tem dois representantes. Contudo, também empatou na Pedreira e em casa com os “leões”, pelo que ficou longe do registo portista. Fora da órbitra dos três “grandes” apenas três jogadores, Marcus, David Sousa e Robles.

Pleno. O Sporting monopoliza, até agora, os destaques de Jogador do Mês GoalPoint Ratings, com Pedro Gonçalves (duas vezes), Luis Suárez e agora Maxi Araújo como as grandes figuras mensais. Aliás, em Dezembro, não fosse o uruguaio teria sido o atacante colombiano a conseguir um bis, pois teve o segundo melhor rating acumulado. Pavlidis e Aursnes, provavelmente as principais figuras do Benfica, também surgem na equação, com o Porto a emprestar três elementos, o jovem Rodrigo Mora, que está em plena ascensão com Farioli, e a dupla de centrais do “dragão”, constituída por Bednarek e Kiwior. Os “grandes” dominam e não parece que o cenário mude tão cedo.
Menções honrosas
Telmo Arcanjo (Vitória SC) 7.47
A boa época do Vitória tem tido um jogador em evidência, o explosivo Telmo Arcanjo. O cabo-verdiano só não salta para a equipa porque disputou somente 189 minutos.
Fotis Ioannidis (Sporting) 6.95
A crescer a olhos vistos está Ioannidis. É certo que está tapado por Suárez e pelo seu compatriota Pavlidis, mas as esperanças de entrar nas contas caem por ter contabilizado 201 minutos.
Frederico Venâncio (Santa Clara) 6.78
O esteio dos açorianos, Venâncio acaba penalizado por o Santa Clara ser uma das equipas com um jogo em atraso, mas até teria entrado na equipa, mas falhou o critério por apenas um minuto de utilização.
Samu (Porto) 6.63
O atacante portista foi um dos melhores marcadores de Dezembro, com cinco tentos, tantos quanto Suárez. Contudo, o seu rating ficou duas centésimas atrás do de Pavlidis.
Nicolás Otamendi (Benfica) 6.50
O argentino continua a ser o líder da defesa benfiquista e em Dezembro fez mesmo um golo, ficando por uma centésima atrás de Bednarek.
Rodrigo Zalazar (Braga) 6.38
O brilharete frente ao Benfica na Taça da Liga foi o culminar de uma época que está a ser de grande qualidade também na Liga, em especial nos últimos tempos. Zalazar esteve perto de entrar no “onze”, mas fica um pouco atrás na nota acumulada.
Parabéns aos eleitos!
Confere em baixo o(s) XI do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
XI do Mês de Outubro/Novembro | “Leão” continua por cima

A Primeira Liga atingiu o seu primeiro terço, com os habituais candidatos ao título em luta acesa pelos lugares cimeiros. Não foram muitas as surpresas no topo da tabela, com o Sporting a surgir, nos meses de Outubro e Novembro, como a equipa quiçá mais consistente e com melhores desempenhos individuais. O “leão” domina o XI do mês.
[ O XI de Outubro/Novembro 2025 apresenta os melhores ratings entre jogadores com mais de 300 minutos entre a jornada 8 e 12 ]

A Liga teve duas paragens devido aos compromissos das selecções, pelo que juntámos Outubro e Novembro na avaliação dos melhores desempenhos individuais neste período. Entre as jornadas 8 e 12 o mais relevante foi mesmo os empates entre Porto e Benfica e entre Sporting e Braga, precisamente na oitava ronda. A igualdade a duas bolas dos “encarnados” na Luz com o Casa Pia terá sido a grande surpresa desta fase, sendo que a boa forma leonina acaba por se ver reflectida neste “onze”. E com um “leão” em grande forma, Pedro Gonçalves, o Jogador do Mês nestas cinco rondas.

Ninguém ameaçou a liderança de “Pote” nos GoalPoint Ratings, mas há alguns destaques a ter em conta. Luis Suárez, o melhor em Setembro, voltou a brilhar, com Trincão a acompanhá-lo de perto. Aliás, o Sporting é o clube mais representado, com três elementos, sendo de realçar o meio-campo composto por dois jogadores do Estoril Praia, João Carvalho e Jordan Holsgrove. Benfica e Porto apresentam apenas um nome cada, uma vez que as exibições dos dois emblemas, independentemente dos resultados, não têm tido o mesmo brilho. Uma palavra para Lagerbielke, do Braga. O central sueco foi MVP em três das últimas quatro jornadas e começa a fazer levantar sobrolhos.
Menções honrosas
Santi García (Gil Vicente) 6.67
A boa carreira dos gilistas teve o especial contributo de Santi García. O médio espanhol marcou dois golos nestas cinco rondas e só não entra no “onze” por estar tapado por ratings mais elevados.
Lincoln Henrique (Alverca) 6.63
A estupenda exibição de Lincoln na vitória do Alverca na visita ao Casa Pia valeu-lhe a distinção de Jogador da Semana da jornada 12. O brasileiro, que brilhou no Santa Clara, regressou a Portugal e volta a mostrar qualidade acima da média. Neste período fez um golo e duas assistências. Pedro Gonçalves tapou a entrada de Lincoln no “onze”.
André Ferreira (Moreirense) 6.29
Os cónegos bem podem agradecer o seu excelente registo defensivo ao guarda-redes André Ferreira. Nestas cinco rondas foi o quarto com mais golos evitados (defesas -xSaves), nada menos que 0,9. Não parece muito, mas numa equipa que permite poucos remates aos adversários, tem o seu peso.
Parabéns aos eleitos!
Confere em baixo o(s) XI do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
XI do Mês de Setembro | Só dois clubes “repetentes”

