(artigo publicado a 31 de Janeiro de 2021. Republicado a 07 de Março, após a conquista da Copa do Brasil, a 27 de Novembro, após a reconquista da Libertadores e a 07 de Dezembro de 2023, com a conquista épica do bicampeonato. O sentimento é o mesmo, o orgulho é que vai duplicando)
As vitórias de treinadores sem medo da mudança deixam-nos sempre felizes. Mas a conquista da Libertadores 2021 pela equipa técnica comandada por Abel Ferreira enchem-nos de alegria e orgulho ímpares. Porquê? Porque o Abel acreditou, antes de qualquer outro, na GoalPoint, e acredita até hoje.
No Brasil ou em Portugal, campeão é campeão 🏆
Parabéns, professor! 🇧🇷🇵🇹#AméricaVerde #AlmaECoração pic.twitter.com/2C0aO7YWop
— Palmeiras 🏆🏆🏆 (@Palmeiras) January 30, 2021
Foi em 2014 que criámos a primeira (e até agora única) empresa de football analytics profissionais em Portugal, mas apenas em 2016, com a chegada dos reforços Hernâni Ribeiro (Head da GoalPointPro) e Georgios Gkagkaudakis (CTO da GoalPoint), foi-nos possível dar um salto ambicionado desde o início: criar uma unidade focada em oferecer os melhores “data driven insights” ao futebol profissional, de clubes a selecções, de treinadores a agentes, a GoalPointPro.
Em 2018 fomos abordados por Abel Ferreira e sua equipa técnica. O que queria ele? Precisamente aquilo que quase todos, de uma forma geral, começam a perceber na sua postura: queria mais, sempre mais. Abel queria saber mais, queria estar melhor preparado, melhor informado e queria, inclusive, que o ajudássemos a descobrir o que precisava, isto apesar de desde a primeira hora termos descoberto uma equipa técnica que não tinha medo dos dados, não os desvalorizava e já os procurava, como podia.
Começámos a trabalhar com a “team Abel” no Sporting de Braga, durante época e meia, e continuámos até hoje. Seguiu-se a missão no PAOK e agora a conquista da América do Sul. Durante esse trajecto contámos sempre com um parceiro curioso, envolvido e criativo, que nos desafiou a colaborar em quase todas as áreas fundamentais, do scouting à análise pós-jogo, passando pela caracterização do adversário e pela avaliação de desempenho do próprio plantel, sempre numa lógica analítica, sempre num plano complementar ao excelente trabalho observacional que uma boa equipa técnica é capaz de fazer.
Ao longo destes três anos, a mais longa parceria GoalPointPro em curso, o Abel nunca nos pediu estatística. Pediu sim conhecimento, informação rápida, fundamentada, por vezes discutida e sempre adaptada aos tempos e linguagem do Futebol real. Sabemos que lhe demos tudo o que podíamos dar, na ânsia de apoiar um treinador inovador, visionário e que confiou em nós antes mesmo de provarmos ser merecedores. Mas também ele nos deu abertura, desafios, curiosidade e reconhecimento raramente oferecidos com tanto entusiasmo, no contexto do Futebol profissional.
É por tudo isto que uma vitória de Abel Ferreira e da sua equipa técnica é para nós tão especial, a primeira de muitas, esperamos.