Sporting 🆚 Moreirense | Gyökeres e (quase) mais 10

-

t rês golos de Viktor Gyökeres permitiram ao Sporting vencer o Moreirense por 3-1 em Alvalade e manter-se no topo da tabela classificativa, num jogo em que teve um domínio avassalador nos primeiros 45 minutos. Depois do terceiro golo, no arranque do segundo tempo, porém, os “leões” amoleceram e viram os visitantes marcar e até ameaçarem reduzir ainda mais a desvantagem, mas acabou por ser uma noite (relativamente) tranquila para a equipa de Rui Borges, muito por culpa do suspeito do costume, que esteve à beira de mais uma nota máxima.

Início arrasador

O Sporting entrou a todo o gás, fez oito remates nos 15 minutos iniciais (três na direcção do alvo) e um deles acabou por terminar no fundo das redes, com Gyökeres a marcar na recarga a um remate de Geny Catamo. A meio do primeiro tempo os “leões” já levavam 19 acções na grande área contrária (e 74% de posse de bola) contra apenas uma (e nenhum remate) do conjunto de Moreira de Cónegos. O caudal ofensivo dos anfitriões não diminuiu e o segundo de Gyökeres chegou aos 25 minutos, outra vez com uma bola a sobrar para o sueco, que como é hábito não perdoou. O domínio prosseguiu, com a equipa de Rui Borges a fechar a primeira parte com 37 acções na grande área de um Moreirense, cujo único remate nos primeiros 45 minutos surgiu apenas aos 41 e muito desenquadrado.

A segunda parte trouxe cedo o primeiro remate enquadrado do Moreirense e mais equilíbrio, mas quem marcou de novo foi Gyökeres, desta feita num “tiraço” de livre directo a castigar falta por ele sofrida. Só que o Sporting amoleceu e o Moreirense reduziu, antes de ficar bem perto de voltar a marcar logo depois. Os minutos iam passando, com o Sporting a voltar a controlar, mas sem voltar marcar e a rematar pouco (apenas quatro no segundo tempo, depois dos 16 no primeiro). Ainda assim, não mais o Moreirense voltou a ameaçar a baliza leonina e o resultado não sofreu alterações.

[ Diomande (26) e Inácio (25) trocaram 75 passes entre si ]

GoalPoint-2025-04-18-Sporting-Moreirense-Primeira-Liga-202425-pass-network

O Jogo em 5 Factos

1. Leões muito certinhos

O Sporting só perdeu três perdeu três vezes a posse de bola no seu terço defensivo, o seu mínimo de toda a temporada. Até aqui, a média dos “leões” era de 9,3 perdas de bola por jogo no terço mais recuado..

2. Eficácia no passe

Além de perder poucas bolas lá atrás, o Sporting também mostrou certeza no capítulo do passe: eficácia acima dos 90% e apenas 56 passes falhados (11 de alto risco) num total de 580 tentados.

3. Cónegos demasiado macios nos duelos

A superioridade do Sporting foi notória igualmente nos duelos, com os “leões” a vencerem 54, contra apenas 34 do Moreirense, que ainda nunca tinha ganho tão poucos duelos num jogo neste campeonato.

4. Diferença abissal nas acções na área, mas só na primeira parte

O Sporting começou o jogo com 20 acções na grande área do Moreirense na primeira metade do primeiro tempo e ao intervalo a diferença neste capítulo era de 37 a 1 a seu favor. Mas na segunda parte o registo foi apenas de oito para o Sporting e cinco para os Cónegos.

5. Dribles eficazes

O Sporting completou mais de metade das tentativas de drible que teve. Em 21, 13 foram bem-sucedidas. Do outro lado, o Moreirense logrou quatro em 11.

MVP GoalPoint: Viktor Gyökeres 👑

Mais do mesmo: três golos, 2,3 de eficácia de remate (golos – xG), apenas um drible falhado em cinco, e um total de seis conduções progressivas e quatro super progressivas, igualando o seu próprio recorde da prova. Esteve à beira da nota máxima.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Francisco Trincão 7.2

Rematou tanto como Gyökeres (cinco disparos, três no alvo), mas não marcou, falhando mesmo uma ocasião flagrante, apesar de ter criado outra. Ganhou seis dos nove duelos que travou, completando dois dos três dribles que ensaiou.

Morten Hjulmand 7.2

falhou quatro passes em 52 tentados, apenas perdeu dois duelos em 11 travados e foi o jogador com mais acções defensivas no meio-campo ofensivo (6) e com mais desarmes (5).

Geny Catamo 6.9

Dois passes para remate, seis passes progressivos, nove acções na grande área do Moreirense e seis conduções progressivas (nestes dois últimos capítulos, tantas como Gyökeres).

Gonçalo Inácio 6.5

Jogador com mais acções no encontro (117), ganhou os três duelos aéreos que travou e acertou um total de 99 passes em 107, sendo 12 desses passes progressivos e três super progressivos.

Zeno Debast 6.2

Conta cada vez mais como um médio do que como um defesa para Rui Borges e, desta feita, destacou-se com oito recuperações de bola, mais do que qualquer outro jogador na partida.

Maxi Araújo 6.2

O ala-esquerdo uruguaio teve sete acções na grande área do Moreirense, ganhou nove duelos em 14 e esteve inspirado no drible, concluindo três dos quatro que tentou.

Ousmane Diomande 5.9

Acertou uma centena de passes (falhando apenas nove) e pelo ar não perdeu nenhum dos duelos que travou.

Destaques do Moreirense

Kewin 6.4

O guarda-redes do Moreirense terminou a partida com sete defesas, uma das quais a negar o golo ao Sporting numa ocasião flagrante dos “leões”.

Godfried Frimpong 6.1

Foi dele a assistência para Cédric Teguia marcar o golo do Moreirense e ganhou quatro duelos em seis, somando ainda oito acções defensivas, entre elas quatro alívios (máximo do encontro).

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.