XI do mês | Domínio absoluto do Benfica em Agosto

-

A Liga 26/27 abriu com os suspeitos do costume a brilhar, mas com a particularidade de assistirmos a um Benfica a praticar um futebol ofensivo vistoso, que nos deu logo duas notas 10.0 nas duas primeiras jornadas. Entretanto tivemos alguns desempenhos individuais de relevo, com especial enfoque nos “encarnados”, os claro sdominadores deste primeiro “onze” do mês GoalPoint Ratings, referente a Agosto. Sporting e o surpreendente Arouca também têm peso numa equipa que só tem a representação de cinco emblemas.

[ O MVP de Agosto de 2026 é o melhor GoalPoint Rating entre jogadores com mais de 240 minutos jogados entre as jornadas 1 e 4, sendo 180 minutos para Benfica, Gil Vicente, Estrela da Amadora e Moreirense e 120 para o Braga, devido a jogos adiados ]

GoalPoint-Onze-Mês-Agosto-Primeira-Liga-202627-infog

A formação “encarnada” até começou o campeonato com um empate, mas numa partida em que produziu o suficiente para vencer com tranquilidade e teve em Prestianni o primeiro “nota 10.0” da época. Logo a seguir, na segunda ronda, Pavdlidis imitou o seu colega de equipa com novo rating máximo, na goleada de 7-0 sobre o Casa Pia. Seguiram-se mais boas exibições das “águias” que, mesmo com um jogo a menos, conseguiram manter a cadência goleadora, com o grego, Jogador do Mês de Agosto, a ser a referência atacante da equipa mais representada nestas primeiras quatro jornadas.

GoalPoint-POM-Vangelis-Pavlidis-Benfica-08.2026-2-infog

O Porto é o líder só com vitórias e um golo apenas sofrido, mas é na força colectiva que a equipa tem sustentado os bons desempenhos, pelo que empresta apenas um jogador a este “onze”, o espanhol Gabri Veiga. Já o Sporting, que também empatou na jornada inaugural, parece estar a crescer e tem dois nomes, o reforço espanhol Altimira e o exuberante Flávio Gonçalves, jovem produto da “cantera” leonina. Referência também para o Arouca, que entrou em grande forma, é terceiro classificado na altura da escrita deste artigo e dá-nos Ignacio de Arruabarrena e Javi Sánchez..

Menções honrosas

William Gomes (Porto) 6.99

Com um golo e uma assistência nas primeiras quatro jornadas, o brasileiro vende saúde, velocidade, imprevisibilidade e desequilíbrio. Rafa Silva “roubou-lhe” um lugar à direita.

Tony Strata (Vitória SC) 6.96

O lateral do Vitória leva já dois destaque de MVP e é, nesta altura, o defesa da Liga com mais passes para finalização (7).

Francisco Ferro (Estoril Praia) 6.63

O central trouxe a boa forma da época passada para esta, apesar do arranque irregular dos “canarinhos”. Nesta altura é o jogador da posição com mais desarmes efectuados (11).

Jakub Kiwior (Porto) 6.63

Um pêndulo autêntico. Kiwior não é só acções defensivas, é também transporte de bola. Neste momento é o jogador da Liga com mais conduções (24) e metros ganhos em progressão (828).


Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.