A equipa da 18ª Jornada da Primeira Liga 23/24

-

A primeira jornada da segunda volta da Primeira Liga não trouxe grandes surpresas nos resultados dos candidatos mas foi rica em golos e em desempenhos individuais de alto nível, com vários autores de GoalPoint Ratings elevados a ficarem “à porta” do melhor “onze” da ronda 18, por falta de vaga. Atacamos então os 11 escolhidos, fechando com várias menções (mais do que) honrosas.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 18

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-18-Primeira-Liga-202324-infog

Jhonatan Siqueira 9.1
MVP do #GDCRAFC

Que jogo incrível do guardião do Rio Ave. Jhonatan travou o ímpeto do Chaves no ataque graças a um punhado de defesas de grande qualidade. Foram um total de oito (máximo da jornada), cinco a remates na sua grande área, três a disparos a menos de oito metros de distância e parou mesmo uma grande penalidade, e respectiva recarga, em cima do minuto 90. Evitou 2,2 golos (defesas – xSaves).

João Mário 7.7 

O lateral-direito esteve muito competente pelo flanco direito e terminou o jogo com o Moreirense com uma assistência, uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização (máximo), completou as três tentativas de drible, registou sete recuperações de posse e cinco desarmes (ambos máximos).

GoalPoint-2024-01-20-Porto-Moreirense-Home-João-Mário-Primeira-Liga-202324-MVP

Nicolás Otamendi 7.6

Na retina ficou o espectacular passe que lançou Di María, antes do 2-0ao Boavista. O capitão somou, portanto, um passe de ruptura, acertou cinco de sete longos, registou seis acções com bola na área contrária, ganhou os quatro duelos aéreos em que participou (três ofensivos) e acumulou 11 acções defensivas.

Zach Muscat 7.0 

O Farense prossegue a sua bela caminhada na Liga e desta feita foi ganhar no reduto do Casa Pia por 3-1, num jogo “tipo FM” em que os “gansos” dominaram e atacaram muito mais, mas com os golos a surgirem para o outro lado. A ajudar esteve Muscat, central maltês que marcou um golo, acertou todos os 25 passes que realizou, ganhou três de quatro duelos aéreos e somou nove acções defensivas, incluindo três bloqueios de remate.

Wendell 8.0 

Grande jogo do lateral brasileiro, com uma noite para mais tarde recordar. Wendell abriu o activo e bisou na partida na segunda parte, terminando com três remates enquadrados em quatro, 42 passes certos em 45 e três desarmes.

Alan Varela 8.7
MVP do #FCPMFC

A melhor exibição do argentino desde que chegou a Portugal. Alan Varela foi o melhor em campo no Porto-Moreirense, graças a um desempenho completo e coroado com o primeiro golo de dragão ao peito. O médio enquadrou dois de três remates, fez duas assistências em três passes para finalização e registou o máximo de recuperações de posse (7).

Rafik Guitane 8.7

Mais um recital do franco-argelino do Estoril Praia. Voltou a tentar muito o drible (sete vezes), desta feita sem tanta eficácia (dois completos), mas arrasou a servir os colegas. Ao todo registou cinco passes para finalização (máximo), criou duas ocasiões flagrantes, somou dois passes de ruptura, quatro conduções progressivas e duas super progressivas.

Ángel Di María 9.4
MVP do #SLBBFC

Enorme jogo do internacional argentino na Luz. O fantasista pode ter estado menos inspirado no drible, não tendo completado nenhuma das nove tentativas, mas terá sido por isso que a nota máxima não lhe tocou, porque de resto esteve imparável: um golo, uma assistência, sete remates, cinco passes para finalização, sete passes progressivos, quatro super progressivos, 13 progressivos recebidos, 84 acções com bola (tudo máximos), mas também o valor mais alto de acções defensivas no meio-campo contrário (6). Excelente.

Francisco Trincão 8.2
MVP do #FCVSCP

Tardou, mas finalmente Trincão começa a justificar as razões que levaram, há quatro épocas, o Barcelona a render-se ao imenso talento que demonstrou ao serviço do Braga. Com sequência de jogos, vai justificando o “status” de titular nas últimas semanas. Solto, confiante, esteve em evidência mais uma vez, desta feita acumulando três remates, um golo, uma assistência, 61 acções com a bola (sete na área contrária), conquistou seis duelos, perdeu sete, tendo ainda assinado duas conduções progressivas, outras tantas super progressivas, 13 perdas de bola e três acções defensivas.

Bruno Duarte 8.2
MVP do #CPACSCF

O atacante brasileiro brilhou na visita ao Casa Pia. O Farense atacou pouco, mas não precisou de muito para ganhar e Bruno Duarte fez um golo, uma assistência, criou uma ocasião flagrante, completou três de quatro tentativas de drible e ganhou três de sete duelos aéreos ofensivos.

Rafa Mujica 9.8 MVP semanal 👑
MVP do #EPFFCA

A grande figura da jornada. Rafa Mujica tem arrasado nas últimas semanas e voltou a fazer das suas. Na vitória no Estoril, o espanhol fez um golo, enquadrou três de cinco remates, assinou cinco passes para finalização, oito acções com bola na área contrária, recebeu 12 passes progressivos e registou cinco conduções progressivas e duas super progressivas.

Outros jogadores à porta do “onze”

Félix Correia (Gil Vicente) 7.9

Wenderson Galeno (Porto) 7.9

Viktor Gyökeres (Sporting) 7.9

Maxime Dominguez (Gil Vicente) 7.9

Morato (Benfica) 7.8

Murilo Costa (Gil Vicente) 7.7

Paulinho (Sporting) 7.6

Os tops da jornada

São estes os melhores da 18ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J18SUMGPRMVPPASXG
1-2
2-5
2-0
1-2
1-3
5-0
0-2
0-0
3-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.