Até repetimos o “boneco” de destaque usado na jornada anterior. A história repetiu-se e com o mesmo protagonista. Desta feita o Porto esteve a perder, empatou perto do fim e, já nos descontos, tal como aconteceu na ronda 2, na recepção ao farense, Iván Marcano surgiu na área a fazer a diferença e o 2-1, que dá mais três pontos aos “azuis-e-brancos”.
Jogo feio
Primeira parte fraca em Vila do Conde, sem grandes motivos de interesse ou momentos de bom futebol. O jogo começou de forma repartida, algo confuso, mas com golo de Mehdi Taremi aos 12 minutos, anulado por fora-de-jogo. Aos 21 foi a vez de Pepê atirar por cima quando tinha tudo para marcar. E foi assim que prosseguiu o jogo, chegando ao descanso com apenas cinco remates e nenhum enquadrado com as balizas.
O melhor em campo era Nico González. O reforço espanhol do Porto registava um GoalPoint Rating de 6.2, com três dribles completos em três tentados, três duelos aéreos defensivos ganhos em quatro e oito recuperações de posse. Números excelentes para meia parte.
🇵🇹 INTERVALO | Rio Ave 0 – 0 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 28, 2023
🛌 Sono à beira-mar, com as duas equipas a somarem meio golo esperado (0.5 xG) e ZERO remates enquadrados 💤💤💤#RAFCFCP #LigaPortugal pic.twitter.com/qxg55umIgk
🇵🇹 Rio Ave 0-0 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 28, 2023
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Nico González 🇪🇸 6.2 🔝
🥈 Wenderson Galeno 🇧🇷 6.0
🥉 Stephen Eustaquio 🇨🇦 5.9
🔻 Pepe 🇵🇹 4.6#LigaPortugal #RAFCFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/KkhgEt3A8q
No arranque do segundo tempo, o 1-0. Penálti cometido por Galeno sobre Boateng e João Costinha (52′) atirou a contar, apesar de Diogo Costa ter adivinhado o lado. A perder, o Porto intensificou a pressão ofensiva, mas sempre sem ideias para colocar em causa a defesa vila-condense.
🇵🇹 84' | Rio Ave 1-0 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 28, 2023
O FCP tem a 2ª pior média de ações defensivas no meio-campo adversário em todo este campeonato (7,2 / 90m)
A época passada terminou com 14,3#LigaPortugal #RAFCFCP pic.twitter.com/nyddes7FLL
Ironicamente foi João Costinha, autor do golo de penálti dos homens da casa, a cometer penálti sobre Gonçalo Borges, aos 88 minutos. Galeno converteu com qualidade e lançou dez minutos finais de descontos empolgantes. Os “dragões” estavam por cima e o golo decisivo surgiu pelo inevitável Marcano, que já ante o Farense havia apontado o tento da vitória da equipa. Duas vitórias seguidas por 2-1 com golos apontados nos descontos.
[ Muito futebol portista pelo flanco direito e por João Mário (23) ]
MVP GoalPoint: Nico González 👑
O médio espanhol encheu o campo, registando um GoalPoint Rating de 6.5, o mais alto do desafio. Nico criou uma ocasião flagrante, teve sucesso nos dois cruzamentos que realizou, completou três de quatro tentativas de drible, ganhou três de cinco duelos aéreos defensivos e acumulou o máximo de recuperações de posse (10).
🇵🇹 Rio Ave 🆚 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 28, 2023
Num jogo com poucas exibições dignas de destaque pela positiva, Nico González 🇪🇸 mostrou classe e trabalho para assumir a titularidade#LigaPortugal #RAFCFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/BSNJaWldNx
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Rio Ave
Amine Oudrhiri 5.8
Muito trabalhador, o médio fez dois passes para finalização e somou sete recuperações de posse e seis acções defensivas, três no meio-campo portista.
Magrão 5.7
Segundo melhor rating do Rio Ave, o que diz um pouco sobre a exibição da equipa. O guarda-redes fez três defesas, duas a remates na sua grande área.
Destaques do Porto
Marcano 6.4
Novamente herói. O central goleador do Porto voltou a salvar a equipa com um golo ao cair do pano. Além disso ganhou três de quatro duelos aéreos ofensivos e realizou três desarmes.
Galeno 6.3
Autor de um golo, de grande penalidade, o extremo foi o mais rematador do encontro, com três disparos, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, registou o valor mais alto de acções com bola na área contrária, bem como sete conduções progressivas e duas super progressivas. A flagrante falhada corta-lhe a nota.
Eustaquio 6.2
Trabalhador o luso-canadiano, dono do máximo de desarmes (5), bem como duas intercepções e seis recuperações de posse.
André Franco 5.8
Lançado no segundo tempo, o médio acabou com o seu nome ligado ao resultado final, pois foi dele a assistência para Marcano.
Gonçalo Borges 5.7
O extremo voltou a agitar o jogo portista e foi sobre ele cometida a grande penalidade que deu empate.
Pepê 5.5
Aquela ocasião flagrante desperdiçada no primeiro tempo marca a sua exibição. Ainda assim, o brasileiro somou o máximo de passes ofensivos valiosos (10), fez nove passes progressivos e dois super progressivos e completou seis de oito tentativas de drible (ambas máximos).
🇵🇹 22' | Rio Ave 0-0 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 28, 2023
Ocasião flagrante falhada por Pepê tinha xG de 0,3#LigaPortugal #RAFCFCP pic.twitter.com/5vGMP3eAQC
João Mário 5.4
O lateral nem sempre decidiu bem, mas terminou com excelentes quatro dribles completos em seis e duas conduções super progressivas.
🇵🇹 61' | Rio Ave 1-0 Porto
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 28, 2023
O FCP já falhou 23 passes em zonas de risco!
João Mário e Zaidu lideram, com 5#LigaPortugal #RAFCFCP pic.twitter.com/DyonIjTyrR
Zaidu 4.9
Jogo para esquecer do lateral. Além de 13 passes falhados, perdeu 21 vezes a posse, sete delas no primeiro terço.
Aqui está o StatsCard da exibição de Zaidu, com o heatmap substituído pelo mapa das 21 perdas de posse, um número menos feliz não só pela quantidade mas pela localização dessas perdas, boa parte delas já no meio-campo defensivo do FCP#RAFCFCP #LigaPortugal #RatersGonnaRate https://t.co/KUGe5ZeYhr pic.twitter.com/sg3AB0vxFh
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 28, 2023