oJogador da 1ª Volta da Primeira Liga é Viktor Gyökeres. Surpreendente? Só para quem “hibernou” nos últimos meses. O ponta-de-lança sueco chegou a Portugal no Verão para reforçar o Sporting e tem tido um impacto enorme, não só no emblema de Alvalade, como também em toda a prova. Golos, assistências, velocidade, potência física, capacidade para aparecer nas costas das defesas, qualidade no drible. Uma revolução total, não só no futebol leonino mas também para quem tem de enfrentar o “comboio sueco” semanalmente.
Quem foi para ti o MVP da 1ª volta da #LigaPortugal 23/24? 🇵🇹⭐️#RatersGonnaRate
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 16, 2024
Os números mais óbvios são, por si só, impressionantes e ajudam o atacante de 25 anos a terminar as primeiras 17 jornadas do campeonato com o GoalPoint Rating mais elevado entre futebolistas que disputaram mais de 1020 minutos (dois terços do total possível), um apreciável 7.03. Em 16 jogos, distribuídos por 1430 minutos (93,5% to total possível), marcou 11 golos (sendo o segundo melhor marcador do campeonato) e realizou oito assistências (também segundo valor mais alto), tendo, desta forma, uma contribuição directa em 19 dos tentos leoninos, o valor mais alto da Liga em termos absolutos.
[ O golo de Gyökeres ao Porto ]
[ Os golos/xG (à esquerda, com os golos a amarelo) e as assistências (8) de Gyökeres nesta Liga ]
Estatísticas para todos os gostos
Porém, há mais números que atentam a qualidade e influência de Gyökeres nesta primeira metade da época. O atacante usufruiu de 7,96 Golos Esperados (xG), pelo que tem um saldo positivo de golos (acima do expectável) de 3,26 (ou 38,2%), o segundo mais alto do campeonato luso até ao momento. Quanto à contribuição ofensiva, Gyökeres é o terceiro na prova entre futebolistas com mais de cinco golos marcados, com acção directa directa em 50% do total dos tentos leoninos obtidos nos minutos em que esteve em campo. Mas há mais.
[ Acções com bola (à esquerda), passes progressivos recebidos e conduções progressivas/dribles certos/faltas sofridas (à direita) ]
Gyökeres foi o jogador da Liga que, em termos absolutos, somou mais acções com bola na área contrária (o mapa de cima à esquerda mostra todas as acções com bola), nada menos que 155, e foi também o futebolista que recebeu mais passes progressivos (que aproximam a equipa pelo menos 25% da baliza contrária), extraordinários 263 (mapa de cima ao centro).
Viktor foi, ainda, o segundo dentro do critério de minutos com mais dribles concluídos em termos absolutos (38), o terceiro que mais faltas sofreu (44) e o quarto que mais duelos ganhou (126) – o mapa de cima à direita mostra os dribles completos (estrelas amarelas), faltas sofridas (triângulos azuis) e as conduções progressivas (tracejados). Tanto o mapa dos passes progressivos, como das conduções mostram a grande tendência do sueco em cair para as faixas laterais.
Gyokeres foi o Melhor Jogador da 1 ª volta do campeonato! ⭐️
— Betano Portugal 🔞 (@Betano_PT) January 16, 2024
Dados 📊: @_Goalpoint pic.twitter.com/KaiXOs1GgO