Tal como na época passada, Braga e Sporting empataram na Pedreira, embora desta feita não tenham acontecido tantos golos como em 2022/23 (3-3). Os minhotos tiveram mais iniciativa, os “leões” foram matreiros nas transições, em especial no primeiro tempo, e marcaram por Pedro Gonçalves, ainda antes do intervalo. Álvaro Djaló empatou de livre directo.
Pouca acutilância ofensiva
Jogo muito competitivo na Pedreira, com um pouco mais de Braga, mas com o Sporting a surgir com uma estratégia de recuperação e rápidas transições, que teve como protagonista Gyökeres, sempre a explorar a profundidade com velocidade e a criar muito perigo, mas quase sempre a decidir mal no remate ou no último passe. Contudo foi Pedro Gonçalves a marcar o 1-0. Diomande na assistência e “Pote” (25′), com um remate forte, abriu o activo. Aos 39 minutos, Hjulmand facturou, naquele que seria o seu primeiro golo com a camisola leonina, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo de Pedro Gonçalves.
O melhor em campo ao intervalo era Diomande, com um GoalPoint Rating de 6.7. Além da assistência contava com quatro dribles eficazes em quatro tentados e outros tantos alívios.
🇵🇹 INTERVALO | Braga 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
🟢 Pote 🇵🇹 vai dando vantagem a leão matreiro
🔴 Minhotos com mais bola, mas sem criar perigo
🟢 Hjulmand 🇩🇰 já com golo anulado#LigaPortugal #SCBSCP pic.twitter.com/VSADkCPEbq
🇵🇹 Braga 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Ousmane Diomande 🇨🇮 6.7 🔝
🥈 Pedro Gonçalves 🇵🇹 6.1
🥉 Nuno Santos 🇵🇹 5.8
🔻 Pizzi 🇵🇹 4.4#LigaPortugal #SCBSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/fUlVIWJNNU
A toada manteve-se na segunda parte, com mais Braga e o Sporting nas transições. Ainda sim o jogo continuou a ter poucos remates ou ocasiões de golo… até ao minuto 78. Na cobrança de um livre directo, Álvaro Djaló colocou a bola “na gaveta” e empatou a partida, ao oitavo remate bracarense, segundo enquadrado. Um golo que colocou um pouco de justiça no marcador, numa partida que esteve longe de inspirada no que toca aos ataques.
⚠️ POUCA PÓLVORA
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
O Sporting fez apenas 5 remates esta noite em Braga
Há mais de 2 anos que os leões não rematavam tão pouco num jogo de Liga!
A última vez tinha sido também na Pedreira, em Agosto de 2021, numa vitória por 1-2 pic.twitter.com/agRpW8jSbr
[ Jogo equilibrado nos posicionamentos médios ]
MVP GoalPoint: Ousmane Diomande 👑
Jogão do central. Diomande terminou com um GoalPoint Rating de 7.0, não só porque foi dele a assistência para o golo de Pedro Gonçalves, mas porque esteve bem em diversos momentos. Somou dez passes progressivos e dois super progressivos, completou três de quatro tentativas de drible, acumulou oito recuperações de posse e outras tantas acções defensivas.
🇵🇹 Braga 🆚 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
Ousmane Diomande 🇨🇮 inventou a jogada do 1-0 e só perdeu o primeiro duelo já em tempo de compensação ⭐️#LigaPortugal #SCBSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/D551PlySau
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Braga
Djaló 6.3
Golaço do extremo do Braga a fazer o empate, num livre com apenas 0,05 golos esperados (xG).
🇵🇹 78' | Braga 1-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
Igualo o Braga!
Álvaro Djaló, de livre direto, surpreende Adán que vê a bola entrar ao 1º poste#LigaPortugal #SCBSCP pic.twitter.com/enNI7SNuuG
Niakaté 6.3
O central francês esteve sólido, tendo ganho os três duelos aéreos defensivos em que participou e realizado oito recuperações de posse.
Víctor Gómez 6.2
O defesa-direito do Braga esteve bem no passe (92% de eficácia), fez oito progressivos e três super progressivos e ainda realizou três bloqueios de passe/cruzamento.
Destaques do Sporting
Coates 6.9
Ao lado de Diomande esteve o líder da defesa. O uruguaio ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou e acumulou 13 acções defensivas, máximo do encontro, entre elas dois bloqueios de remate.
🇵🇹 90+1' | Braga 1-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
Coates ganhou todos os duelos a Banza desde que o francês entrou #LigaPortugal #SCBSCP pic.twitter.com/NXMvdMFuam
Pedro Gonçalves 6.2
Autor de um grande golo, esteve mais discreto no segundo tempo. Destaque para as seis acções defensivas na área bracarense.
Ricardo Esgaio 5.9
De volta à sua antiga casa, o ala teve sucesso nos dois cruzamentos que realizou e fez três bloqueios de remate/cruzamento.
Gyökeres 4.4
Muito interveniente no primeiro tempo, decidiu mal diversas acções em que tinha tudo para brilhar e desperdiçou mesmo uma ocasião flagrante, tendo acumulado nove maus controlos de bola. Quase desapareceu no segundo tempo.
🇵🇹 57' | Braga 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
Gyökeres já acumula 15 perdas de posse no jogo de hoje, 7 delas por maus controlos#LigaPortugal #SCBSCP pic.twitter.com/KQuenMspgc
🇵🇹 Braga 🆚 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 3, 2023
Viktor Gyökeres 🇸🇪 teve a sua exibição mais desinspirada de leão ao peito#LigaPortugal #SCBSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/d8ax4ysAec