Barómetro da Liga | Como se comparam Porto, Sporting e Benfica com a 1ª volta de 24/25?

-

A primeira volta do campeonato 25/26 terminou e este é o momento ideal para um Barómetro da Liga Portugal dos que os três “grandes” fizeram na primeira volta, em comparação com a temporada transacta. Esta é uma análise tradicional GoalPoint, que fizemos também para o programa Mercado Aberto da SIC Notícias, esta segunda feira. O Porto lidera, o Sporting é segundo e o Benfica está no terceiro lugar. Curioso ver como as equipas mudaram de um ano para o outro.

Barómetro da Liga – 1ª volta: Porto

GoalPoint-Barómetro-Porto-1a-Volta-Primeira-Liga-202526

O que salta logo à vista no Porto é o aproveitamento em termos pontuais. Os “dragões” somam mais nove pontos que na 17ª jornada de 24/25, com extraordinários 96% de aproveitamento, bem acima dos 78% anteriores. Além disso registam menos sete golos sofridos e menos um erro que deu em tento adversário, melhorando um registo que, já na época passada, era bem positivo neste detalhe. Ao invés, a equipa também tem menos quatro golos marcados, mas esse facto acaba por não ter grande influência, pois o segredo está lá atrás, na defesa.

O Porto da primeira volta é um “bólide germânico” de fiabilidade, sobretudo sem bola. Sem “show off”, sem números “gulosos” em posse, mas com tremenda eficácia, pragmatismo e, sobretudo muita, muita solidez defensiva (a fazer lembrar os predicados do campeão 20/21, o Sporting, que também se destacou por características semelhantes).

Sim, o Porto está melhor do que no final da primeira volta 24/25. No entanto, foi precisamente a partir da viragem do campeonato que se iniciou o descalabro que redundaria na substituição de Vítor Bruno por Martín Anselmi, poucas jornadas depois.

Barómetro – 1ª volta: Sporting

GoalPoint-Barómetro-Sporting-1a-Volta-Primeira-Liga-202526

Todos se lembrarão dos difíceis meses de Dezembro e Janeiro, com João Pereira, antes da chegada de Rui Borges. A verdade é que o Sporting de agora está pouco melhor do que então, com apenas mais um ponto somado. Além disso, os “leões” sofreram menos cinco golos e têm menos dois erros resultantes em tentos adversários. Talvez pela ausência de Gyökeres, o Sporting soma menos um golo, embora Luis Suárez tenha ajudado a que o aproveitamento das ocasiões/remates seja exactamente o mesmo (14%).

Até parece que o Sporting melhorou ou “segurou” o desempenho da época passada e, em parte, é verdade, mas há que recordar que estamos a comparar uma primeira volta estável, com Rui Borges de princípio ao fim a implementar a sua nova ideia, com uma de “vietname” leonino em 24/25, que inclui a fase João Pereira emendada com a chegada do homem de Mirandela mesmo em cima do final da volta. Ou seja, copo meio cheio ou meio vazio, depende da perspectiva, sendo o que não muda é que no ano passado não houve adversários a aproveitar a oscilação, como o vai fazendo o “super-Porto” da primeira volta.

A distância de sete pontos do Sporting para o líder tem, assim, não só explicação no grande trajecto da “Farioneta imparável”, como também na história dos jogos específicos em que o “leão” perdeu pontos (com destaque para a crónica apetência por desperdiçar vantagens), mais do que nos “big numbers” da primeira volta leonina.

Barómetro – 1ª volta: Benfica

GoalPoint-Barómetro-Benfica-1a-Volta-Primeira-Liga-202526

Tal como na época passada, o Benfica chegou à 17ª jornada no terceiro lugar, sendo que desta feita com dois detalhes positivos, o facto de ter mais um ponto na tabela e de ainda não ter sofrido qualquer derrota. Acontece que a equipa da Luz tem também menos dois golos marcados (nos sofridos está igual) e, no ataque, apresenta uma maior dependência nos penáltis, com 25% esta temporada contra 11% na passada. Lá atrás, um problema grande para José Mourinho resolver. Dos 11 golos sofridos, oito (73%) resultaram de erros próprios directos. Dá que pensar.

Olhando à pontuação o Benfica até parece estar melhor do que estava há um ano, quando arrancou na segunda volta para uma tentativa de perseguição ao Sporting. No entanto, os indicadores contam outra história:

  • A primeira volta do Benfica em 24/25 já foi abaixo do “standard” dos outros rivais
  • O Benfica não só está menos produtivo/criativo ofensivamente, como apresenta um registo “case study” de erros cometidos para golo sofrido. Um registo mau que já igualou o total de erros das “águias” em toda a Liga anterior.

Cá estaremos no final do campeonato para fazer uma avaliação final da carreira dos três crónicos candidatos ao título. Entretanto, estejam atentos, pois em breve divulgaremos os 44 Magníficos da primeira volta, uma tradição que mantemos para mostrar os quatro melhores jogadores por posição até agora, com base nos GoalPoint Ratings. 

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.