A Primeira Liga atingiu o seu primeiro terço, com os habituais candidatos ao título em luta acesa pelos lugares cimeiros. Não foram muitas as surpresas no topo da tabela, com o Sporting a surgir, nos meses de Outubro e Novembro, como a equipa quiçá mais consistente e com melhores desempenhos individuais. O “leão” domina o XI do mês.
XI do Mês de Outubro/Novembro | “Leão” continua por cima
[ O XI de Outubro/Novembro 2025 apresenta os melhores ratings entre jogadores com mais de 300 minutos entre a jornada 8 e 12 ]

A Liga teve duas paragens devido aos compromissos das selecções, pelo que juntámos Outubro e Novembro na avaliação dos melhores desempenhos individuais neste período. Entre as jornadas 8 e 12 o mais relevante foi mesmo os empates entre Porto e Benfica e entre Sporting e Braga, precisamente na oitava ronda. A igualdade a duas bolas dos “encarnados” na Luz com o Casa Pia terá sido a grande surpresa desta fase, sendo que a boa forma leonina acaba por se ver reflectida neste “onze”. E com um “leão” em grande forma, Pedro Gonçalves, o Jogador do Mês nestas cinco rondas.

Ninguém ameaçou a liderança de “Pote” nos GoalPoint Ratings, mas há alguns destaques a ter em conta. Luis Suárez, o melhor em Setembro, voltou a brilhar, com Trincão a acompanhá-lo de perto. Aliás, o Sporting é o clube mais representado, com três elementos, sendo de realçar o meio-campo composto por dois jogadores do Estoril Praia, João Carvalho e Jordan Holsgrove. Benfica e Porto apresentam apenas um nome cada, uma vez que as exibições dos dois emblemas, independentemente dos resultados, não têm tido o mesmo brilho. Uma palavra para Lagerbielke, do Braga. O central sueco foi MVP em três das últimas quatro jornadas e começa a fazer levantar sobrolhos.
Menções honrosas
Santi García (Gil Vicente) 6.67
A boa carreira dos gilistas teve o especial contributo de Santi García. O médio espanhol marcou dois golos nestas cinco rondas e só não entra no “onze” por estar tapado por ratings mais elevados.
Lincoln Henrique (Alverca) 6.63
A estupenda exibição de Lincoln na vitória do Alverca na visita ao Casa Pia valeu-lhe a distinção de Jogador da Semana da jornada 12. O brasileiro, que brilhou no Santa Clara, regressou a Portugal e volta a mostrar qualidade acima da média. Neste período fez um golo e duas assistências. Pedro Gonçalves tapou a entrada de Lincoln no “onze”.
André Ferreira (Moreirense) 6.29
Os cónegos bem podem agradecer o seu excelente registo defensivo ao guarda-redes André Ferreira. Nestas cinco rondas foi o quarto com mais golos evitados (defesas -xSaves), nada menos que 0,9. Não parece muito, mas numa equipa que permite poucos remates aos adversários, tem o seu peso.
Parabéns aos eleitos!
Confere em baixo o(s) XI do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
XI do Mês de Setembro | Só dois clubes “repetentes”

Após um “onze” GoalPoint de Agosto amplamente dominado pelo Sporting, segue-se um elenco bem mais equilibrado, mesmo que liderado por um jogador leonino como Jogador do Mês, Luis Suárez e por margem muito curta sobre Luís Esteves, protagonista de um grande início de época no Gil e único repetente face ao primeiro “onze” mensal da época.
[ O XI de Setembro 2025 apresenta os melhores GoalPoint Ratings entre jogadores com mais de 180 minutos entre a jornada 5 e 7, 240 para Benfica e Rio Ave, que disputaram jogo em atraso ]

