RUMO ao Jamor. O FC Porto carimbou na noite desta quarta-feira o acesso à final desta 83.ª edição da Taça de Portugal. Após o triunfo em Guimarães, os “azuis-e-brancos” voltaram a travar os minhotos, desta feita por 3-1. Numa grande partida, intensa, emotiva e imprópria para cardíacos, os “dragões” entraram em falso, mas souberam serenar os ânimos e deram a volta ao texto. Afonso de Freitas abriu a contagem, Taremi – que não era titular desde 29 de Dezembro do ano passado – fez o empate, Francisco Conceição e Pepê espantaram os “fantasmas” e colocaram um ponto final nas aspirações da equipa de Álvaro Pacheco. No próximo dia 26 de Maio, a equipa de Sérgio Conceição, que conquistou as duas últimas edições da prova rainha, vai defrontar o Sporting.
Jogo de loucos e impróprio para cardíacos
Aos 59 segundos, no primeiro lance de ataque no jogo, o Vitória deixou o Dragão em silêncio quando Afonso Freitas empatou a eliminatória na sequência de um lançamento lateral.
🇵🇹 1' | Porto 0-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 17, 2024
GOLO DO VITÓRIA!
Na sequência de um lançamento lateral, 3 jogadores do Vitória tocam na bola sem que nenhum do FCP lhe chegue!
Iván Jaime nada podia fazer#FCPVSC pic.twitter.com/yekQfRUYv5
Afonso Freitas marca no primeiro minuto da partida 🤯#sporttvportugal #TAÇAnaSPORTTV #taçadeportugal #fcporto #vitoriasc pic.twitter.com/zaJSPWDMKJ
— sport tv (@sporttvportugal) April 17, 2024
Paulatinamente, os portistas foram colhendo os cacos, começaram a jogar de forma veloz, explorando a largura com Wendell e Galeno à esquerda e João Mário e Francisco Conceição na ala oposta, e foram ameaçando o empate que chegou da marca dos 11 metros por intermédio de Taremi.
Taremi empata a partida de grande penalidade! 🔥#sporttvportugal #TAÇAnaSPORTTV #taçadeportugal #fcporto #vitoriasc pic.twitter.com/YsDNHwGjsq
— sport tv (@sporttvportugal) April 17, 2024
O tento não travou o ímpeto portista e Charles foi uma espécie de muro que tudo foi parando – três defesas – à excepção de um “míssil” de Francisco Conceição já no período de descontos. No último suspiro desta grande primeira parte, por um “danoninho” Nélson Oliveira não conseguiu chegar ao empate.
🏆🇵🇹 41' | Porto 1-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 17, 2024
Francisco Conceição venceu 8 dos 11 duelos que disputou até agora#TaçaDePortugal #FCPVSC pic.twitter.com/XRlnNyoruH
Francisco Conceição a marcar em cima do intervalo! 🐲#sporttvportugal #TAÇAnaSPORTTV #taçadeportugal #fcporto #vitoriasc pic.twitter.com/zxDkvwQulQ
— sport tv (@sporttvportugal) April 17, 2024
Chico Conceição, sempre ele, era o melhor em cena fruto de dois remates, um golo, quatro cruzamentos, nove duelos conquistados e seis conduções progressivas que lhe valiam um GoalPoint Rating de 7.6.
https://twitter.com/_Goalpoint/status/1780690988903674308
🏆🇵🇹 Porto 2-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 17, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Francisco Conceição 🇵🇹 7.6 🔝
🥈 Afonso Freitas 🇵🇹 6.2
🥉 Nico González 🇪🇸 6.1
🔻 Nélson Oliveira 🇵🇹 4.2#TaçaDePortugal #FCPVSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/jlFXOvRN4i
Se a primeira parte foi de perder o fôlego, a etapa final não lhe ficou atrás. Parada e resposta com os vimaranenses subiram o bloco e a tentarem de tudo para chegar ao empate “empurrados” pelos raides de Kaio César de Jota Silva, por sua vez, o FC Porto aproveitava as costas para accionar a velocidade supersónica de Galeno – muito perdulário e trapalhão a definir. A balança poderia pender para qualquer um dos lados, mas foi a formação da Invicta a mais mortífera e a 15 minutos dos 90 Pepê, assistido por Romário Baró, carimbou o acesso rumo à final do Jamor.
🏆🇵🇹 75' | Porto 3-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 17, 2024
Pepê arruma com o jogo!
Passe de morte é de Romário Baró#TaçaDePortugal #FCPVSC pic.twitter.com/dPpANjFHRP
Pepê faz o terceiro dos 🐲! #sporttvportugal #TAÇAnaSPORTTV #taçadeportugal #fcporto #vitoriasc pic.twitter.com/DN9lh3GulB
— sport tv (@sporttvportugal) April 17, 2024
Sem nunca desistir, o conjunto minhoto tentou encurtar distâncias, mas Bruno Gaspar fez o mais difícil e falhou um golo que parecia cantado e João Mário viu Charles negar-lhe a festa. Nada que travasse a terceira presença consecutiva do FC Porto no Jamor.
[ Houve equilíbrio no posicionamento médio das duas equipas ]
MVP GoalPoint: Francisco Conceição 👑
Tem sido a unidade mais regular e decisiva do FC Porto no decurso desta época. Chico chamou a si a responsabilidade e foi determinante na “remontada” desta partida, com dois remates, um golo, cinco cruzamentos, 48 acções com a bola – seis das quais na área contrária -, venceu 14 duelos, perdeu apenas cinco, foi eficaz em cinco dos oito dribles tentados, alcançou as seis conduções progressivas, cinco perdas de posse e sofreu três faltas, entre as quais a que esteve na origem do empate. Por tudo isto, foi o MVP com um GoalPoint Rating de 7.7.
🏆🇵🇹 Porto 🆚 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 17, 2024
Em noite de Champions, Francisco Conceição 🇵🇹 voltou a jogar a esse nível e a mostrar que está feito um ala de excelência ⭐️#TaçaDePortugal #FCPVSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/B8LbY80otk
🔝 GP Ratings do FCP em 23/24 (todas as provas)
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 17, 2024
1⃣ Francisco Conceição 🇵🇹 6.65
2⃣ Wenderson Galeno 🇧🇷 6.38
3⃣ Evanilson Lima 🇧🇷 6.34#TaçaDePortugal #FCPVSC pic.twitter.com/Mp8fBrR3vJ
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Porto
João Mário 7.3
Boa partida do internacional luso, consubstanciada num remate, dois passes para finalização, 75 acções com a bola, oito duelos vencidos, seis perdidos e nove acções defensivas.
Pepê 6.8
O polivalente destacou-se com dois remates enquadrados, um golo, oito passes progressivos recebidos, dez acções com a bola na área contrária (máximo no duelo), oito duelos ganhos, outros tantos perdidos, quatro faltas sofridas e dois cartões conquistados.
Romário Baró 6.8
Entrou em campo aos 69 minutos e aproveitou os minutos para ser… decisivo, com uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas, oito acções com a bola e duas conduções progressivas.
Alan Varela 6.5
Responsável por dois passes para finalização, uma eficácia de 94% nos 54 passes feitos, sete duelos ganhos, quatro recuperações de posse, oito perdas e oito acções defensivas.
Galeno 6.3
Pecou nos momentos em que teve de definir – foi consolado por Sérgio Conceição já no banco -, mas exibiu-se num bom plano com três remates (dois enquadrados), cinco passes progressivos recebidos, quatro conduções progressivas e 11 perdas de bola.
Otávio 6.2
Completou a folha de serviços com um remate, cinco passes longos eficazes em dez feitos, quatro duelos vencidos, cinco recuperações de posse, oito perdas e 14 acções defensivas (máximo no duelo).
Nico González 6.1
O espanhol carimbou um passe para remate, falhou três dos 38 passes feitos, ganhou quatro duelos, perdeu 12, acumulou três recuperações de bola, cinco perdas e quatro acções defensivas.
Wendell 5.9
Foi um dos primeiros a tentar responder ao golo madrugador do Vitória. Finalizou a partida com um remate, cinco passes progressivos, oito duelos vencidos, cinco perdidos, quatro recuperações de posse, nove perdas e seis acções defensivas.
Taremi 5.2
Chamado ao “onze” na ausência do castigado Evanilson, orquestrou um remate, um golo, 26 acções com a bola, dois duelos ganhos, oito perdidos, duas recuperações de posse e sete perdas.
Destaques do Vitória
Tomás Händel 6.4
Foi o melhor dos visitantes com um passe para remate, dois passes progressivos, sete duelos conquistados, três perdidos, seis recuperações de posse, oito perdas e sete acções defensivas.
Manu Silva 6.3
Registou um remate, sete passes progressivos, venceu dez duelos, perdeu seis, atingiu as nove perdas de bola e seis recuperações da posse.
Jota Silva 5.0
Esteve ligado ao 0-1, mas desta feita não foi decisivo e concluiu o encontro com dois passes para remate, dois passes super progressivos, dez passes progressivos recebidos e dez perdas de bola.
Momento de união entre jogadores e adeptos 👏#sporttvportugal #TAÇAnaSPORTTV #taçadeportugal #fcporto #vitoriasc pic.twitter.com/YZ0oAFyCJ1
— sport tv (@sporttvportugal) April 17, 2024