Porto na Europa League | Superioridade incontestada do dragão

-

Todos os jogos, ratings, MVPs e Statscards da participação do Porto na Liga Europa 25/26, num só link. E não percas o acompanhamento no twitterfacebook e instagram GoalPoint, onde o Antunes publica mais statscards e responde a pedidos dos GoalPointers. Boa época!

Jogo #06 | Porto 2 – 1 Malmö : “Dragão” dos recordes

O autogolo de Francisco Moura nos descontos não mancha – embora possa ter importância nas contas finais da fase de Liga – a superioridade absoluta do Porto em relação ao Malmö. Os “dragões” venceram por 2-1, mas poderiam ter ganho por mais, tendo estabelecido alguns recordes da equipa na competição. De destacar os Golos Esperados (xG), com 2,7, o máximo de remates realizados (22) e de disparos enquadrados, de ocasiões flagrantes criadas (6), de duelos ganhos (74) e de acções defensivas no meio-campo contrário (28). O Malmö, por seu turno, igualou o recorde de perdas de posse no terço defensivo (30) na Liga Europa. Samu marcou os dois golos portistas, na primeira parte, no espaço de  seis minutos, mas o MVP foi o veterano guarda-redes Robin Olsen, com nove defesas, quatro a travar ocasiões flagrantes.

GoalPoint-2025-12-11-Porto-Malmo-Europa-League-202526-Ratings

Jogo #05 | Porto 3 – 0 Nice : O apuramento aqui tão perto

O FC Porto venceu tranquilamente os franceses do Nice por 3-0, no Estádio do Dragão, num jogo de “serviços mínimos” para os da Invicta. Gabri Veiga marcou nos primeiros segundos do jogo e acabaria por bisar na partida, com o terceiro tento, de penálti, a ser marcado por outro espanhol, Samu. Os “dragões” controlaram a partida como quiseram e nem precisaram de carregar muito no acelerador, marcando três golos nos únicos remates enquadrados que realizaram, em seis tentativas. Os gauleses não acertaram uma única vez na baliza de Diogo Costa.

GoalPoint-2025-11-27-Porto-Nice-Europa-League-202526-Ratings

Jogo #04 | Utrecht 1 – 1 Porto : Tanto domínio para tão pouco

O Porto foi claramente a equipa mais dominadora em Utrecht, mas na cidade onde Francesco Farioli nunca conseguiu ganhar pelo Ajax, a formação portista não foi capaz de garantir a vitória. Aliás, os homens da casa estiveram mesmo a ganhar e, embora a resposta tenha surgido, acompanhada com a expulsão do guarda-redes Vasilios Barkas, a verdade é que os “dragões” não conseguiram a “remontada”. Pelo caminho, porém, estabeleceram novos máximos da equipa em posse de bola (72%), posse no terço ofensivo (82%), acções com bola (834), acções com bola na área contrária (49), remates enquadrados (8), cruzamentos (18) e diversas outras variáveis que provam a superioridade da formação lusa.

GoalPoint-2025-11-06-Utrecht-Porto-Europa-League-202526-Ratings

Jogo #03 | Nottingham Forest 2 – 0 Porto : Jogo pouco vistoso

Pela primeira vez o Porto saiu derrotado num jogo esta temporada. A formação de Farioli foi a Nottingham perder com o Forest por 2-0, com ambos os tentos dos ingleses a serem apontados de grande penalidade, uma em cada parte. A pressão dos da casa sobre o portador da bola impediu os “azuis-e-brancos” de realizarem o seu habitual jogo de pressão e intensidade. Ainda assim, os “dragões remataram mais, tiveram mais acções com bola na área contrária e criaram sete ocasiões de golo de bola parada, número que apenas duas equipas suplantaram nesta edição da prova. Curiosidade: o Forest teve 2,0 Golos Esperados (xG) e o Porto somente 0,6. Contudo, sem as grandes penalidades, os ingleses não teriam passado de 0,4.

GoalPoint-2025-10-23-Nottm-Forest-Porto-Europa-League-202526-Ratings

Jogo #02 | Porto 2 – 1 Crvena Zvezda : Mais um golo ao cair do pano

Francesco Farioli fez muitas alterações para este jogo, certamente em poupanças tendo em vista o “clássico” com o Benfica na Liga. Talvez por isso a equipa tenha sentido algumas dificuldades ante um Crvena Zvezda aguerrido e muito veloz nas transições. O “dragão” foi, ainda assim, muito superior, mais perigoso, criou três ocasiões flagrantes, converteu duas, a última mesmo ao cair do pano, garantindo uma vitória suada, tal como tinha acontecido na primeira jornada. Rodrigo Mora terminou a ponta-de-lança e fez um grande jogo, sendo o herói da partida.

GoalPoint-2025-10-02-Porto-Crvena-Zvezda-Europa-League-202526-Ratings

Jogo #01 | Salzburg 0 – 1 Porto : Lutar até ao fim

O jogo estava complicado para o Porto. Os “dragões” iam mostrando mais qualidade que o Salzburg, mas o poder físico e intensidade dos austríacos na luta do meio-campo anulavam a habitual vertigem da equipa de Farioli, que raramente conseguiu impor o seu jogo. Ainda assim as duas formações foram construindo lances de perigo a justificarem golo, enquanto Jakub Kiwior foi mostrando ser um reforço e tanto. Até que, no último minuto dos descontos, William Gomes tirou da cartola o mesmo “coelho” que havia usado em Alvalade e decidiu tudo a favor da equipa portuguesa..

GoalPoint-2025-09-25-RB-Salzburg-Porto-Europa-League-202526-Ratings
GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.