Sporting 🆚 Farense | Leão de Alvalade sai por cima em festival de golos

-

PARTIDA emocionante em Alvalade no duelo entre os “leões” de Lisboa e de Faro, num festival que teve cinco golos e três bolas nos ferros. O Sporting não desperdiçou pontos na recepção deste domingo ao Farense, começou a partida com tudo, foi perdendo gás, deixou-se empatar, mas reagiu de pronto e somou três importantes pontos na luta pelo título. A equipa de José Mota entrou amorfa em campo, mas reergueu-se das cinzas e vendeu cara a derrota. Daniel Bragança, Gyökeres, Belloumi, Zé Luís e Pedro Gonçalves foram os goleadores de serviço no encontro desta 24.ª ronda da Liga.

GoalPoint-2024-03-03-Sporting-Farense-Primeira-Liga-202324-Ratings

Sporting ainda sofreu, mas venceu de forma justa

O Sporting dominou quase por completo a primeira parte, porém, abrandou o ritmo quando alcançou uma almofada de dois golos de vantagem, o Farense acordou da letargia que mostrou desde o apito inicial e conseguiu equilibrar a balança. Com quatro novidades no “onze” relativamente ao dérbi ante o Benfica: St. Juste, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança e Nuno Santos foram titulares em detrimento de Coates, Eduardo Quaresma, Morita e Geny Catamo, respectivamente. Os “leões” entraram famintos em campo, foram pressionantes e letais. Daniel Bragança abriu a contagem à lei da bomba logo aos 11 minutos e, aos 29, “Pote “assistiu Viktor Gyökeres para o 2-0.

Além dos dois tentos, outras duas bolas embateram na trave da baliza de Ricardo Velho. Mohamed Belloumi, que tinha feito o primeiro remate dos algarvios aos 28 minutos, assinou um golaço quatro volvidos e deixou o marcador ao rubro…

Ao descanso, Bragança era o elemento em destaque fruto de um remate, que redundou num grande golo, 34 acções com a bola, cinco duelos vencidos, um perdido e quatro acções defensivas. Por tudo isto, tinha um era o MVP com um GoalPoint Rating de 6.9.

Os últimos 15 minutos fizeram bem à equipa de José Mota, que não perdeu o embalo no regresso dos balneários e foi com tudo em busca do empate. Zé Luís lançou uma “granada” que deixou a baliza leonina a tremer e, no lance seguinte, na sequência de um canto, Elves Baldé centrou para o cabeceamento mortífero de Zé Luís que gelou Alvalade.

Mas foi imediata a reacção “verde-e-branca”. Esgaio deu largura no corredor direito, cruzou no momento certo para Pedro Gonçalves decretar o 3-2.

A partir daí, Rúben Amorim foi gerindo com pinças várias unidades, o Farense tentou agigantar-se no ataque e os de Alvalade tentavam dar a estocada final do “placard”, mas as defensivas superiorizaram-se aos ataques e o encontro terminou com os três pontos a entrarem na conta do Sporting.

Nas últimas dez jornadas da prova, a formação sportinguista somou nove triunfos e um empate. Sendo que, até ao momento, a turma leonina venceu todas as partidas que realizou no seu reduto no campeonato e atingiu a fasquia dos 66 golos marcados. Por sua vez, o Farense contabilizou o sexto encontro sem vencer, tem três derrotas consecutivas e apenas uma vitória nos últimos oito duelos em que entrou em acção. 

[ Sporting sempre muito subido no terreno ]

GoalPoint-2024-03-03-Sporting-Farense-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Daniel Bragança 👑

Justificou a titularidade com uma bela exibição. Intenso sem a bola, eficaz com o esférico nos pés, pautou os ritmos e emergiu em cena com dois remates, um grande golo, apenas quatro passes falhados em 46 tentados (eficácia de 91%), chegou às 63 acções com a bola, venceu nove duelos, perdeu apenas um, recuperou a posse em três ocasiões, perdeu-a em cinco, carimbou sete acções defensivas e sofreu três faltas. O médio leonino foi a figura do encontro com um GoalPoint Rating de 7.7.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Ricardo Esgaio 7.4

Bom jogo do “mal-amado”. O ala-direito esteve em destaque com uma assistência para o golo decisivo, quatro passes para remate (máximo do jogo), sete passes progressivos, três super progressivos (outro máximo), cinco acções com a bola na área adversária, três recuperações de posse, cinco perdas e seis acções defensivas.

Viktor Gyökeres 7.1

O suspeito do costume voltou a fazer a diferença com um remate, um golo – são 18 na prova e 32 em todas as competições, em 35 encontros -, dois passes para remate, 19 passes progressivos recebidos (marca que ninguém bateu no duelo), seis acções com a bola na área adversária, venceu cinco duelos, perdeu oito, tendo ainda perdido a bola em 19 ocasiões e sofrido dois desarmes.

Pedro Gonçalves 6.8

Mais uma bela “performance” do português, que se destacou com quatro remates, um golo, uma assistência – a décima na competição -, quatro acções com a bola na área do Farense, três recuperações de posse, 15 perdas, uma das quais esteve na génese do 2-1 -, dois passes de risco falhados e desperdiçou uma ocasião flagrante.

Marcus Edwards 6.6

Tentou dinamizar o ataque com dois remates, uma ocasião flagrante criada, dois passes de ruptura, dois passes super progressivos, dez passes progressivos recebidos, seis acções com a bola na área adversária, quatro conduções progressivas e 16 perdas de bola.

Franco Israel 6.2

O novo titular na baliza sofreu dois golos, realizou quatro defesas e falhou um passe em 18 tentados (eficácia de 94%).

Nuno Santos 5.9

Muito ofensivo, realizou três remates, cinco cruzamentos (apenas um eficaz), nove passes progressivos recebidos, seis acções com a bola na área contrária, seis recuperações de bola e 13 perdas.

Morten Hjulmand 5.9

Bem no capítulo do passe – cinco falhados em 56 feitos (eficácia de 91%) -, levou a melhor em quatro duelos, perdeu dois, registou três recuperações de posse e cinco perdas.

St. Juste 5.6

Titular pela primeira vez no campeonato, sai de cena com um remate, travado pelos ferros, três passes desperdiçados em 72 feitos – eficácia de 96% -, sete passes progressivos, 83 acções com a bola, sete recuperações de posse e cinco perdas.

Diomande 5.4

Enfrentou inúmeras dificuldades para travar Zé Luís. Foram estes alguns dos números que amealhou: oito passes progressivos, 105 acções com a bola (máximo), cinco duelos perdidos, seis recuperações de posse e cinco perdas.

Destaques do Farense

Mohamed Belloumi 6.6

Esteve envolvido nos principais lances de perigo do Farense, com dois remates, um golaço, três passes progressivos, três conduções progressivas, 11 perdas de bola e quatro acções defensivas.

Elves Baldé 5.5

Foi substituído aos 53 minutos, período em que estava a surgir na partida. Realce para a assistência que gizou, para os três duelos que venceu, os dois que perdeu, uma recuperação de bola e três perdas acumuladas.

Fabrício Isidoro 4.3

Tem sido uma das âncoras dos algarvios, mas desta feita não esteve num bom nível, obtendo o pior rating do jogo. Acumulou seis passes falhados em nove tentados, cinco duelos ganhos, quatro perdidos, uma recuperação de bola, cinco perdas e duas faltas sofridas.

Leonel Gomes
Leonel Gomes
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.