Porto 🆚 Estoril Praia | Taremi evita mais um deslize no Dragão

-

Esta foi difícil. O Porto, talvez um pouco com o pensamento na recepção ao Inter para a Liga dos Campeões, na terça-feira, entrou em campo sem Mehdi Taremi e Galeno, numa partida em que iria defrontar uma das formações em pior forma na Liga bwin. Favas contadas? Longe disso. Os “dragões” entraram bem, marcaram primeiro, mas cedo os “canarinhos” empataram. Os portistas voltaram a colocar-se na frente, contudo os visitantes voltaram a nivelar o marcador, nó que só foi desfeito por Mehdi Taremi, de penálti. Até final ainda houve alguns sustos para os homens da casa que, ainda assim, retiveram os três pontos. Já os da Linha deixaram bons indicadores para as próximas rondas.

GoalPoint-2023-03-10-Porto-Estoril-Liga-Bwin-202223-Ratings

Arranque indicava facilidades… mas não foi

Domínio do Porto desde o apito inicial, com bola e iniciativa atacante, e com Marko Grujić a ameaçar o primeiro logo aos três minutos, num forte remate de fora da área, mas a bola saiu perto do poste. Este foi um aviso, pois o sérvio acabou por marcar mesmo, aos nove minutos. Canto da direita, Toni Martínez desviou ao primeiro poste e Grujić cabeceou ao segundo com sucesso. O Porto continuou a dominar, mas o Estoril empatou aos 27 minutos, com Tiago Gouveia – que já tinha marcado aos “dragões na primeira volta – a beneficiar de uma série de ressaltos para surgir solto perante Diogo Costa e marcar.

Reacção imediata dos “azuis-e-brancos”, que retomaram a liderança do marcador aos 31, pelo ex-estorilista André Franco, a emendar um primeiro remate de Namaso que Dani Figueira defendeu para o seu poste esquerdo. Golos, emoção e alguns momentos de bom futebol, numa primeira parte animada que teve em Grujić o melhor elemento, com um GoalPoint Rating de 6.8, fruto de um golo, 90% de eficácia de passe, cinco acções com bola na área contrária, três duelos aéreos ofensivos ganhos em três, cinco recuperações de posse e três acções defensivas no meio-campo estorilista. Ainda assim saiu ao intervalo, entrando Matheus Uribe.

Arranque do segundo tempo com má notícia para o Porto e para João Mário, que se lesionou sozinho, com aparente gravidade, entrando Rodrigo Conceição para o seu lugar. E pior ficou aos 67 minutos, quando o Estoril empatou. O juiz assinalou mão na bola de Pepe na área e Francisco Geraldes não falhou dos 11 metros. Tal como Taremi, aos 73. Mexer carregou o iraniano na área e este, que havia entrado quatro minutos antes, fez o 3-2.

O Porto controlou o jogo até final, mas não se livrou de um susto aos 89 minutos, quando João Gamboa desviou a bola, sem Diogo Costa na baliza, mas esta saiu um pouco ao lado. Um lance que deixou o Dragão em suspenso, mas que não tirou aos “azuis-e-brancos” os três pontos, a poucos dias da recepção ao Inter, na Liga dos Campeões. Destaque, até final, para a expulsão de Francisco Geraldes, já nos descontos.

[ Porto muito subido, Estoril com posicionamentos médios muito largos ]

GoalPoint-2023-03-10-Porto-Estoril-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Marko Grujić 👑

Apenas jogou os primeiros 45 minutos, mas o sérvio fez o suficiente para terminar o jogo com o melhor GoalPoint Rating, um interessante 6.8. Marko Grujić fez um golo, o primeiro da partida, registou 90% de eficácia de passe, cinco acções com bola na área contrária, ganhou os três duelos aéreos ofensivos em que participou, acumulou cinco recuperações de posse e três acções defensivas no meio-campo estorilista. Esteve um pouco em todo o lado, mas saiu ao intervalo, uma vez que já tinha um cartão amarelo.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Porto

Taremi 6.4

O iraniano entrou aos 69 minutos e aos 73 marcou, de penálti, após ter ele mesmo sido carregado na área por Mexer. Taremi somou ainda quatro acções com bola na área contrária e teve sucesso em duas de três tentativas de drible.

André Franco 6.4

O ex-Estoril Praia marcou à sua antiga equipa, num lance de inteligência, em que previu que poderia aproveitar uma bola solta na área. O médio fez ainda dois passes para finalização, completou 41 de 44 passes (93%), acertou os oito longos que tentou e fez quatro variações de flanco, máximo da partida.

Fábio Cardoso 6.3

O central teve, talvez, mais trabalho do que previra, mas esteve sólido, com seis acções defensivas – destaque para dois bloqueios de remate, oito recuperações de posse e apenas quatro passes errados em 69 (94% de eficácia).

Eustáquio 6.0

Jogo consistente, embora não brilhante, do luso-canadiano, que completou 43 de 46 passes (93%), fez três desarmes e duas intercepções. Saiu aos 69 minutos para a entrada de Galeno.

Otávio 6.0

Lutador, como sempre, fez seis passes ofensivos valiosos (máximo do jogo), dois super progressivos e foi o jogador mais carregado em falta, cinco vezes, duas em zona de perigo.

Rodrigo Conceição 5.7

Entrado para o lugar do azarado João Mário, o lateral esteve bem. Falhou apenas um de 13 passes e somou uma condução super aproximativa.

Toni Martínez 5.5

Desta vez não marcou, mas o seu trabalho lá na frente foi importante. Foi dele a assistência, de cabeça, para o 1-0, somou o máximo de passes para finalização (3) e de acções com bola na área contrária (7), e ganhou dois de três duelos aéreos ofensivos.

Pepe 4.7

Estava a ter um jogo interessante no passe, com dez longos certos em dez tentados, errou somente uma das 74 entregas que realizou (máximo de certas e realizadas) e ganhou dois de três duelos aéreos defensivos. Contudo, o penálti cometido afecta-lhe a nota.

Destaques do Estoril Praia

Tiago Gouveia 6.4

O melhor dos “canarinhos” no Dragão. O extremo já havia marcado na primeira volta e voltou a fazê-lo agora, terminando como o elemento mais rematador do jogo, com cinco disparos, dois enquadrados, criou uma ocasião flagrante e completou três de cinco tentativas de drible.

Mexer 6.0

Aquele penálti cometido sobre Taremi estragou uma exibição que estava a ser bem positiva. O central ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou, acumulou sete recuperações de posse e excelentes 13 acções defensivas. Estes dados sustentam a nota positiva.

João Carvalho 5.3

Foi dele o cruzamento que redundou na mão na bola de Pepe. João Carvalho fez ainda a assistência para o golo de Tiago Gouveia.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.