Braga 🆚 Sporting | Guerreiros aplicam “mata leão”

-

O Braga é o primeiro finalista da Taça da Liga 2023/24. Os minhotos bateram o Sporting por 1-0, obrigando o “leão” a terminar o primeiro jogo da época a nível interno sem qualquer golo marcado. Os de Alvalade foram sempre mais dominadores e perigosos, até sofrerem o golo de Abel Ruiz, aos 65 minutos, altura em que registaram uma quebra que acabou por evitar a recuperação.

GoalPoint-2024-01-23-Braga-Sporting-Taca-da-Liga-202324-Ratings

Braga dá estocada a Sporting perdulário

Primeira parte de domínio leonino, a um nível pouco visto em “clássicos”. Mais bola, mais remates, mais e melhores ocasiões de golo e três bolas dos ferros, a primeira por Pedro Gonçalves (13′), a segunda e a terceira por Nuno Santos (36′ e 45′). O “leão” pressionava muito os jogadores minhotos, ao ponto de estes não conseguirem construir transições com princípio meio e fim, recuando bastante no terreno.

O melhor ao intervalo era, por isso mesmo, o guardião Matheus, obrigado a algum trabalho. O brasileiro registava um GoalPoint Rating de 6.9, graças a três defesas, todas a remates na sua grande área.

O “leão” reentrou perigoso, explorando, também, a subida aparente da defesa minhota, aproveitada por Gyökeres e Trincão para aparecerem amiúde nas costas da defesa contrária. Nesta fase, Pedro Gonçalves e Nuno Santos voltaram a desperdiçar excelentes oportunidades, não acertando com a baliza. Só que o Braga fez algumas alterações e colheu os frutos.

Aos 60 minutos, Artur Jorge lançou Abel Ruiz e o espanhol fez, de cabeça, o 1-0, cinco minutos volvidos, após cruzamento milimétrico de Zalazar. Um golo contra a corrente de jogo, mas a verdade é que o Sporting sentiu o toque e os “arsenalistas” passaram a ser a equipa mais perigosa, com Franco Israel a realizar duas defesas estupendas aos 75 minutos, a remate de Víctor Gómez e a recarga de Ricardo Horta. Só que agora era o Braga confortável, a recuar e a anular os ataques leoninos, rumo à final da Taça da Liga.

[ Sporting sempre mais subido, mas o Braga é que marcou ]

GoalPoint-2024-01-23-Braga-Sporting-Taca-da-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Matheus Magalhães 👑

O Sporting caiu com o golo, mas antes foi sempre a equipa mais atacante e rematadora e, no fim, procurou o empate. O guarda-redes do Braga, Matheus Magalhães, teve, por isso, algum trabalho e esteve muito bem, ao realizar quatro defesas, três a remates na grande área, uma delas, na primeira parte, extraordinária, a remate de Trincão. Foi, assim, o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.2.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Braga

Paulo Oliveira 6.6

Secou Gyökeres. Com a missão de seguir o sueco por todo o primeiro terço, o central ganhou quatro dos cinco duelos que disputou com o sportinguista. Paulo Oliveira terminou com 15 acções defensivas, com destaque para quatro desarmes e três intercepções.

Abel Ruiz 6.6

O espanhol entrou à hora de jogo e marcou cinco minutos depois, num belo golpe de cabeça, no único remate que realizou. Criou também uma ocasião flagrante.

João Moutinho 6.4

Teve de correr muito para lutar, muitas vezes sozinho, com o meio-campo do Sporting, mas realizou uma excelente partida, colorida com dois passes para finalização, nove recuperações de posse (segundo valor mais alto) e o máximo de desarmes (7).

José Fonte 6.2

O central, também ele veterano, esteve muito sólido, tendo ganho os dois duelos aéreos defensivos em que participou, realizado sete alívios e dois bloqueios de remate.

Rodrigo Zalazar 6.2

Muito importante na fase de reacção do Braga, ajudando muito a equilibrar o meio-campo. O uruguaio fez a assistência para o golo de Ruiz, teve eficácia nos dois cruzamentos realizados, completou as cinco tentativas de drible, ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos, 13 de 17 duelos e sofreu quatro faltas. A ocasião flagrante desperdiçada corta-lhe a nota.

Destaques do Sporting

Trincão 6.6

Está a atravessar um excelente momento e foi o melhor elemento do Sporting, com quatro remates, dois enquadrados, uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização e dois dribles completos em dois tentados.

Gonçalo Inácio 6.5

Estupendo no passe, com o máximo de completos (107) e realizados (117), assinou 14 passes progressivos, 123 acções com bola, nove conduções progressivas e 12 recuperações de posse, tudo valores mais altos.

Pedro Gonçalves 6.3

O craque leonino bem tentou, rematou quatro vezes, uma ao ferro, somou o máximo de passes para finalização (4), três super progressivos, mas a flagrante falhada corta-lhe o rating final.

Hjulmand 6.3

Muito lutador, fez dois passes para finalização e um de ruptura e ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou.

Nuno Santos 6.0

Um dos mais inconformados, foi o mais rematador do jogo (5), acertou duas vezes nos ferros, registou três passes para finalização, o segundo valor mais alto de acções com bola (93) e o máximo de acções na área contrária (6).

Gyökeres 4.8

O sueco esteve apagado, muito por culpa da acção de Paulo Oliveira e do cauteloso recuo da linha defensiva por parte do Braga. Gyökeres fez três remates, nenhum enquadrado, recebeu 11 passes progressivos (máximo), mas sofreu cinco desarmes (valor mais alto) e perdeu 12 de 16 duelos individuais.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.