O calendário está, finalmente, em dia e o Sporting não desperdiçou a oportunidade para se destacar ainda mais na liderança da Primeira Liga, aumentando para sete pontos a vantagem sobre o Benfica. Em jogo em atraso da 20ª jornada, os “leões” ganharam 1-0 em Famalicão, golo marcado na primeira parte por Pedro Gonçalves, e apesar da reacção final dos minhotos, os de Alvalade nunca perderam verdadeiramente o controlo dos acontecimentos.
Marcar cedo, dominar e controlar
O Sporting entrou bem no jogo, a pressionar e quase marcou aos 13 minutos. Daniel Bragança arrancou um grande pontapé de fora da área, Luiz Júnior conseguiu desviar a bola para a barra, o esférico ainda bateu nas costas do guardião brasileiro, mas este evitou o golo à segunda. Contudo, aos 19 minutos nada pôde fazer. Trincão assistiu Pedro Gonçalves e este, isolado, atirou a contar. E até ao descanso os lisboetas mandaram no jogo, limitando os da casa a apenas um remate, sem perigo.
🇵🇹 25' | Famalicão 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Famalicão ainda sem remates ou ações dentro da área do SCP#LigaPortugal #FCFSCP pic.twitter.com/iAtM7NJgiN
🇵🇹 42' | Famalicão 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Primeiro remate do Famalicão foi de livre direto e demorou 42 minutos a aparecer#LigaPortugal #FCFSCP pic.twitter.com/5U6YQavI7e
Pedro Gonçalves era o MVP ao intervalo, registando um GoalPoint Rating de 6.4, fruto não só do golo, mas também de duas acções defensivas no meio-campo contrário.
🇵🇹 INTERVALO | Famalicão 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Pedro Gonçalves fez a diferença, numa primeira parte em que apenas os "leões" remataram na direcção da baliza#FCFSCP #LigaPortugal pic.twitter.com/2cnegWcNvU
🇵🇹 Famalicão 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Pedro Gonçalves 🇵🇹 6.4 🔝
🥈 Francisco Trincão 🇵🇹 6.0
🥉 Morten Hjulmand 🇩🇰 5.9
🔻 Luiz Júnior 🇧🇷 4.3#LigaPortugal #FCFSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/nTpou5bTeR
Pouco mudou no segundo tempo. O Famalicão bem tentou, conseguiu soltar-se amiúde, mas o controlo das operações era do “leão”, que continuava a ter mais bola e a rematar mais. Quando não o fazia, os seus jogadores tinham a capacidade para pressionar o portador da bola ou o homem a recebê-la para anularem de imediato as tentativas minhotas.
🇵🇹 62' | Famalicão 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Desde o golo que não se vê um remate enquadrado no jogo
Passaram 53 minutos
Lembramos que está a haver Champions#LigaPortugal #FCFSCP pic.twitter.com/6ndWiy9nUK
Ainda assim, os homens da casa nunca desistiram, terminando o jogo num último esforço para chegar ao golo, mas sem sucesso, naquela que foi a primeira derrota de Armando Evangelista como técnico famalicense. O Sporting, esse, já leva sete pontos de vantagem no topo da tabela.
⚠️ SO WHAT, BUT…
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
O SCP terminou o jogo em Famalicão com apenas 15 ações dentro da área da adversária
O mínimo dos leões até hoje eram 23, e a média antes deste jogo eram 35,8#LigaPortugal #FCFSCP pic.twitter.com/rqYMamt7mV
[ Sporting com muito jogo pelo franco esquerdo ]
MVP GoalPoint: Francisco Trincão 👑
Mais um capítulo da grande época de Trincão. O extremo leonino foi o melhor em campo na partida em atraso da 20ª jornada, em Famalicão, com um GoalPoint Rating de 7.8, graças à assistência para o golo de “Pote”, quatro passes para finalização (máximo), dois cruzamentos eficazes em duas tentativas , três dribles completos em quatro tentados, sete recuperações de posse e cinco desarmes, este máximo do jogo.
🇵🇹 Famalicão 🆚 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Francisco Trincão 🇵🇹 ofereceu o golo a Pote e ainda terminou o jogo como o jogador com mais desarmes (5) ⭐️#LigaPortugal #FCFSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/IvA21W6ed1
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Famalicão
Justin de Haas 6.1
O central neerlandês teve muito trabalho e cumpriu. Ao todo somou dez acções defensivas, com destaque para três intercepções e dois bloqueios de remates. Fez um corte decisivo.
Zaydou Youssouf 5.9
O médio francês esteve bem no passe, com seis longos certos em oito e seis passes progressivos, e ainda somou seis recuperações de posse. Sofreu quatro faltas.
Destaques do Sporting
Coates 6.6
O uruguaio é o jogador do campeonato com melhor eficácia nos duelos aéreos defensivos e este facto ficou novamente patente neste encontro, com mais quatro ganhos… em quatro. Coates somou ainda sete alívios e 79 acções com bola.
🇵🇹 53' | Famalicão 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Coates ganhou 84% dos duelos aéreos defensivos que disputou neste campeonato!
Ninguém venceu % maior no nosso campeonato#LigaPortugal #FCFSCP pic.twitter.com/GS9Q0HtUKS
🔝 % de duelos aéreos defensivos ganhos nas principais ligas europeias 🏴🇪🇸🇩🇪🇮🇹🇫🇷🇵🇹*
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
1⃣ Nikola Milenković 🇷🇸 (Fiorentina 🇮🇹) 86,8%
2⃣ Virgil van Dijk 🇳🇱 (Liverpool 🏴) 86,0%
3⃣ Sebastián Coates 🇺🇾 (Sporting 🇵🇹) 85,1%
4⃣ Harry Maguire 🏴 (Man Utd 🏴) 82,4%
5⃣ Dan-Axel Zagadou 🇫🇷… pic.twitter.com/tMVwivwj9F
Gyökeres 6.1
O sueco voltou a ficar em branco, mas o seu trabalho é fundamental. Além de ter recebido 12 passes progressivos (máximo), teve sucesso em três das quatro tentativas de drible e ganhou quatro de seis duelos aéreos defensivos.
Em boneco 👇 pic.twitter.com/z4lB1lDIKz
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Daniel Bragança 6.1
Mais um belo jogo do médio, que falhou somente dois de 35 passes e recuperou sete vezes a posse de bola.
Pedro Gonçalves 6.0
O autor do golo do jogo. “Pote” foi ainda importante na pressão, com três acções defensivas no meio-campo contrário.
Geny Catamo 5.9
O ala saiu lesionado aos 68 minutos e, na folha de serviço, apresentava uma ocasião flagrante criada, cinco conduções progressivas e duas super progressivas. Sofreu três desarmes.
🇵🇹 65' | Famalicão 0-1 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 16, 2024
Geny Catamo já leva 5 conduções progressivas neste jogo
Para referência, Ricardo Esgaio tem 8 em todo o campeonato#LigaPortugal #FCFSCP pic.twitter.com/WnD9aajD4u
Gonçalo Inácio 5.8
Mais uma vez esteve muito bem no passe, com 83 completos em 92 e sete progressivos. Foi o jogador com mais acções com bola (101), recuperou seis vezes a posse de bola e ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos.