João Marques, o novo craque da Linha

-

A época de 2023/24 tem sido sinónimo de sucesso para João Marques. Não obstante o arranque aos soluços do Estoril na temporada que agora começou – soma apenas uma vitória e seis derrotas nas primeiras oito jornadas do campeonato -, o médio-ofensivo tem brilhado no emblema da Linha, dando sequência aos bons detalhes que já tinha apresentando na recta final da última época. Nesse período, realizou 11 jogos na Liga, foi titular em quatro encontros e suplente utilizado em outros sete, num total de 388 minutos.

Peça importante da equipa que conquistou o campeonato e a Taça Revelação em 2021/22, num plantel que ainda tinha o agora indiscutível Bernardo Vital, Volnei, outra das apostas da nova equipa técnica, Chiquinho, contratado em 2021/22 pelo Wolves, que, entretanto, o emprestou ao Famalicão, ou Tiago Santos resgatado pelo Lille. Ao todo, em duas épocas desportivas nos sub-23 realizou 48 jogos e apontou 15 golos. Vamos olhar ao pormenor para o médio, com ajuda dos analytics e do comentador e treinador Pedro Bouças.

Um lugar no “onze” estorilista

Com a chegada de Álvaro Pacheco – entretanto demitido e substituído por Vasco Seabra -, João Marques pegou de estaca entre os titulares, assumindo a batuta da equipa, apesar de ter sido colocado no banco em três das últimas quatro rondas, mas sempre com utilização. No habitual 1x4x3x3 dos “canarinhos”, é um dos três médios do corredor central, descaindo sobre o lado esquerdo. Com amplitude nos movimentos, actua de cabeça levantada pautando os ritmos do jogo, tem chegada à área contrária, é presença constante nos quatro momentos do jogo e vai demonstrando a qualidade que o fez brilhar durante duas épocas da equipa de sub-23. É certo que a “procissão” ainda é curta, mas as primeiras amostras são promissoras e aguçam o apetite: em 12 partidas oficiais (oito do campeonato, três da Taça da Liga e uma ao serviço dos sub-21 portugueses), marcou quatro golos e gizou uma assistência.

As boas exibições que tem rubricado, jornada após jornada, têm-lhe valido uma presença quase assídua entre os jogadores que mais se têm destacado entre as nossas stats, tendo sido MVP nas três primeiras jornadas do campeonato, num total de quatro distinções de melhor em campo.

“Vai ser o próximo grande negócio do Estoril”

Chiquinho para o Wolves, André Franco resgatado pelo FC Porto ou Tiago Santos “fechado” pelo Lille, foram algumas das grandes vendas que rechearam os cofres dos “canarinhos” no passado mais recente. Será que João Marques poderá ser o próximo a protagonizar uma grande venda?

“Vai ser o próximo grande negócio do Estoril. É um jogador com valor. No entanto, não sei se algum dia terá nível para jogar num grande clube. Mas vejo-o, facilmente, no futuro, dentro de algumas épocas, a ser figura de destaque, por exemplo, num SC Braga”, a opinião pertence a Pedro Bouças. Em declarações à GoalPoint, o treinador e comentador do Canal 11 destaca alguma das características do camisola 33.

[Conduções progressivas/dribles/faltas sofridas (esq.), remates/xG) e Passes para finalização de João marques na Liga 23/24]

“É um jogador com uma condução de bola incrível, consegue fazê-lo de forma muito rápida, facilmente tem bons números, ou seja, porque é um jogador que remata muito e bem de fora da área e não se coíbe de arriscar. Tem condições para fazer vários golos e dar muito nas vistas. Tem, por vezes, até um futebol de rua na forma como conduz, dribla e como é desconcertante sobre os adversários. É o tipo de jogador que até por vezes pode estar desaparecido do jogo, mas de momento para o outro, numa condução rápida, ou finaliza ou faz o último passe, assistindo algum colega. É, ainda, um miúdo é muito competitivo e trabalhador, não é extraordinariamente rápido, mas tem uma frequência de passada bastante assinalável. Portanto, é um jogador a quem prevejo um futuro bem risonho”, acrescenta Bouças.

[ As stats da época de João Marques na Primeira Liga 2023/24 ]

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-João-Marques-infog

Estreia absoluta por Portugal com direito a golo

O início de sonho de João Marques prosseguiu na Bielorrússia, na estreia ao serviço dos Sub-21 – foi titular e apontou um dos cinco golos.

“Foi uma sensação muito boa estrear-me na selecção nacional. Consegui fazer um golo e ajudar a equipa. Ambicionava uma estreia muito boa, correu muito bem e espero continuar assim”, referiu o médio no final daquela que foi estreia absoluta dele ao serviço das selecções jovens lusas.

Antes de aterrar no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, em 2021/2022, João Marques tinha carimbado presença nos escalões de formação de Sporting, Barreirense e Vitória de Setúbal. Numa jogada de antecipação, a Direcção estorilista prolongou o vínculo do criativo até 30 de Junho de 2026.

Queres conhecer outros GoalPoint Focus? Clica neste link.

Leonel Gomes
Leonel Gomes
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.