Muito aconteceu desde Agosto, inclusivamente com a chegada de José Mourinho ao Benfica, para o lugar de Bruno Lage. O Sporting arrancou forte na Liga, mas o Porto tem sido uma força até ao momento imparável, sendo um dos clubes com dois representantes, a par de um Estoril Praia em crescendo. Porém, o realce vai mesmo para a grande variedade de clubes representados.
Para lá de Suárez há outros elementos em destaque. Pepê tem mostrado que a má temporada passada já está para trás das costas, enquanto o seu colega de equipa Francisco Moura confirma os bons indicadores de 24/25. O reforço Sudakov é o representante do Benfica, com Ferro e Ricard Sánchez a serem os rostos do crescimento do Estoril Praia. Se em Agosto a presenta do gilista Luís Esteves gerou polémica, a continuação dos seus grandes desempenhos voltam a colocar o médio português entre os melhores executantes de Setembro.
Menções honrosas
Andrew (Gil Vicente) 6.76
O bom arranque do Gil Vicente tem também como protagonista o brasileiro Andrew. O guarda-redes tem sido um dos esteios da equipa minhota e só não entra no “onze” devido ao excelente momento de Renan Ribeiro.
Francisco Trincão (Sporting) 6.75
A mobilidade de Trincão e a qualidade do seu jogo voltaram a ser fundamentais para o Sporting. Contudo, a ausência de golos ou assistências em Setembro acaba por afastar o atacante da equipa mensal.
Pablo Rosario (Porto) 6.29
O reforço portista adaptou-se rapidamente à equipa e até marcou um golo em Setembro. Ainda assim, a concorrência foi demasiado forte. Fica a menção honrosa.
Parabéns aos eleitos!
Confere em baixo o(s) XI do Mês da época 25/26 até agora e no final podes clicar para descobrir todo o histórico GoalPoint no tema.
XI do Mês de Agosto | Maioria leonina, descaída à esquerda

No mês de Agosto o domínio foi leonino. Apesar da derrota no “clássico”, o Sporting entrou muito forte na Liga e coloca cinco jogadores nesta primeira equipa, facto ao qual não é alheia a vantagem numérica conseguida em duas destas quatro partidas, mas, como o Futebol demonstra tantas vezes, até contra dez é preciso demonstrar qualidade senão corre mal. Estes 11 demonstraram-na, fosse contra nove, dez ou 11 adversários, no primeiro mês de Liga.
[ O “onze” de Agosto 2025 destaca os melhores ratings entre jogadores com mais de 240 minutos entre a jornada 1 e 4,
180 para Benfica e Rio Ave, ambos com um jogo a menos ]

Agosto foi mês de os três “grandes” mostrarem a sua força e todos eles deixarem uma mensagem forte sobre a candidatura ao título. O algoritmo do nosso Antunes, porém, não olha para os resultados em si, mas para os desempenhos individuais e a verdade é que o colectivamente forte FC Porto acaba por não ter qualquer representantes neste primeiro “onze” GoalPoint Ratings mensal. O Sporting, que perdeu o “clássico”, mas entrou de rompante, tem cinco representantes, o Benfica dois, sendo que apenas quatro elementos não são dos três habituais candidatos.

O Jogador do Mês de Agosto foi Pedro Gonçalves, como já tivemos oportunidade de revelar numa peça dedicada (link). “Pote” foi um de cinco “leões” em grande. Trincão trouxe a boa forma da época passada para esta, Ricardo Mangas mostrou ser um reforço barato e de luxo, Morten Hjulmand foi o pêndulo de sempre e Gonçalo Inácio reforçou a sua preponderância defensiva. No Benfica o destaque vai para a ala direita, com Amar Dedić e Fredrik Aursnes em grande, mas há que deixar uma palavra para Clayton. O atacante do Rio Ave teve influência directa em seis golos da sua equipa e colocou em risco a liderança de Pedro Gonçalves.
Menções honrosas
William Gomes (Porto) 7.78
Só a escassez de minutos (185) tirou a William a entrada no “onze” e até o destaque como jogador do mês. A grande exibição no “clássico” confirmou que esta pode ser a época do extremo brasileiro.
Samuel Soares (Benfica) 7.09
Com alguma surpresa, Samuel Soares tem desalojado Trubin da baliza benfiquista no campeonato e com grandes exibições, com destaque para a partida em Alverca. Não entra na equipa por… um minuto.
Guilherme Schettine (Moreirense) 6.84
O atacante brasileiro entrou em grande e já leva quatro golos pelo Moreirense. A grande forma de Clayton retira-lhe um lugar na equipa.
Rodrigo Pinheiro (Famalicão) 6.76
O Famalicão entrou forte na Liga e só não entra no “onze” devido à excelente fase de Dedić.



