O Sporting fechou a sexta jornada da Primeira Liga com uma vitória por 2-0 na recepção ao Rio Ave. O resultado – e o melhor que se viu no palco de Alvalade – foi construído na primeira parte, altura em que Paulinho e Marcus Edwards fizeram o gosto ao pé. E mais golos poderiam ter acontecido. O “leão” deu a iniciativa aos vila-condenses no segundo tempo e o jogo perdeu muito do seu interesse.
Entrada de leão
Muito bem o Sporting na primeira parte, a dominar por completo, a marcar golos e a criar muitas ocasiões para facturar. O 1-0 surgiu cedo, aos dez minutos, por Paulinho, a encostar após assistência de Morita, que fugira pela esquerda. Aos 26 foi a vez de Edwards “bailar” perante dois adversários quase encostado à linha final, já dentro da grande área, antes de rematar pelo “buraco da agulha”. E em cima da meia-hora, Pedro Gonçalves atirou à barra, na primeira flagrante que desperdiçou. A segunda aconteceu aos 33 quando, isolado, permitiu a defesa de Magrão.
🇵🇹 18’ | Sporting 1-0 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
Só dá Sporting: os leões já chegaram às 8 ações na área contrária antes mesmo do Rio Ave somar uma única#SCPRAFC #LigaPortugal pic.twitter.com/tiWSGcGhwg
O melhor elemento na primeira metade foi Edwards. O extremo inglês chegou ao descanso com um GoalPoint Rating de 8.0, graças a um golo, uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, um passe de ruptura e sete progressivos recebidos.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 2-0 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
🟢 Total domínio leonino na 1ª parte
🟢 Paulinho 🇵🇹 e Edwards 🏴 fizeram os golos, com o segundo a chegar ao intervalo no topo dos ratings#SCPRAFC #LigaPortugal pic.twitter.com/RxxQmmdcyG
🇵🇹 Sporting 2-0 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Marcus Edwards 🏴 8.0 🔝
🥈 Paulinho 🇵🇹 7.1
🥉 Hidemasa Morita 🇯🇵 6.4
🔻 João Graça 🇵🇹 4.1#LigaPortugal #SCPRAFC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/CkwWoAB8DU
O Rio Ave teve de ir atrás do prejuízo no segundo tempo, pegou no jogo e na posse e marcou mesmo, mas o tento de João Costinha foi anulado por fora-de-jogo, aos 52 minutos. Este domínio vila-condense era, porém, aparente, pois era consentido pelos “leões”, que recuaram um pouco mais os seus médios mais defensivos para “chamar” os visitantes, aproveitando as transições rápidas para criarem perigo.
🇵🇹 72’ | Sporting 2-0 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
O "Antunómetro" vai mostrando um SCP mais "descansado" nesta fase, com o Rio Ave a assumir alguma iniciativa, como já tinha sucedido no final da 1ª parte#SCPRAFC #LigaPortugal pic.twitter.com/0kOytRd2ft
O jogo perdeu vivacidade, ocasiões de golo e emoção, as ocasiões começaram a escassear, pelo que o resultado não viria a sofrer mais alterações. Mais três pontos para o Sporting, que se cola, mais uma vez, à liderança.
[ Rio Ave teve bola na segunda parte, mas muito do jogo desenrolou-se entre os seus dois centrais ]
MVP GoalPoint: Paulinho 👑
Esta está a ser a época de Paulinho no Sporting. O ponta-de-lança leva já cinco golos na Primeira Liga e foi o melhor em campo esta segunda-feira em Alvalade, com um GoalPoint Rating de 8.5. O atacante fez um tento, criou duas ocasiões flagrantes em dois passes para finalização, acumulou 19 passes progressivos recebidos (máximo) e ganhou quatro de sete duelos aéreos ofensivos, também valores mais elevados.
🇵🇹 Sporting 🆚 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
O "novo Paulinho" 🇵🇹 mostrou a quem duvidava que não precisa de Gyökeres em campo para marcar e jogar bem ⭐️#LigaPortugal #SCPRAFC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/FYm37sNiKL
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Sporting
Edwards 8.2
Melhor jogo do inglês esta temporada. Não só marcou o seu primeiro golo da época, num belo trabalho num curto espaço de terreno, como criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização (máximo), realizou um passe de ruptura e realizou três conduções progressivas.
🇵🇹 Sporting 🆚 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
Marcus Edwards 🏴 esteve nos dias em que colocou todo o seu talento ao serviço da equipa#LigaPortugal #SCPRAFC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/W2t91gh31b
Morita 7.6
O “patrão” do meio-campo leonino. O japonês esteve em todas, assistiu Paulinho para o 1-0, falhou somente três de de 48 passes, recuperou oito vezes a posse, acumulou três acções defensivas no meio-campo contrário e quatro desarmes (máximo).
Coates 6.6
Muito seguro, o central somou sete acções defensivas, com destaque para dois bloqueios de remate.
Nuno Santos 6.4
Talvez não tão esclarecido como em outras ocasiões, o ala-esquerdo enquadrou os seus dois remates, fez três desarmes e outras tantas acções defensivas no meio-campo oponente. Desperdiçou uma flagrante.
Hjulmand 6.2
O dinamarquês saiu aos 67 minutos com a missão cumprida. Além de ter acumulado o máximo de recuperações de posse no jogo (11), fez uma assistência, para o tento de Edwards.
🇵🇹 35’ | Sporting 2-0 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
Acções para golo na Liga ao serviço do #SportingCP:
Ugarte 🇺🇾 : 2 em 3422 mins (2A)
Hjulmand 🇩🇰 : 2 em 263 mins (1G e 1A) 🤷♂️#SCPRAFC #LigaPortugal pic.twitter.com/JT1wTDK0dt
Pedro Gonçalves 5.9
A nota não é mais alta porque esteve perdulário e falhou duas flagrantes na primeira parte, mas a verdade é que foi o mais rematador do encontro, com seis disparos, um deles à barra, e acumulou 11 acções com bola na área contrária.
🇵🇹 60’ | Sporting 2-0 Rio Ave
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 25, 2023
As coisas não lhe estão a correr bem mas, a brincar a brincar, Pedro Gonçalves 🇵🇹 já leva 8 acções para golo: 4 remates + 4 passes para finalização, tudo a valer 1 golo… que ainda não entrou (0.9 xG)#SCPRAFC #LigaPortugal pic.twitter.com/Caoxw0qaPh
Adán 5.3
Só uma defesa no registo da noite de Adán, que teve uma partida descansada, mas fartou-se de distribuir jogo, terminando com dez passes longos certos em 15.
Destaques do Rio Ave
Magrão 7.2
A noite vila-condense teria sido pior não fosse a boa exibição do seu guarda-redes, que fez cinco defesas, quatro a remates já na sua grande área.
Pantalon 5.9
O central teve muito trabalho e acumulou sete acções defensivas, além de cinco recuperações de posse.