Após um “onze” GoalPoint de Agosto amplamente dominado pelo Sporting, segue-se um elenco bem mais equilibrado, mesmo que liderado por um jogador leonino como Jogador do Mês, Luis Suárez e por margem muito curta sobre Luís Esteves, protagonista de um grande início de época no Gil e único repetente face ao primeiro “onze” mensal da época.
[ O XI de Setembro 2025 apresenta os melhores GoalPoint Ratings entre jogadores com mais de 180 minutos entre a jornada 5 e 7, 240 para Benfica e Rio Ave, que disputaram jogo em atraso ]

Muito aconteceu desde Agosto, inclusivamente com a chegada de José Mourinho ao Benfica, para o lugar de Bruno Lage. O Sporting arrancou forte na Liga, mas o Porto tem sido uma força até ao momento imparável, sendo um dos clubes com dois representantes, a par de um Estoril Praia em crescendo. Porém, o realce vai mesmo para a grande variedade de clubes representados.
Para lá de Suárez há outros elementos em destaque. Pepê tem mostrado que a má temporada passada já está para trás das costas, enquanto o seu colega de equipa Francisco Moura confirma os bons indicadores de 24/25. O reforço Sudakov é o representante do Benfica, com Ferro e Ricard Sánchez a serem os rostos do crescimento do Estoril Praia. Se em Agosto a presenta do gilista Luís Esteves gerou polémica, a continuação dos seus grandes desempenhos voltam a colocar o médio português entre os melhores executantes de Setembro.
Menções honrosas
Andrew (Gil Vicente) 6.76
O bom arranque do Gil Vicente tem também como protagonista o brasileiro Andrew. O guarda-redes tem sido um dos esteios da equipa minhota e só não entra no “onze” devido ao excelente momento de Renan Ribeiro.
Francisco Trincão (Sporting) 6.75
A mobilidade de Trincão e a qualidade do seu jogo voltaram a ser fundamentais para o Sporting. Contudo, a ausência de golos ou assistências em Setembro acaba por afastar o atacante da equipa mensal.
Pablo Rosario (Porto) 6.29
O reforço portista adaptou-se rapidamente à equipa e até marcou um golo em Setembro. Ainda assim, a concorrência foi demasiado forte. Fica a menção honrosa.
Parabéns aos eleitos!
Confere em baixo o(s) XI do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
XI do Mês de Agosto | Maioria leonina, descaída à esquerda

No mês de Agosto o domínio foi leonino. Apesar da derrota no “clássico”, o Sporting entrou muito forte na Liga e coloca cinco jogadores nesta primeira equipa, facto ao qual não é alheia a vantagem numérica conseguida em duas destas quatro partidas, mas, como o Futebol demonstra tantas vezes, até contra dez é preciso demonstrar qualidade senão corre mal. Estes 11 demonstraram-na, fosse contra nove, dez ou 11 adversários, no primeiro mês de Liga.
[ O “onze” de Agosto 2025 destaca os melhores ratings entre jogadores com mais de 240 minutos entre a jornada 1 e 4,
180 para Benfica e Rio Ave, ambos com um jogo a menos ]

Agosto foi mês de os três “grandes” mostrarem a sua força e todos eles deixarem uma mensagem forte sobre a candidatura ao título. O algoritmo do nosso Antunes, porém, não olha para os resultados em si, mas para os desempenhos individuais e a verdade é que o colectivamente forte FC Porto acaba por não ter qualquer representantes neste primeiro “onze” GoalPoint Ratings mensal. O Sporting, que perdeu o “clássico”, mas entrou de rompante, tem cinco representantes, o Benfica dois, sendo que apenas quatro elementos não são dos três habituais candidatos.

O Jogador do Mês de Agosto foi Pedro Gonçalves, como já tivemos oportunidade de revelar numa peça dedicada (link). “Pote” foi um de cinco “leões” em grande. Trincão trouxe a boa forma da época passada para esta, Ricardo Mangas mostrou ser um reforço barato e de luxo, Morten Hjulmand foi o pêndulo de sempre e Gonçalo Inácio reforçou a sua preponderância defensiva. No Benfica o destaque vai para a ala direita, com Amar Dedić e Fredrik Aursnes em grande, mas há que deixar uma palavra para Clayton. O atacante do Rio Ave teve influência directa em seis golos da sua equipa e colocou em risco a liderança de Pedro Gonçalves.
Menções honrosas
William Gomes (Porto) 7.78
Só a escassez de minutos (185) tirou a William a entrada no “onze” e até o destaque como jogador do mês. A grande exibição no “clássico” confirmou que esta pode ser a época do extremo brasileiro.
Samuel Soares (Benfica) 7.09
Com alguma surpresa, Samuel Soares tem desalojado Trubin da baliza benfiquista no campeonato e com grandes exibições, com destaque para a partida em Alverca. Não entra na equipa por… um minuto.
Guilherme Schettine (Moreirense) 6.84
O atacante brasileiro entrou em grande e já leva quatro golos pelo Moreirense. A grande forma de Clayton retira-lhe um lugar na equipa.
Rodrigo Pinheiro (Famalicão) 6.76
O Famalicão entrou forte na Liga e só não entra no “onze” devido à excelente fase de Dedić.



