Desde que nasceu o GoalPoint já vimos partir alguns ídolos da paixão que nos move, mas talvez nenhuma dessas notícias nos tenha deixado tão destroçados como a que deu conta que não veríamos mais Diogo Jota com a bola nos pés, um filho no colo ou com o irmão André Silva ao lado. As razões são óbvias, mas não se esgotam apenas na juventude dos intervenientes ou sequer em toda a tristeza que resulta da noção do momento familiar que vivia, e do que sentirão certamente aqueles que têm a sorte de ter um lugar no coração de Jota.
O desaparecimento de Jota vai revelando (ou relembrando) o seu lado para lá do futebolista, nomeadamente as características pessoais que fizeram dele, mais do que um grande jogador, uma pessoa atípica nos dias de hoje, na sua forma de estar e de ser, num mundo como o do Futebol. À medida que colegas, treinadores, dirigentes, amigos e até anónimos o relembram, percebemos o que já sabíamos mas talvez não tivéssemos dado a devida atenção: a personalidade e valores de Diogo Jota.
A sua história familiar e de carreira, a perseverança com que conquistou o seu lugar, sem ter nascido numa “academia de grande”, a sua “discrição social” e total ausência de exibicionismo, são tudo detalhes de percurso e/ou qualidades raras nos dias que correm. Esta constatação não encerra qualquer crítica a quem não é um “Diogo Jota” no futebol de hoje, mas representa certamente o elogio e reconhecimento de que, se Diogo brilhava em campo, fora dele terá sido um diamante ainda mais raro, o que aumenta a tristeza da sua perda, tão antecipada.
Tudo isto explica também o porquê da estrela de Liverpool e Portugal gerar tantas emoções e carinho. Jota foi um jogador sem “haters”, uma raridade nos tempos que correm, certamente porque nunca nos deu razões para outros sentimentos que não a admiração, carinho e, a partir de hoje, enorme saudade.
Terminamos partilhando uma selecção de publicações de homenagem a Diogo Jota, para podermos rever sempre que nos apercebermos que o “underrated” Diogo estará certamente a brilhar, pelo menos no céu da nossa memória. Até sempre Diogo e André, obrigado pelo exemplo de vida.
1. O mais lindo vídeo de Jota, pelo próprio, há 11 anos
Que pérola partilhou connosco o seguidor Ricardo Galeiras. Um vídeo com 11 anos, publicado pelo próprio Diogo, no seu canal com 20 e tal seguidores, antes de trilhar o caminho que ele próprio construiu, a pulso. Atenta nas palavras que escolheu para “ilustrar” sonoramente o vídeo, que acabam por ser uma arrepiante e comovente metáfora da sua vida.
2. A bonita homenagem do Liverpool ao seu craque
Diogo Jota faria a 19 de Setembro cinco anos ao serviço do Liverpool, um trajecto incrível, para quem chegou a um dos maiores clubes do mundo pelo próprio mérito e vindo de baixo. A saudade que se vive no clube é tão evidente como o carinho que transparece nesta homenagem oficial.
3. O agradecimento de um pai, quatro anos depois
Ste Davies relata o dia em que Diogo Jota enviou uma mensagem ao seu filho, na altura doente, e que o ajudou mais do que alguma vez poderá transmitir ao jogador.
4. A mensagem do colega Andy Robertson
Foram muitos os colegas e ex-colegas de Diogo Jota que lhe dedicaram bonitas homenagens, que nos deixaram perceber a pessoa que foi para os que com ele trabalharam e a amizade que construiu com muitos deles. Escolhemos a de Andy Robertson, como um exemplo.
4. Homenageado em todo o mundo, até no… Futebol Australiano
Já esta madrugada, um dia após a notícia trágica, foi a vez de Motlop, atleta de futebol australiano, celebrar a vida de Diogo Jota replicando um dos seus mais icónicos festejos.
5. A nossa homenagem
… sem mais palavras do que as publicadas. Um abraço Diogo e André.