A equipa da 24ª Jornada da Liga 23/24

-

A 24ª jornada ficou marcada fortemente pelo “clássico” do Dragão, que o Porto venceu de goleada de 5-0 perante o Benfica. Um resultado que isolou o Sporting no topo da tabela, mesmo com um jogo por disputar. Os portistas dominam o “onze” GoalPoint Rating da ronda, com três elementos, mas o destaque também passa pelo Sporting, Arouca e Boavista, com dois cada.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 24

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-24-Primeira-Liga-202324-1-infog

Kosuke Nakamura 7.1 

O japonês voltou a ser protagonista. No nulo frente ao Vizela, Nakamura fez quatro defesas, duas a remates na sua grande área, evitando um golo (defesas – xSaves).

GoalPoint-2024-03-03-Portimonense-Vizela-Home-Kosuke-Nakamura-Primeira-Liga-202324-MVP

Ricardo Esgaio 7.4 

Bom jogo do “mal-amado”, que volta a aparecer num “onze” semanal. O ala-direito esteve em destaque com uma assistência para o golo decisivo, quatro passes para remate (máximo do jogo), sete passes progressivos, três super progressivos (outro máximo), cinco acções com a bola na área adversária, três recuperações de posse, cinco perdas e seis acções defensivas.

Carlos Ponck 7.0

Outro nulo da jornada teve em Carlos Ponck um dos seus protagonistas. O central do Moreirense brilhou no passe, com 68 certos em 77, somou o máximo de acções com bola (89), ganhou três de cinco duelos aéreos e registou quatro desarmes.

GoalPoint-2024-03-02-Moreirense-Rio-Ave-Home-Carlos-Ponck-Primeira-Liga-202324-MVP

Rodrigo Abascal 6.9 

O empate boavisteiro em casa do Famalicão teve um sabor doce para as “panteras” e Abascal foi fundamental neste desfecho. O central assinou oito passes progressivos, somou o máximo de acções com bola (80) e incríveis 17 acções defensivas, com destaque para três intercepções e dois bloqueios de remate.

GoalPoint-2024-03-04-Famalicao-Boavista-Away-Rodrigo-Abascal-Primeira-Liga-202324-MVP

Bruno Onyemaechi 6.8 

Do lado esquerdo da defensiva “axadrezada”, Bruno também esteve muito sólido nos momentos defensivos. Destaque para quatro desarmes, outras tantas acções defensivas no meio-campo contrário e um corte decisivo. Na frente criou uma ocasião flagrante.

GoalPoint-2024-03-04-Famalicao-Boavista-Away-Bruno-Onyemaechi-Primeira-Liga-202324-MVP

Daniel Bragança 7.7
MVP do #SCPSCF

Justificou a titularidade com uma bela exibição. Intenso sem a bola, eficaz com o esférico nos pés, pautou os ritmos e emergiu em cena com dois remates, um grande golo, apenas quatro passes falhados em 46 tentados (eficácia de 91%), chegou às 63 acções com a bola, venceu nove duelos, perdeu apenas um, recuperou a posse em três ocasiões, perdeu-a em cinco, carimbou sete acções defensivas e sofreu três faltas.

Morlaye Sylla 7.5 
MVP do #GDCFCA

A grande figura da goleada do Arouca em Chaves. O médio guineense fez um dos golos e, defensivamente, esteve muito bem, com oito recuperações de posse e nove acções defensivas, entre elas três desarmes.

Francisco Conceição 7.5

Mais um grande jogo do extremo, que criou uma ocasião flagrante, teve sucesso em dois de três cruzamentos de bola corrida e fez oito recuperações de posse.

Wenderson Galeno 8.5 MVP semanal 👑
MVP do #FCPSLB

Noite de Champions… sem o ser. Galeno costuma aparecer nos jogos europeus, mas desta feita fê-lo a nível interno e com grande brilho. O extremo foi o melhor em campo no “clássico”, fruto de dois golos, uma assistência, três remates enquadrados em cinco, oito acções com bola na área contrária e três conduções progressivas. A nota não é mais alta porque falhou uma flagrante, não conseguiu completar nenhuma das quatro tentativas de drible e somou quatro perdas de posse no primeiro terço.

Pepê 8.5 

Há muito não se via uma exibição destas por parte do brasileiro. Pepê fez um belo golo, enquadrou três de quatro remates, recebeu 11 passes progressivos, completou três de sete tentativas de drible, registou o máximo de desarmes (6) e venceu 14 de 19 duelos e de acções defensivas no meio-campo contrário (4). Falhou uma ocasião flagrante.

Rafa Mujica 7.3 

A excelente forma de Mujica prossegue. O espanhol é mesmo o melhor marcador da Liga desde o início de 2024, com oito tentos, metade dos 16 que já leva no campeonato. Em Chaves bisou em três remates, dois enquadrados.

GoalPoint-2024-03-01-Chaves-Arouca-Away-Rafa-Mujica-Primeira-Liga-202324-MVP

Outros jogadores à porta do “onze”

João Mendes (Vitória SC) 7.2

Dener Clemente (Portimonense) 7.2

Lawrence Ofori (Moreirense) 7.2

Viktor Gyökeres (Sporting) 7.1

Tiago Esgaio (Arouca) 7.1

Jota Silva (Vitória SC) 7.1

Roger Fernandes (Braga) 7.1

Bruno Brigido (Estrela da Amadora) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 24ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J24SUMGPRMVPPASXG
1-5
0-0
1-3
3-0
0-0
0-0
3-2
5-0
1-1

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.