O XI GoalPoint do mês da Liga 2025/26

-

Os “onzes” GoalPoint Ratings do mês referentes à Primeira Liga 2025/26 estão de volta. Desta feita agregaremos numa só peça todas as equipas mensais da nova temporada do campeonato, para que assim os nossos GoalPointers tenham uma maior facilidade em acompanhar os nomes dos craques que mais se têm destacado- Neste primeiro mês, o de Agosto, o domínio é leonino. Apesar da derrota no “clássico”, o Sporting entrou muito forte na Liga e coloca cinco jogadores nesta primeira equipa, facto ao qual não é alheia a vantagem numérica conseguida em duas destas quatro partidas mas, como o Futebol demonstra tantas vezes, até contra 10 é preciso demonstrar qualidade senão corre mal. Estes 11 demonstraram a maior qualidade, fosse contra nove, dez ou onze adversários, no primeiro mês de Liga.

Agosto | Maioria leonina, descaída à esquerda

Nestas primeiras quatro jornadas, contam apenas para a selecção os jogadores que disputaram mais de 240 minutos. Esse número desce para 180, nos casos de Benfica e Rio Ave, equipas com um jogo a menos.

GoalPoint-Onze-Mês-Agosto-Primeira-Liga-202526-infog

Agosto foi mês de os três “grandes” mostrarem a sua força e todos eles deixarem uma mensagem forte sobre a candidatura ao título. O algoritmo do nosso Antunes, porém, não olha para os resultados em si, mas para os desempenhos individuais e a verdade é que o colectivamente forte FC Porto acaba por não ter qualquer representantes neste primeiro “onze” GoalPoint Ratings mensal. O Sporting, que perdeu o “clássico”, mas entrou de rompante, tem cinco representantes, o Benfica dois, sendo que apenas quatro elementos não são dos três habituais candidatos.

GoalPoint-POM-Agosto-2025-Pedro-Goncalves-infog

O Jogador do Mês de Agosto foi Pedro Gonçalves, como já tivemos oportunidade de revelar numa peça dedicada (link). “Pote” foi um de cinco “leões” em grande. Trincão trouxe a boa forma da época passada para esta, Ricardo Mangas mostrou ser um reforço barato e de luxo, Morten Hjulmand foi o pêndulo de sempre e Gonçalo Inácio reforçou a sua preponderância defensiva. No Benfica o destaque vai para a ala direita, com Amar Dedić e Fredrik Aursnes em grande, mas há que deixar uma palavra para Clayton. O atacante do Rio Ave teve influência directa em seis golos da sua equipa e colocou em risco a liderança de Pedro Gonçalves.

Menções honrosas

William Gomes (Porto) 7.78

Só a escassez de minutos (185) tirou a William a entrada no “onze” e até o destaque como jogador do mês. A grande exibição no “clássico” confirmou que esta pode ser a época do extremo brasileiro.

Samuel Soares (Benfica) 7.09

Com alguma surpresa, Samuel Soares tem desalojado Trubin da baliza benfiquista no campeonato e com grandes exibições, com destaque para a partida em Alverca. Não entra na equipa por… um minuto.

Guilherme Schettine (Moreirense) 6.84

O atacante brasileiro entrou em grande e já leva quatro golos pelo Moreirense. A grande forma de Clayton retira-lhe um lugar na equipa.

Rodrigo Pinheiro (Famalicão) 6.76

O Famalicão entrou forte na Liga e só não entra no “onze” devido à excelente fase de Dedić.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão, 180 nos casos de Benfica e Rio Ave.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.