Até 28 de Fevereiro apenas os mais atentos à formação conheciam o nome do jovem. Passados 90 minutos e um bis, o nome Salvador Blopa terá disparado nas pesquisas, e não só em Portugal, apos o “menino” se ter tornado no mais jovem “leão” a bisar numa estreia, batendo um recorde que não só levava 88 anos como pertencia a uma figura icónica da História do Sporting, Fernando Peyroteo.
[ O golo de Blopa que abriu caminho a uma noite de glória, obtido aos 30 minutos ]
Blopa já apitava no “radar” antes mesmo de marcar
Mas, para lá dos golos, o que fica da inesquecível estreia de Salvador Blopa? O que nos diz o “radar” do Antunes, com dados e mapas, acerca do que mostrou o miúdo com apenas 18 anos feitos em Junho, em Alvalade? É para isto mesmo que os dados servem e, quando bem tratados, não bastam totais atirados ao calhas, há que contextualizar e mapear o que encontramos, para realmente fazermos um trabalho competente e não apenas mais um exercício de “stats fast food”. Aqui ficam os nossos destaques, um caso fácil ou nõ tivesse o jovem Salvador começado a dar sinais de que vinha aí “coisa boa” antes mesmo de se estrear nos golos.
⏱️ 28 mins
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 28, 2025
🟢 Sporting 1 – 0 Alverca 🔵
◉ Salvador Blopa 🇵🇹 (18 anos) vai prendendo as atenções e com boas razões: é o jogador leonino com mais duelos (8), cinco deles ganhos e também lidera o jogo em acções defensivas em pressão (4)#SCPFCA #AllianzCup #TaçaDaLiga #SportingCP pic.twitter.com/g1dUz3TbZH
1. Remate: dois tentos em… meio golo “esperado”
Os golos? Dois remates, dois tentos, ambos atrevidos, ambos cruzados mas com “promessa de golo” diferente. No primeiro Blopa recebeu um passe mais açucarado de Ioannidis, que o colocou numa situação de remate com 40% de expectativa de golo. O miúdo rematou cruzado, com 029 xGot, já após tirar um adversário do caminho, em drible. Curiosamente, no segundo, há ainda maior mérito na execução, para Blopa. É que o contexto em que se encontrava era mais improvável (apenas 5% de expectactiva de golo, num passe de Flávio Gonçalves) mas Blopa subiu a parada para 17% (0.17 xGot) pela forma como executou Clínico, feliz, inesquecível. Mas Blopa não foi só golos…
2. Participação: uma acção no jogo a cada minuto e 22 segundos
O jovem esteve muito em jogo. Blopa saiu aos 77 minutos com 56 acções, um número muito elevado para a sua idade e numa estreia. É que apenas Morita o suplantou (67), entre jogadores que estiveram menos de 80 minutos em campo. O jovem ala foi mesmo o sétimo leão mais participativo no jogo, com 5 deles a jogarem os “90” minutos ou mais perto disso.
[ o mapa das 56 acções de Blopa na partida ]

3. Passe: apenas três falhas, com muita segurança
No capítulo do passe Blopa teve um estreia muito “certinha”. É certo que falhou 3 passes, mas mais uma vez (e ao contrário do que dizem os detractores do big data, sugerindo que só olhamos a totais sem contexto) o enquadramento tem relevância pois as suas únicas falhas surgiram já em zona ofensiva. Obviamente o jogo ajudou, mas também aqui Blopa deixou bons sinais.

4. Acção defensiva : pouco mas bom, sobretudo na pressão
Importa destacar a fase defensiva, pois o jovem não se ficou pela bola no pé, também mostrou competência e agressividade na disputa da mesma. Blopa somou 6 acções defensivas, sendo que cinco delas foram em pressão ou seja, já no meio campo adversário, o registo mais alto do jogo mas não o único pois terminou com 3 desarmes e 3 intercepções, ambos registos máximos de um jogo que nem completou até final (embora ambos partilhados)
5. Posse : Blopa com algumas perdas, mas no “sítio certo”
Mas nem tudo foram rosas, naturalmente. O entusiasmo do miúdo também lhe valeu o máximo de perdas de posse do jogo (16), com outra atenuante para lá do peso do momento: é que destas, apenas 2 sucederam no meio-campo defensivo leonino, tudo o resto foram perdas posicionalmente associadas à ambição ofensiva que demonstrou logo sem o mesmo peso negativo (por exemplo no nosso algoritmo).
[ As 16 perdas de posse do jovem: número elevado mas o contexto (ofensivo) retira gravidade ao total ]

Melhor…. só na Marvel. O contexto do jogo ajudou, é certo mas Salvador Blopa deixou um excelente “teaser” do jogador que pode vir a ser, caso continue a crescer, melhorar e a aproveitar novas oportunidades que venha a ter pela frente. O próximo “desafio”, para ambas as partes, é a clarificação do futuro, num momento em que jogador e clube negoceiam o primeiro contrato “a sério”, com o seu vínculo actual a expirar no próximo verão, após 10 anos ao serviço da formação do Sporting (entrou com 8 anos).
⚽️ ESTREIA DE SONHO ⭐️
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 28, 2025
🟢 Sporting 5 – 1 Alverca 🔵
◉ Não fosse o grego que o assistiu ter puxado um tiraço para golo perto do final e o "menino" Salvador Blopa 🇵🇹 teria levado um merecido MVP dos ratings mas o título de "Homem do Jogo" ninguém lho tira, numa noite que não… pic.twitter.com/I0ASsWbJt7


