O XI GoalPoint de Abril 2024 da Primeira Liga

-

O  mês de Abril de 2024 trouxe-nos um “onze” GoalPoint Ratings virado para os mais “pequenos”, com somente quatro jogadores dos três “grandes” e nenhum do Porto, e com um MVP estreante e surpreendente, pelo menos para os mais desatentos.

Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 240 minutos na prova, entre as jornadas 28 e 31. Vamos aos detalhes.

O XI de Abril de 2024 da Primeira Liga

GoalPoint-Onze-Mes-Abril-Primeira-Liga-202324-infog

Ricardo Velho 6.94

A grande temporada de Ricardo Velho teve mais um capítulo em Abril, mês em que foi o guardião que registou a média mais alta de defesas por 90 minutos (6,5) e foi o segundo em remates enquadrados defendidos (86,7%). Foi também o segundo com mais golos evitados (defesas – xSaves), com 1,8.

Alexander Bah 6.72

O benfiquista foi o melhor lateral de Abril. Com um golo e duas assistências, o dinamarquês foi o segundo da posição em acções com bola na área contrária (3,4), o segundo em passes para finalização (2,0) e o que mais ocasiões flagrantes criou (0,8).

Ygor Nogueira 6.37

Apesar das dificuldades e dos maus resultados dos flavienses, Ygor esteve em plano de evidência. Dono de 1,5 intercepções e 5,5 alívios por 90 minutos (quinto valor entre centrais), ganhou 72,7% dos duelos aéreos defensivos.

Aderllan Santos 7.04

O veterano do Rio Ave foi o melhor da posição em Abril. Autor de um golo, foi o segundo central com mais desarmes (4,0) e alívios (6,3) e o que menos desarmes falhados registou (15,8%).

Bruno Onyemaechi 6.30

Grande mês do lateral do Boavista. Bruno foi o segundo lateral que mais acções defensivas realizou no meio-campo contrário (2,8) e o quinto em passes para finalização (1,5), algo relevante numa equipa com caudal ofensivo menos acentuado.

João Moutinho 6.67

O que dizer de João Moutinho? O jogador de 37 anos continua a espalhar classe e é o “patrão” de todo o futebol bracarense. O internacional luso foi o segundo médio em passes para finalização (2,8), o líder em ocasiões flagrantes criadas (1,3), segundo entre todas as posições, o terceiro da posição em desarmes (4,3) e o segundo em recuperações de posse (8,1).

Carlinhos Vinícios 6.77

O melhor médio do mês. O jogador algarvio arrasou, com dois golos, três assistências sendo, a par de Jhonder Cádiz (cinco tentos), o jogador com mais acções para golo (5) em Abril. Foi também, entre todas as posições, o que somou mais passes para finalização (3,6) e o terceiro em ocasiões flagrantes criadas (1,0).

Mohamed Belloumi 7.26 MVP mensal 👑

O MVP do mês foi o extremo do Farense, sobre quem escrevemos um artigo dedicado. Pode consultá-lo aqui (link).

GoalPoint-POM-Abril-2024-Belloumi-Farense-1-infog

Ángel Di María 7.01

Diga-se o que disser do argentino, a verdade é que Di María continua a dar cartas e a registar números de excelência. Em Abril fez três assistências, foi o segundo extremo mais rematador (3,5, todos de bola corrida), foi o líder (todas as posições) em ocasiões flagrantes criadas (1,4), o segundo em passes para finalização (3,5), o comandante em cruzamentos de bola corrida (7,0) e em passes super progressivos (3,1).

Francisco Trincão 6.97

Continua a temporada de grande nível de Trincão. Dois golos e uma assistência foi o pecúlio do extremo, que registou ainda 2,6 remates por 90 minutos e completou 1,8 tentativas de drible.

Viktor Gyökeres 6.94

Finalmente, o ponta-de-lança, e quem mais poderia ser do que Gyökeres, que só em Outubro/Novembro não figurou no “onze” mensal. Em Abril, o sueco foi, a par de Mujica, o segundo melhor marcador do campeonato, com quatro tentos, foi o segundo jogador com mais acções na área contrária (9,4), recebeu 13,4 passes progressivos (máximo), somou 3,7 conduções progressivas (terceiro valor mais alto) e 2,6 super progressivas (máximo), foi o quinto em tentativas de drible (6,0) e o quarto em eficazes (2,6).

Menções honrosas

Orkun Kökçü (Benfica) 7.44

Dois golos e uma assistência seriam, provavelmente, suficientes para figurar no “onze”, mas o turco, devido à “novela” que protagonizou, jogou somente 200 minutos e fica fora da equação.

Rafa Mujica (Arouca) 6.92

Um dos segundos melhores marcadores da Liga no mês findo, o espanhol fica de fora por duas centésimas, tapado por Gyökeres.

Álvaro Carreras (Benfica) 6.85

O espanhol está a aparecer aos poucos, mais solto e confiante. Marcou um golo em Faro, mas os parcos 220 minutos em campo impedem-no de ser “titular”.

Igor Formiga (Portimonense) 6.83

Uma das belas surpresas nesta segunda metade da época. Autor de um belo golo, o lateral apenas fez 215 minutos, senão era o dono do lugar na direita da defesa.

Jorge Fernandes (Vitória SC) 6.71

A solidez defensiva do vitória passa por Jorge Fernandes, que fez um golo em Abril, mas contabilizou somente 181 minutos em campo.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.