Editorial | Quando o Abel ganha, ganhamos todos

-

As vitórias de treinadores sem medo da mudança deixam-nos sempre felizes. Mas a conquista da Libertadores 2021 pela equipa técnica comandada por Abel Ferreira enchem-nos de alegria e orgulho ímpares. Porquê? Porque o Abel acreditou, antes de qualquer outro, na GoalPoint, e acredita até hoje.

Foi em 2014 que criámos a primeira (e até agora única) empresa de football analytics profissionais em Portugal, mas apenas em 2016, com a chegada dos reforços Hernâni Ribeiro (Head da GoalPointPro) e Georgios Gkagkaudakis (CTO da GoalPoint), foi-nos possível dar um salto ambicionado desde o início: criar uma unidade focada em oferecer os melhores “data driven insights” ao futebol profissional, de clubes a selecções, de treinadores a agentes, a GoalPointPro.

Em 2018 fomos abordados por Abel Ferreira e sua equipa técnica. O que queria ele? Precisamente aquilo que quase todos, de uma forma geral, começam a perceber na sua postura: queria mais, sempre mais. Abel queria saber mais, queria estar melhor preparado, melhor informado e queria, inclusive, que o ajudássemos a descobrir o que precisava, isto apesar de desde a primeira hora termos descoberto uma equipa técnica que não tinha medo dos dados, não os desvalorizava e já os procurava, como podia.

Começámos a trabalhar com a “team Abel” no Sporting de Braga, durante época e meia, e continuámos até hoje. Seguiu-se a missão no PAOK e agora a conquista da América do Sul. Durante esse trajecto contámos sempre com um parceiro curioso, envolvido e criativo, que nos desafiou a colaborar em quase todas as áreas fundamentais, do scouting à análise pós-jogo, passando pela caracterização do adversário e pela avaliação de desempenho do próprio plantel, sempre numa lógica analítica, sempre num plano complementar ao excelente trabalho observacional que uma boa equipa técnica é capaz de fazer.

Ao longo destes três anos, a mais longa parceria GoalPointPro em curso, o Abel nunca nos pediu estatística. Pediu sim conhecimento, informação rápida, fundamentada, por vezes discutida e sempre adaptada aos tempos e linguagem do Futebol real. Sabemos que lhe demos tudo o que podíamos dar, na ânsia de apoiar um treinador inovador, visionário e que confiou em nós antes mesmo de provarmos ser merecedores. Mas também ele nos deu abertura, desafios, curiosidade e reconhecimento raramente oferecidos com tanto entusiasmo, no contexto do Futebol profissional.

É por tudo isto que uma vitória de Abel Ferreira e da sua equipa técnica é para nós tão especial, a primeira de muitas, esperamos.

Parabéns mister Abel Ferreira e a toda a equipa técnica!
Obrigado pela confiança e pelo desafio.

Parabéns também à equipa GoalPointPro, na pessoa do Hernâni Ribeiro, pelo magnífico trabalho desenvolvido com todos os nossos parceiros.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreirahttps://goalpoint.pt
Co-fundador da GoalPoint Partners, em 2014. Desempenhou entre 2011 e 2013 os cargos de Secretário-Geral da SAD do Sporting Clube de Portugal, Director da Equipa B e da Academia Sporting.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR