Estoril 🆚 Porto | Canarinhos deixam dragões muito longe do título

-

Terceira derrota da época para o Porto frente ao Estoril Praia. Os “canarinhos” já haviam batido os portistas no Dragão, para a Liga, e em casa, na Taça da Liga, e voltaram a repetir o feito, num jogo muito acidentado, em especial na segunda parte, com penálti assinalado e revertido, e três expulsões, duas para os “azuis-e-brancos”. Um desaire que pode ter arrumado, em definitivo, as aspirações dos da Invicta na luta pelo título.

GoalPoint-2024-03-30-Estoril-Porto-Primeira-Liga-202324-Ratings

Um golo e três vermelhos

A primeira parte foi totalmente dominada pelo FC Porto, que terminou com muita posse de bola, pressão e mais ocasiões de golo. Dizemos mais, porque a melhor pertenceu ao Estoril, com Cassiano, logo aos sete minutos, a permitir uma grande defesa a Diogo Costa, num lance que tinha 63% de hipótese de ser golo, tendo em conta os Golos Esperados (xG). Os “dragões” também tiveram diversos lances de perigo, com Evanilson a protagonizar o mais flagrante.

Devido à defesa logo no arranque, Diogo Costa era o MVP ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.3. Bem perto seguia o espanhol Nico González, com 6.1.

O segundo tempo começou da mesma forma. Logo aos sete minutos (52′), Rodrigo Gomes conduziu pela esquerda, cruzou atrasado e nem Cassiano, nem Heriberto conseguiram a emenda, quando tinham tudo para marcar. Pouco depois da hora de jogo, o árbitro assinalou penálti de Mangala sobre Francisco Conceição, mas acabou por reverter a decisão após revisão pelo VAR.

Até que aos 65 minutos, contrariedade para os “dragões”. Mau controlo de bola de Diogo Costa, Heriberto interceptou e o guardião portista fez falta fora da área, quando o estorilista estava em boa posição para atirar para a baliza deserta. Cartão vermelho directo para o internacional luso e Porto com dez elementos. Cláudio Ramos, acabado de entrar, não conseguiu travar o livre directo de Cassiano (69′), que abriu o activo.

Aos 74, Rodrigo Gomes fugiu pela direita e quase fez o 2-0, mas a bola saiu rente ao poste, e aos 89 foi a vez de Francisco Conceição ir para os balneários mais cedo, por duplo amarelo. Ainda antes do final, Bernardo Vital carregou Namaso em falta quando este se isolava e também viu vermelho directo. Final de jogo muito acidentado, na terceira derrota dos “azuis-e-brancos” frente aos “canarinhos” esta temporada.

[ Muito mais Porto no ataque, mas o Estoril soube lidar com isso ]

GoalPoint-2024-03-30-Estoril-Porto-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Cassiano 👑

A grande figura do jogo. O atacante brasileiro começou a partida a desperdiçar uma flagrante, mérito para Diogo Costa, mas lutou muito, nunca desistiu e acabou por fazer, de livre directo, o único golo do jogo. Ao todo fez três remates, dois enquadrados, e ajudou a equipa com espantosos (para um ponta-de-lança) seis desarmes, terminando com um GoalPoint Rating de 6.9.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Estoril Praia

João Basso 6.4

Jogo de muita luta do central brasileiro. Além de ter ganho dois de cinco duelos aéreos defensivos, Basso somou seis alívios e dois bloqueios de remate.

Mateus Fernandes 6.2

Desempenho fundamental do jovem médio, que somou incríveis 11 desarmes, novo máximo desta Liga. E ainda acumulou dez recuperações de posse.

Tiago Araújo 6.1

O lateral-esquerdo estorilista soube lidar com a imprevisibilidade de Francisco Conceição e terminou com sete alívios e uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização.

Destaques do Porto

Otávio 6.9

O passe para Diogo Costa que acabou na expulsão do guardião marca a exibição do central. Contudo, até esses momentos loucos, o brasileiro esteve bem, somando 92 acções com bola, dez recuperações de posse e oito acções defensivas, com destaque para três desarmes e outras tantas intercepções.

Wendell 6.8

O lateral-esquerdo brasileiro também realizou um jogo positivo. Além de um passe de ruptura, somou 94 acções com bola, fez três desarmes, três acções defensivas no meio-campo contrário e sofreu quatro faltas, máximo do jogo).

Nico González 6.5

O espanhol foi, talvez, o jogador mais regular do Porto neste jogo, actuando a bom nível desde o apito inicial. Realizou dois passes para finalização e completou as duas tentativas de drible.

Galeno 5.9

O internacional “canarinho” saiu aos 67 minutos com muita luta, mas pouca inspiração. Ainda assim fez um passe de ruptura e criou uma ocasião flagrante. De negativo os cinco maus controlos de bola.

Pepe 5.8

Com poucas acções defensivas (3), o capitão destacou-se no passe, com 82 certos em 91, oito longos completos em 11, dez progressivos e cinco super progressivos. Foi o jogador com mais acções com bola (102) e somou dez recuperações de posse. De negativo os dois dribles consentidos no primeiro terço.

Evanilson 5.6

Desinspirado, o ponta-de-lança falhou uma ocasião flagrante e não enquadrou nenhum dos três remates que realizou. De positivo as dez acções com bola na área contrária e os três duelos aéreos ofensivos ganhos em cinco.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.